fbpx

Estrutura Empresarial – O que podemos migrar para a nuvem?

Estrutura Empresarial - O que podemos migrar para a nuvem?

Migrar sua empresa para a nuvem pode trazer muitos benefícios, desde a redução em até 30% dos investimentos, além de maior segurança cibernética para os processos empresariais. Mas o que podemos migrar para a nuvem de fato? Nesse post vamos te explicar tudo o que pode ser levado para nuvem e qual o benefício de cada etapa para o seu negócio.

O que podemos migrar para a nuvem da infraestrutura do seu negócio

O que podemos migrar para a nuvem da infraestrutura do seu negócio

Computação – Sistemas, softwares e muito mais

Ao optar por migrar para a nuvem, toda a parte de infraestrutura, aplicações e plataformas computacionais podem ser migradas. Servidores, sistemas e softwares utilizados no dia a dia organizacional podem ser facilmente migrados, mesmo que sejam antigos. Saiba mais sobre isso em nosso artigo: É possível migrar um sistema legado para nuvem?

Dessa maneira, a estrutura computacional ganha mais flexibilidade, segurança e agilidade na resposta às necessidades de mudanças no negócio, agregando mais produtividade a sua equipe e aumentando sua capacidade de entrega como veremos mais para frente.

Armazenamento de arquivos – Disco na nuvem

O armazenamento em nuvem é um dos serviços mais comuns da nuvem, provavelmente todos nós usamos na nossa vida pessoal, guardamos fotos, documentos, vídeos e outros.

Ao armazenar os dados da sua empresa na nuvem, se pode trabalhar em grupo de forma colaborativa. Várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo, nos mesmos arquivos. Por exemplo: Um empresário que está viajando a negócios consegue acessar os arquivos no mesmo momento que um funcionário está editando um arquivo.

A nuvem também é o espaço ideal para converter e armazenar arquivos por um prazo maior. Imagens, fotos e documentos de um arquivo, por exemplo, podem ser copiados e enviados para a nuvem a fim de preservar a história da empresa.

Backup

Hoje o backup de arquivos é quase obrigatório ter uma cópia dos dados na nuvem. Caso a sua empresa sofra algum problema sinistro de incêndio, sequestro de dados ou enchente haverá uma versão dos arquivos em meio digital e fora da empresa. Fazer o backup para a Nuvem é uma boa prática de segurança e proteção de dados.

Saiba mais sobre como funciona o backup clicando aqui!

ERP – Sistemas de gestão

A maioria das empresas consolidadas utilizam algum sistema para o faturamento, controles de processos, estoques, enfim! Cada empresa tem as suas necessidades e um sistema para ajudar nos controles.

Os ERPs estão cada vez mais sendo usados na nuvem, pela flexibilidade, economia e fácil acesso de qualquer lugar com acesso à internet, seja por um dispositivo móvel ou um desktop. Isso aumenta a produtividade da equipe e dá mais agilidade à resolução de problemas ou pedidos de clientes.

Telefonia na nuvem

Você quer reduzir os custos de ligações telefônicas e a infraestrutura de sua empresa? A nuvem também permite a instalação de sistemas de telefonia.

Isso possibilita que você acesse o ramal de modo online, em qualquer lugar. Ou seja, você pode ter uma empresa no Brasil e no exterior e centralizar o seu sistema de telefonia na nuvem, tornando o custo muito mais barato.

No Home Office, isso se torna imprescindível, pois o funcionário passa a ter um ramal da empresa dentro da sua casa.

E-mail empresarial

Muitas ferramentas de e-mail empresarial já estão vinculadas à nuvem, contudo, há alguns fornecedores que ainda não caminharam nessa direção. Essa é a melhor maneira de dar agilidade ao funcionamento da plataforma e proteger as informações trocadas com os clientes e fornecedores.

Benefícios diários de migrar para a nuvem

Migrar a sua empresa para a nuvem proporciona diversos benefícios para a sua empresa, principalmente quando falamos no dia a dia da empresa. Confira abaixo alguns deles.

Monitoramento e gestão de capacidade

Com a estrutura da empresa na nuvem fica mais fácil fazer o monitoramento dos recursos, arquivos e sistemas, aumentando as chances de se prever e solucionar problemas antes mesmo que aconteçam. Um exemplo do bom isso do monitoramento é a gestão do espaço em disco dos servidores, quando tratamos com servidores físicos e precisamos prever o uso do espaço para pelo menos 5 anos e quando esse espaço acaba, gera um transtorno grande para a empresa, já na opção em nuvem, a equipe de TI faz esse monitoramento diariamente e com um clique pode fazer a ampliação do espaço sem parar as operações da empresa.

Financeiro

Seguindo na linha do exemplo dos servidores, outro benefício de migrar a empresa para a nuvem, são as reduções de custos com estrutura física, licenças de softwares, upgrades das máquinas, além de custos invisíveis como energia elétrica, manutenção de ar condicionado, etc. Com os servidores na nuvem você paga apenas pelo que utiliza, diluindo o custo mensalmente, e contando com infraestrutura e serviços de empresas como Amazon, Google, Huawei e Microsoft, populares pelos serviços em nuvem.

Colaboração e Comunicação

Com a estrutura da empresa na nuvem a colaboração e comunicação da equipe é facilitada, pois, a nuvem possibilita o acesso de qualquer dispositivo em qualquer lugar com internet. Isso reflete diretamente na produtividade e agilidade do seu negócio.

Gostou? Tem dúvidas sobre a migração para a nuvem? Fale com um de nossos especialistas, nós podemos te ajudar!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.