fbpx

O que é TI estratégica e como ela se aplica ao seu negócio

O que é TI estratégica e como ela se aplica ao seu negócio

A TI estratégica não serve apenas para solucionar problemas técnicos, suporte e atendimento a cada usuário da empresa, essas tarefas fazem parte da rotina da equipe de TI, mas a sua rotina não se resume a apenas isso. Para se ter uma atuação estratégica na TI da sua empresa, é necessário que essa equipe esteja em sincronia com todos os demais setores de trabalho.

O que é TI Estratégica?

Antigamente, a equipe de TI reagia a problemas e os solucionava. Com o avanço da tecnologia isso já não é tão bom, por isso a TI estratégica tem como foco o monitoramento e a antecipação de problemas, tendo mais autonomia para tomada de decisões.

A proposta de uma equipe de TI estratégica é ser muito mais analítica e trazer as melhores soluções para o negócio, acompanhando o avanço da tecnologia  e fornecendo mais potencial e produtividade a empresa ao manter sua estrutura sempre atualizada.

Um bom exemplo da atuação da TI Estratégica é a computação em nuvem, que além de reduzir custos e garantir mais segurança aos dados da sua empresa, facilita o dia a dia do usuário final e fornece dados para monitoramento e prevenção de falhas e erros.

Isso só nos mostra o quanto a TI estratégico está cada vez mais ao alcance das pequenas e médias empresas, independente de seus setores.

A importância da TI Estratégica para o seu negócio?

O mundo se comunica via internet, o dia a dia da sua empresa passa em algum momento por ela e tudo o que é relacionado a internet deve contar com o olhar técnico da equipe de TI, visando segurança, otimização e produtividade. Mas os benefícios da TI estratégica não param por aí.

Reduz custos e melhora produtividade e lucratividade

A equipe de TI estratégica é responsável pela otimização das estrutura tecnológicas da sua empresa, dessa maneira seu foco acaba refletindo na redução de custos (não apenas com a tecnologia, mas em todos os âmbitos da operação). 

Além disso, por meio das atualizações, automatizações, monitoramento e prevenção de possíveis falhas como falta de espaço, queda de sistemas, etc, a TI estratégica proporciona um ganho de produtividade, tornando os processos mais inteligentes e ágeis. Com isso, há um ganho na lucratividade, pois o esforço de fazer mais com menos é amparado por ferramentas e métodos de última geração.

TI estratégica no planejamento estratégico do seu negócio

Além da atuação diária do monitoramento dos ambientes da empresa, recomenda-se que a equipe de TI atue no planejamento estratégico da empresa, podendo fornecer dados para análise de cada setor da empresa, definindo os níveis de produtividade e agilidade de cada área, refletindo na decisão de metas e objetivos do seu negócio.

Relatórios e análises de monitoramento

Com os dados dos relatórios de TI é possível identificar gargalos na produtividade do seu negócio e fazer otimizações constantes nas operações do seu negócio. Esses relatórios refletem diretamente nas tomadas de decisões dos gestores, tornando as mais inteligentes e efetivas.

Visa parcerias que vão beneficiar o negócio

A equipe de TI interna não precisa ser responsável por toda a manutenção da estrutura do seu negócio, muito pelo contrário, o ideal é contar com parceiros que vão beneficiar os retornos do seu negócio. Uma empresa de TI terceirizada pode potencializar os ganhos e agregar trazendo novas soluções para a sua estrutura empresarial.

Sua empresa já conta com TI estratégica? Nos chame no WhatsApp, nós podemos auxiliar o seu negócio a alcançar mais resultados!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.