Entenda O Que É Gestão De TI E Melhores Práticas

gestao-ti

A sua empresa conta com uma gestão de TI (Tecnologia da Informação) eficiente? Saiba que esse gerenciamento é extremamente importante para fazer todo o direcionamento e organização das tecnologias e processos usados em uma estrutura de TI. 

No contexto de segurança, esse cuidado permite a proteção de dados e a segurança das informações da sua empresa, evitando ataques cibernéticos, outros incidentes e controlando também todas as rotinas que envolvem a tecnologia de informação.

Continue lendo este artigo e confira quais são as melhores práticas para implementar uma gestão em TI eficiente na sua empresa!

O Que É Gestão De TI?

A gestão de TI é o gerenciamento das atividades, ações, tecnologias e projetos que envolvem a tecnologia da informação de uma empresa. 

A proposta desse tipo de gestão é otimizar a utilização de recursos e funcionalidade de computadores, servidores, dispositivos variados e sistemas usados por uma organização. 

Além disso, cabe a gestão de TI fazer uma análise contínua de vulnerabilidades na infraestrutura de TI para combatê-las com eficácia, armazenar os dados de uma empresa, fazer o controle de acesso aos sistemas, assim como implementar e acompanhar uma rotina de backups de arquivos.

Essa área é composta por diferentes profissionais, como técnicos de suporte, desenvolvedores, programadores, etc. 

Qual A Importância Da Gestão de TI?

A gestão de TI é um procedimento essencial para as empresas no sentido de garantir que todos os processos e diretrizes essenciais para a tecnologia da informação de uma organização sejam implementados, executados e acompanhados de maneira correta e adequada.

O objetivo é garantir também que os dados sensíveis de uma empresa possam ser coletados, tratados, utilizados e armazenados de maneira correta, garantindo a proteção das informações e também o atendimento às regras da LGPD. 

Como A Gestão De TI Pode Impactar A Eficiência E Eficácia Da Empresa?

Implementar uma gestão de TI eficiente na sua empresa pode impactar diretamente os seus processos. 

Isso porque o gerenciamento das informações pode otimizar e melhorar os seus processos, aumentando, assim, a produtividade de todos os seus colaboradores, visto que, hoje em dia, a maioria das atividades utilizam sistemas de informação. 

Além disso, ter uma gestão em TI eficiente também permite que seus colaboradores utilizem os recursos de tecnologia de informação de maneira mais eficiente.

Sendo assim, a finalidade dessa administração na sua empresa é atuar de maneira estratégica e preventiva, evitando a perda de informações importantes, a lentidão de sistemas e também impedindo que os sistemas da sua empresa fiquem vulneráveis a ataques cibernéticos. 

Se você busca sucesso para a sua organização em diferentes aspectos, a gestão de TI é uma estratégia imprescindível. 

Elementos-Chave Da Gestão De TI

Para fazer uma boa gestão de TI, é preciso que a sua companhia utilize elementos-chave para o gerenciamento de toda a estrutura de tecnologia da informação da sua empresa. 

Confira quais os aspectos que você deve levar em consideração ao implementar esse tipo de gestão na sua estrutura de tecnologia da informação. Confira!

Planejamento Estratégico De TI

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, conhecido também como PETI, deve ser feito com o intuito de traçar objetivos para o setor de TI.

A finalidade é assegurar que todas as metas estejam alinhadas com os interesses e estratégias da empresa. Sendo assim, a sua estrutura de TI deve atender aos critérios da organização. 

Gerenciamento De Projetos de TI

Outro elemento-chave para uma boa gestão de TI é promover um gerenciamento de projetos efetivo no setor de tecnologia da informação. 

Esse gerenciamento deve monitorar todos os projetos que envolvem a tecnologia em uma empresa. 

A sua finalidade principal é assegurar que todos os projetos sejam executados de maneira adequada e que sejam concluídos dentro dos objetivos e padrões instituídos pela gestão de TI

Governança de TI

A governança de TI também é um elemento fundamental para uma boa gestão da estrutura de tecnologia da informação de uma empresa. 

Ela atua como uma espécie de mecanismo protetivo para a organização, criando políticas e regras para toda a infraestrutura de TI, além de fiscalizar cada um desses critérios estabelecidos, garantindo, assim, o bom funcionamento do setor. 

Além disso, a governança da tecnologia de informação também estabelece tarefas assertivas para que todos os recursos sejam utilizados de maneira adequada. 

Todos esses cuidados buscam proteger a empresa de riscos iminentes, proporcionando toda a segurança necessária para o bom andamento dos negócios. 

Segurança Da Informação

A gestão de TI também tem como elemento-chave a segurança da informação. Ela funciona como uma espécie de guia com uma série de análises, medidas importantes, como políticas, processos e boas práticas. 

O seu objetivo é potencializar a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados sensíveis não somente de uma organização, mas também de pessoas físicas que mantêm relacionamento com a empresa, seja funcionários, parceiros, fornecedores, etc. 

Sendo assim, a segurança da informação tem o compromisso de proteger dados e assegurar que eles sejam acessados ou alterados apenas por usuários autorizados. 

Nesse sentido, ela envolve pessoas, sistemas, computadores, dispositivos e qualquer outro ativo que armazene informações sensíveis, como documentos e ambientes. 

Como Implementar Uma Gestão De TI Eficaz?

Para implementar uma gestão de TI eficaz, é preciso seguir etapas importantes, que listamos a seguir. Dá uma olhada!

Identificando As Necessidades Da Empresa

O primeiro passo para implementar uma gestão de TI é identificar as necessidades da empresa em termos de infraestrutura, profissionais, processos e políticas.

Verifique, por exemplo, como é o nível de segurança oferecido aos dados da sua empresa, se há ou não rotina de backups de arquivos, como eles são feitos e, se de fato, esse processo é efetivo. 

Analisar, por exemplo, quais os sistemas e softwares usados pela sua companhia e se eles realmente atendem as necessidades de seu negócio. 

Os profissionais contratados atendem aos interesses do negócio? São capacitados para as funções ou é necessário ter profissionais mais experientes? Como são as políticas de proteção de dados e processos que envolvem a tecnologia da informação? 

Tudo isso dará embasamento para traçar os objetivos para o setor de TI.

Definindo Objetivos Claros

E por falar em objetivos, depois do levantamento das necessidades da empresa, é preciso traçar as metas para o setor. 

Por exemplo: você identificou que a sua estrutura de TI precisa ser ampliada para atender as necessidades da empresa ou necessita melhorar os processos de proteção de dados. 

Independentemente dos objetivos, é preciso que eles estejam claros e bem-definidos para que todos possam trabalhar para alcançá-los. 

Definindo Processos E Padrões

A partir das metas traçadas, é preciso definir os processos e padrões que a sua empresa precisa seguir para que os objetivos sejam, de fato, alcançados. 

Se a sua empresa não possui, por exemplo, um padrão de segurança para evitar que os dados sejam vazados ou roubados, saiba que essa é uma medida importantíssima. 

Estabeleça padrões de utilização e acesso aos sistemas da sua empresa, assim, como critérios de coleta, tratamento e compartilhamento de informações. 

Tendências Que O Gestor de TI Precisa Avaliar

Hoje em dia, o avanço tecnológico traz novidades e tendências eficazes para uma gestão de TI eficiente. Sendo assim, é preciso que o gestor fique de olho em tudo que envolve esse segmento.

Confira as tendências que todo o gestor de TI precisa aproveitar:

Computação Em Nuvem

Uma das tecnologias que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado é a computação em nuvem, conhecida também como cloud computing

Essa tecnologia possibilita que organizações dos mais diversos setores possam acessar e usar recursos de TI, como armazenamento de informações, redes e sistemas por meio da internet, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.

Ao invés de sua empresa investir e manter a infraestrutura de TI própria, através da computação em nuvem sua empresa terceiriza e paga somente os recursos de TI que consumir.

Ao investir em computação em nuvem, as empresas podem acessar dados e sistemas de forma facilitada e de qualquer lugar com segurança.

Big Data E Análise De Dados

Outra tendência, o Big Data, é basicamente um grande volume de dados estruturados e não estruturados que são coletados, armazenados e analisados por uma organização.

A quantidade de dados é tão grande que ultrapassa a capacidade dos sistemas de gerenciamento de banco de dados tradicionais de lidar com eles de maneira eficiente e eficaz.

O conceito de Big Data não se refere apenas ao tamanho dos dados, mas também à sua complexidade e à capacidade de extrair informações valiosas a partir deles.

O big data pode fazer a integração de todos os tipos de dados coletados, como registros, documentos, dados financeiros, estratégias de mercado, indicadores de desempenho, canais de comunicação, etc. 

Em resumo, o Big Data oferece uma série de benefícios para as empresas, desde a melhoria na tomada de decisões até a otimização de processos e a identificação de novas oportunidades de negócio.

A capacidade de extrair insights valiosos a partir de grandes volumes de dados pode proporcionar vantagens significativas para as empresas que investem em tecnologias e estratégias de análise de Big Data.

Internet Das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) é um conceito que se refere à conexão de objetos do cotidiano à internet, permitindo que eles se comuniquem entre si e com sistemas centralizados, trocando informações e dados.

Esses objetos, ou “coisas”, podem incluir desde dispositivos eletrônicos comuns, como smartphones e relógios inteligentes, até eletrodomésticos, veículos, máquinas industriais e sistemas de infraestrutura.

A IoT é baseada em sensores e atuadores embutidos nos objetos, que coletam informações do ambiente e realizam ações específicas com base nessas informações. 

Esses dispositivos estão conectados à internet por meio de redes sem fio ou cabeadas, permitindo que transmitam e recebam dados de outros dispositivos e sistemas.

Ao adotar a IoT, as empresas podem experimentar uma série de benefícios que melhoram a eficiência, a produtividade e a inovação, ajudando-as a alcançar um crescimento sustentável e a manter uma vantagem competitiva no mercado.

Inteligência Artificial (IA)

Já a inteligência artificial é uma tecnologia capaz de fazer a simulação da inteligência do ser humano. A partir disso, ela consegue ter autonomia para executar tarefas, resolver problemas lógicos, escrever um artigo e por aí vai.

Alguns exemplos de inteligência artificial que já usamos no nosso dia a dia são a Siri e a Alexa, aplicativos que respondem perguntas e executam ações solicitadas pelo usuário, como colocar, por exemplo, uma playlist para tocar no carro.  

Proteção Contra Ataques Cibernéticos

Hoje em dia, com o avanço dos ataques cibernéticos, há muitos mecanismos de proteção de dados e sistemas das empresas, como backup em nuvem, por exemplo, que armazena informações online por meio de criptografia. 

Ferramentas E Tecnologias Para Gestão De TI

Além das tendências de gestão de TI, há muitas ferramentas no mercado que podem ajudar a sua empresa a estrutura o setor de maneira eficiente, confira:

Softwares De Gerenciamento de Projetos

O software de gerenciamento é uma tecnologia que possibilita que uma empresa gerencie projetos de forma colaborativa. Dessa forma, esse sistema consegue criar e compartilhar projetos com agilidade com times de várias áreas. 

Nesse sentido, todos os colaboradores conseguem visualizar o projeto e realizar alterações em tempo real, facilitando a comunicação entre as equipes, garantindo eficiência em todos os processos. 

Softwares De Monitoramento De Sistemas E Redes

Na gestão de TI, sua empresa também pode utilizar softwares de monitoramento de sistemas e redes, que faz a medição e analisa a disponibilidade e o desempenho de diferentes elementos de uma estrutura de tecnologia da informação e aplicações. 

Com isso, a tecnologia consegue gerar indicadores precisos e estratégicos de melhorias e vulnerabilidades de sistemas e dispositivos. 

A vantagem é que ele permite a extração de dados de uma empresa e agrupá-los de uma maneira que simplifique as ações e apoie as decisões. 

Softwares De Automação De Processos De Negócio

Os softwares de automação de processos de negócios são uma tecnologia que faz a automação de diversas operações de uma empresa.

Normalmente, essa tecnologia possui um funcionamento mais complexo, além de estar conectada com diferentes sistemas de tecnologia da informação empresariais de maneira personalizada para atender as necessidades das organizações.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde compreender a importância de ter uma boa gestão de TI no seu negócio. 

Nesse sentido, ela é fundamental para assegurar que todos os processos e diretrizes da tecnologia da informação de uma organização sejam implementados, executados e acompanhados de maneira correta e adequada.

Então, se você ainda não possui um gerenciamento efetivo na sua estrutura de TI, é bom começar agora. 

Aliás, não deixe de garantir a segurança para os dados da sua empresa, um dos pilares para uma boa gestão de TI.

Uma das formas de garantir ainda mais segurança aos dados da sua empresa é ter uma solução de backup e proteção de dados.

Se a sua empresa ainda não conta com uma solução de backup, considere a contratação agora mesmo para proteger a sua empresa de malware.

Conheça a HLTI, que comercializa um dos melhores produtos do mercado, o Backup PRO

Esse sistema é compatível com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.