fbpx

Armazenamento na nuvem ou backup – De qual deles sua empresa precisa?

Armazenamento na nuvem ou backup

Armazenamento na nuvem e backup são assuntos que geram muitas dúvidas, por isso, preparamos esse artigo explicativo, que vai ajudar a entender o que sua empresa precisa.

Diariamente a sua empresa lida com dados operacionais importantíssimos, que necessitam de segurança, afinal a perda desses dados pode acarretar em perdas financeiras, processos judiciais, entre outras consequências. O armazenamento na nuvem e o backup desses dados são a solução mais eficaz para garantir a proteção desses dados. Mas qual a diferença entre ambos?

Armazenamento na nuvem X Backup

Armazenamento na Nuvem

O armazenamento na nuvem, como o próprio nome já diz, é um serviço usado para guardar arquivos, que visa proteger seus dados de problemas com o armazenamento físico do desktop (computador ou notebook) ou servidor, como sequestro, formatações, panes, queima de HDs, exclusões e quebra, entre outros.

Esse serviço permite que os arquivos sejam armazenados na nuvem e que possam ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet. Como armazenamento na nuvem, você economiza estrutura física para armazenamento de dados no seu local, como servidores e HD externos.

Porém, o armazenamento na nuvem não garante a cópia desses arquivos, ele apenas facilita a acessibilidade dos dados da sua empresa. Mesmo tendo um controle básico de segurança, ao solicitar login e senha para acesso dos dados, o armazenamento na nuvem não garante a segurança desses dados. 

Além disso, o armazenamento na nuvem pode ser utilizado no modelo de arquivo para documentos e dados que não precisam ser utilizados com frequência, como notas fiscais, holerites, etc. Nessa modalidade de armazenamento, o acesso aos arquivos pode demorar um pouco mais, não sendo instantâneo.

Backup

Já o Backup, garante a proteção dos dados ao trabalhar com cópias de segurança, criptografia, retenção, data center certificado e outras medidas de segurança, mantendo os dados seguros mesmo se houver algum problema com o HD ou exclusão de arquivos. Muito comum no ambiente corporativo, esse tipo de serviço mantém dados de negócios mais seguros do que em servidores físicos na própria empresa, normalmente, utilizando-se da Regra de Backup 3-2-1 (Saiba mais sobre o assunto clicando aqui). Mesmo com o armazenamento físico, em HD ou servidor, é necessário fazer backup dos dados fora da empresa.

A melhor solução é migrar a estrutura da sua empresa para nuvem, desde o armazenamento dos dados até o backup e sistemas. Confira abaixo, 3 motivos para você migrar a sua empresa para a Nuvem.

3 motivos para você migrar a sua empresa para a Nuvem

Armazenamento na nuvem é mais seguro

Ao optar por fornecedores de nuvem pública como Amazon, Microsoft, Huaweii e Google, você conta com a estrutura dessa empresas que investem milhões em segurança e aprimoramento do serviço, fornecendo uma estrutura de alto desempenho.

Disponibilidade e eficiência

Ao migrar para nuvem e contar com a estrutura de empresas como Amazon, Microsoft, Huawei e Google, você conta com alta disponibilidade dos serviços, sem se preocupar com falta de espaço e instabilidades recorrentes dos servidores físicos. Além disso, por contarem com um alto valor de investimento, os serviços em nuvem contratados são muito mais eficientes, pois contam com tecnologia avançada, pouco presente nas estruturas físicas de pequenas e médias empresas.

Redução de custo

Ao contratar os serviços de computação em nuvem, você paga apenas pelo que utiliza, dessa maneira, sua empresa não onera o caixa investindo em equipamentos e licenças com previsão para os próximos 5 anos, como é o caso da estrutura física. Ela trabalha com a necessidade real do momento, podendo aumentar ou diminuir de acordo com o crescimento da empresa, mês após mês.

Tem dúvidas sobre a computação em nuvem? Chame um de nossos especialistas agora mesmo e conte com o nosso atendimento personalizado para a necessidade da sua empresa!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.