fbpx

Como funciona a regra de backup 3-2-1

Como funciona a regra de backup 3-2-1

Entender como funciona o backup de dados da sua empresa é essencial para saber se ele está sendo feito corretamente. Uma forma simples de entender se a estrutura do seu backup está correta é verificando se o mesmo segue a regra de backup 3-2-1. Esta abordagem ajuda a responder duas perguntas importantes: quantos arquivos de backup eu devo ter e onde devo armazená-los?

Como funciona a regra de backup 3-2-1

A regra de backup 3-2-1 tem como preceito tornar o backup dos seus dados mais seguro, pois podem acontecer falhas que impactarão o seu negócio. Segundo o fotógrafo que difundiu a regra 3-2-1, Peter Krogh, existem dois grupos de pessoas: aqueles que já tiveram uma falha de armazenamento e os que ainda vão ter uma no futuro. 

Basicamente a regra de backup 3-2-1 prevê que a sua empresa tenha:

  • Pelo menos três cópias dos seus dados;
  • Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes;
  • Manter uma cópia de backup longe da estrutura física da sua empresa;

Regra de Backup 3-2-1 – Tenha 3 cópias

Ao determinar que se tenha 3 cópias dos dados de backup, esse número refere-se aos dados originais + 2 cópias em locais diferentes. Dessa maneira você tem menos riscos de ficar sem os dados armazenados. Mas por quê ter mais de uma cópia? 

Imagine que você mantenha seus dados originais no equipamento A, e seu backup no equipamento B. Ambos os dispositivos têm as mesmas características, mas não estão interligados, não podendo gerar um falha comum. Por exemplo: se o equipamento A tem uma probabilidade de falha que é de 1/100, o que também podemos considerar para o equipamento B, já que são semelhantes, então a probabilidade de falha em ambos os dispositivos ao mesmo tempo é:

1/100 X 1/100 = 1 em 10.000

Isto quer dizer que se você tem seus dados primários (no equipamento A) e dois backups dele (nos equipamentos #B e #C) e todos os equipamentos têm as mesmas características e nenhuma causa de falha comum, a probabilidade de falha nos três dispositivos ao mesmo tempo será:

1/100 x 1/100 x 1/100 = 1 em 1.000.000

Por isto ter mais cópias dos seus dados quer dizer que você tem um risco menor de perder seus dados em um desastre. Em resumo, se seus dados são importantes para você, tenha certeza de fazer pelo menos duas cópias.

Armazene as cópias em dois locais diferentes

Não faria sentido fazer 3 cópias de dados em 1 mesmo local, por isso a segunda etapa da regra é fundamental para que a estrutura do backup como um todo, esteja segura.

Ao armazenar as cópias de backup em um mesmo local, a etapa 1 (ter 3 cópias dos dados) se invalida automaticamente, já que os riscos voltam a ser 1 em 100 visto a chance de falhas em comum.

Por isso, opte sempre pelo maior número de cópias em vários locais diferentes, assim a segurança do backup da sua empresa estará garantida.

Mantenha uma cópia de backup longe da estrutura física da sua empresa

Ter uma cópia de backup fora da estrutura física da sua empresa também é importante. Não é uma boa ideia manter o equipamento de armazenamento externo na mesma sala ou local da sua empresa. Se acontecer com a sua estrutura física, como um incêndio ou roubo de equipamento, você perde todos os seus dados.

Cada vez mais comum (e mais seguro), a solução de backup em nuvem, principalmente para empresas de pequeno ou médio porte, acaba sanando boa parte das preocupações em relação à estrutura física.  A computação em nuvem se expande, garantindo a integridade de toda a estrutura da empresa, desde sistemas e softwares, até a proteção de dados em backup em nuvem. Saiba mais!

Como funciona a regra de backup 3-2-1
Resumo de como funciona a regra de backup 3-2-1

A regra de backup 3-2-1 é versátil e funciona em qualquer estrutura, mas a melhor opção é contratar uma equipe especializada em T.I. para administrar e gerir a estrutura. Precisando de ajuda, conte conosco!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.