fbpx

5 problemas de segurança observados no trabalho remoto

5 problemas de segurança observados no trabalho remoto

Antes do COVID-19, o trabalho remoto era um paradigma, agora faz parte da rotina de muitas empresas que tiveram que repensar seu modelo de negócio e trabalho, o híbrido passou a ser uma solução.

Segundo o site de notícias, CISO Advisor, durante o começo da pandemia, 49% dos colaboradores gostariam de adotar o home office em definitivo, em contrapartida, o número de ataques à empresas aumentou 148% e novos problemas foram notados. Listamos abaixo alguns dos problemas mais comuns e como é possível enfrentá-los.

Trabalho remoto com acesso inseguro

O acesso inseguro se dá quando os colaboradores acessam a rede empresarial de casa ou lugares públicos. Dessa forma, os riscos de acesso não autorizado às informações são elevados, então se faz necessário melhorar a qualidade e segurança da conexão através de sistemas, políticas e controles, tais como:

  • Controle de permissão de acesso aos dados;
  • Não utilizar sistemas descontinuados e sem suporte;
  • Conexão remota somente por VPN com criptografia forte;
  • Sistema Firewall;
  • Detecção proativa de intrusão na rede empresarial (IDS);
  • Filtragem de conteúdo acessado e controle de tráfego;
  • Solução robusta de autenticação com senhas fortes e complexas , preferencialmente de dois fatores com:
    • Senha + SMS;
    • Senha + biometria;
    • Senha + ligação telefônica.  

Excesso de facilidade no acesso à dados

Este é um grande desafio para as empresas, a segurança e proteção dos dados conflitam com a facilidade de acesso que os usuários precisam para ter produtividade. Mas como garantir a segurança quando um colaborador faz o acesso de fora da empresa e mesmo assim manter a disponibilidade dos dados? 

Sistemas em nuvem e tecnologias de colaboração são sinônimos de trabalho a distância ou trabalho remoto, as informações precisam estar acessíveis de qualquer local, seja em casa, no coworking ou cafés. Equipamentos, sistemas e configurações adequadas podem trazer equilíbrio e proteção adequada nestes cenários.

Perda de dados

Mesmo com todas as ações para aumentar a segurança dos dados empresariais, precisamos prever que o pior pode acontecer. Hackers e crackers estão sempre buscando brechas para acessar e roubar informações.

No cenário do acesso remoto durante o trabalho remoto, ter uma rotina de backup em nuvem é primordial para garantir a disponibilidade dos dados do seu negócio. Recomenda-se que a estrutura desse backup de dados tenho no mínimo as seguintes características:

  • Tarefas automáticas sem intervenção humana;
  • Acúmulo de cópias de vários dias (retenção);
  • Criptografia dos dados (segurança).

Redução da colaboração

Se trabalho presencial já é um grande desafio manter a comunicação entre as equipes, durante o trabalho remoto isso pode piorar, minando a operação da sua empresa como um todo. Mas como resolver esse problema?

Desfrute da oferta de ferramentas disponíveis para comunicação e gestão de projetos, faça reuniões com vídeo chamadas, mantenha a equipe unida e engajada com o seu negócio. Busque acompanhar as rotinas dos colaboradores, propor desafios e tarefas, sempre visando driblar as distrações que o trabalho a distância pode trazer, pois isso irá impactar diretamente no seu negócio. 

Treinamento de usuários

Colaboradores precisam estar cientes que o trabalho remoto tem riscos, devem ser orientados para as normas de segurança da organização para evitar falhas e brechas para ataques digitais. Colaboradores precisam ser treinados para:

  • Não abrir e-mails suspeitos;
  • Não permitir que terceiros acessem arquivos confidenciais;
  • Não emprestar os equipamentos de trabalho;
  • Não armazenar arquivos sensíveis em locais inadequados;
  • Não utilizar equipamentos desconhecidos para acesso a rede empresarial;
  • Não acessar páginas da web inseguras;

Com a publicação da Lei Geral de Proteção dos Dados nº 13.709/18 (LGPD), havendo vazamento de informações a empresa pode sofrer multas e é importante manter os colaboradores informados sobre os riscos de manusear informações confidenciais em locais públicos e ou próximos de terceiros.

Trabalho remoto com segurança

O trabalho remoto ou híbrido (presencial e remoto) já é realidade em muitos negócios e veio para ficar, mas para que esse novo modelo funcione de maneira segura para ambas as partes, são necessárias políticas de segurança cibernéticas redobradas, para que se tenha otimização e agilidade no dia a dia, mas sem perder os fundamentos de proteção de dados básica.

A nossa equipe é especialista em traçar o melhor plano para a segurança cibernética do seu negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas e agende um diagnóstico.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.