Saiba O Que É Backup 3 2 1 E Como Funciona

backup-3-2-1

Você sabe o que é regra de Backup 3 2 1? Saiba que conhecer essa regra é essencial para entender como planejar o backup de dados da sua empresa e se esse processo é, de fato, realizado de forma correta. 

O backup 3-2-1 é uma estratégia que assegura a proteção de dados ao utilizar três cópias das informações, diminuindo as chances de perda das informações. 

Para te ajudar a compreender melhor esse processo, elaboramos um guia prático de como funciona o backup 3 2 1. Confira o que é backup 321 e como esse processo é realizado!

O Que É 3-2-1 Backup?

O backup 3-2-1  como explicamos no início deste artigo, é um processo que visa a proteção de dados de uma empresa ao utilizar três cópias de segurança. 

O objetivo dessa ação é garantir maior segurança às informações, além de reduzir as chances da perda total de dados. 

Sendo assim, a regra 3-2-1 determina a existência de três cópias de seus dados, armazenados em dois tipos diferentes de mídia e um backup offsite (fora da sua empresa).

Vale lembrar que esse processo pode ser executado de diferentes formas, porém, o método mais usado no mercado é a realização de cópias de segurança de dados críticos por meio de software de backup em outro servidor. 

Com isso, o sistema salva as cópias em outro dispositivo de armazenamento local e replica as mesmas informações para a nuvem. 

Qual A Importância Do Backup 3-2-1 Backup?

Fazer 3-2-1 backup é imprescindível, hoje em dia, principalmente por conta da quantidade de informações digitais que uma organização movimenta todos os dias. 

Dessa forma, a necessidade de proteção de dados é ainda mais importante, já que esse processo diminui as chances de perdas de informações, que podem comprometer toda a operação de uma empresa. 

Sem contar que ter diferentes cópias de dados da sua empresa permite que você tenha sempre um backup disponível, em caso de dano, falha de mídia ou perda de informações, além de proteger os arquivos da sua empresa contra desastres, como um incêndio, por exemplo. 

Como Funciona A Regra De 3-2-1 Backup?

A regra de backup 3-2-1 tem como preceito tornar o backup dos seus dados mais seguro, pois podem acontecer falhas que impactarão o seu negócio. 

Segundo o fotógrafo que difundiu a regra 3-2-1, Peter Krogh, existem dois grupos de pessoas: aqueles que já tiveram uma falha de armazenamento e os que ainda vão ter uma no futuro. 

Basicamente a regra 3-2-1 backup prevê que a sua empresa tenha:

  • Pelo menos três cópias dos seus dados;
  • Armazenamento das cópias em duas mídias diferentes;
  • Manutenção de uma cópia de backup longe da estrutura física da sua empresa.

Regra De Backup 3-2-1 – Tenha 3 Cópias

Ao determinar que se tenha três cópias dos dados de backup, esse número refere-se aos dados originais + 2 cópias em locais diferentes. Dessa maneira, você corre menos riscos de ficar sem os dados armazenados. Mas por quê ter mais de uma cópia? 

Imagine que você mantenha seus dados originais no equipamento A, e seu backup no equipamento B. 

Ambos os dispositivos têm as mesmas características, mas não estão interligados, não podendo gerar uma falha comum. 

Por exemplo: se o equipamento A tem uma probabilidade de falha que é de 1/100, o que também podemos considerar para o equipamento B, já que são semelhantes, então a probabilidade de falha em ambos os dispositivos ao mesmo tempo é:

1/100 X 1/100 = 1 em 10.000

Isto quer dizer que se você tem seus dados primários (no equipamento A) e dois backups dele (nos equipamentos #B e #C) e todos os equipamentos têm as mesmas características e nenhuma causa de falha comum, a probabilidade de falha nos três dispositivos ao mesmo tempo será:

1/100 x 1/100 x 1/100 = 1 em 1.000.000

Por isso, ter mais cópias dos seus dados quer dizer que você tem um risco menor de perder seus dados em um desastre. 

Em resumo, se seus dados são importantes para a sua empresa, tenha certeza de fazer, pelo menos, duas cópias.

infografico-backup-3-2-1

Armazene As Cópias Em Dois Locais Diferentes

Não faria sentido fazer 3 cópias de dados em um mesmo local, por isso, a segunda etapa da regra é fundamental para que toda a sua estrutura de dados esteja segura.

Ao armazenar as cópias de backup em um mesmo local, a etapa 1 (ter 3 cópias dos dados) se invalida automaticamente, já que os riscos voltam a ser 1 em 100 visto a chance de falhas em comum.

Por isso, opte sempre pelo maior número de cópias em vários locais diferentes, assim a segurança do backup da sua empresa estará garantida.

Mantenha Uma Cópia De Backup Longe Da Estrutura Física Da Sua Empresa

Ter uma cópia de backup fora da estrutura física da sua empresa também é importante. Não é uma boa ideia manter o armazenamento do seu backup na mesma sala ou local da sua empresa. 

Se acontecer algo com a sua estrutura física, como um incêndio ou roubo de equipamento, você perde todos os seus dados.

Com isso, a solução de backup em nuvem torna-se cada vez mais comum (e mais seguro), principalmente para empresas de pequeno, médio e grande porte, o que acaba sanando boa parte das preocupações em relação à estrutura física.  

A computação em nuvem se expande, garantindo a integridade de toda a estrutura da empresa, desde sistemas e softwares até a proteção de dados do backup em nuvem.

Quais As Deficiências Do Backup 3-2-1?

O 3-2-1 backup é um mecanismo muito seguro e eficaz; no entanto, é possível que em sistemas de armazenamento mais modernos, alguns ajustes podem ser necessários em determinada estrutura de proteção de dados

Além disso, em muitos casos, as empresas podem não conseguir manter um controle efetivo no controle das cópias de segurança, como pede a regra 3-2-1, já que essa condição pode exigir um gerenciamento extra para garantir a estratégia funcionando. 

Qual A Relação Entre Backup 3-2-1 E A Nuvem?

Backup em nuvem e a regra 3-2-1 podem andar lado a lado no sentido de garantir uma proteção eficiente aos dados de uma empresa, em casos de falhas em máquinas ou mesmo desastres, como uma inundação, por exemplo.  

Quais As Boas Práticas Para A Implantação Do 3-2-1 Backup?

Ao optar pela implantação do 3-2-1 backup, é importante que a equipe de TI faça um gerenciamento efetivo das redes. 

Dessa forma, uma das boas práticas é, justamente, a atualização das políticas de backup e disaster recovery. Além disso, é importante que a sua empresa realize testes de restauração de maneira regular no sistema local e também na nuvem. 

É importante também que os relatórios de monitoramento sejam lidos com frequência pelo administrador do backup, além da realização de auditorias dos processos. 

Outra estratégia eficaz ao implantar a regra 3-2-1 backup é contar com outras estratégias, como o backup multicloud, onde as cópias de segurança são inseridas em mais de uma nuvem, preferencialmente em provedores de nuvem diferentes e com armazenamento em países e continentes diferentes. 

Como É Feito O Gerenciamento De 3-2-1 Backup?

Um gerenciamento efetivo do 3-2-1 backup considera uma série de processos como, por exemplo, a atualização constante das três cópias de segurança, ou seja, é necessária uma rotina de backups regulares. 

Outro ponto é investir na mídia mais adequada para armazenar as cópias de segurança. É possível usar a nuvem e um sistema NAS, Storage de rede, até mesmo um disco rígido externo (deve ser armazenado de maneira segura e enviá-la para outro local fora da sede da sua empresa, sem calor e sem vibração).

Conclusão

A verdade é que a  regra 3-2-1 backup é versátil e aplicável em qualquer estrutura, mas para que ela funcione de maneira adequada e segura, a melhor opção é contratar uma equipe especializada em T.I. para administrar e gerir a estrutura. 

Conheça a  HLTI, uma empresa de tecnologia, que oferece soluções personalizadas para o perfil do seu negócio. 

Com os nossos serviços, você tem análise e diagnóstico, execução de forma ágil e segura, manutenção, suporte e sustentação do ambiente de TI da sua empresa. A TI da sua empresa nas mãos de quem entende. Acesse o nosso site!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.