fbpx

Como saber se o seu backup é seguro

Como saber se o seu backup é seguro

O backup serve para garantir a segurança dos dados e estrutura da empresa, criando cópias criptografadas desses arquivos, além de outras séries de medidas de segurança. Mas o que garante que o backup é seguro? 

Quando o backup é considerado seguro?

Para entender se o backup da sua empresa é seguro, você precisa ficar atento em alguns detalhes. Veja algumas recomendações básicas, confira abaixo:

Backup removível

Uma das maneiras de garantir a segurança do backup da sua empresa, é conferir se ele possui cópias armazenadas fora da estrutura física da sua empresa, seja ela uma cópia física ou na nuvem, é importante que esteja armazenada fora da empresa para prevenir que seja perdida em alguma situação de sinistro como roubo, incêndio, acidente, etc. Dessa maneira você terá cópias adicionais e poderá restaurar os dados.

Criptografia

Para adicionar mais uma camada de segurança ao seu backup, é essencial que essas cópias sejam feitas usando a criptografia dos dados na origem. Assim, se alguém não autorizado tiver acesso ao seu backup não conseguirá ler ou utilizar os dados. Vale ressaltar que a chave de criptografia deve ser muito bem guardada, pois se for perdida os dados não serão acessíveis.

Restauração Periódica

Para garantir que um backup é seguro, você precisa se certificar que os dados possam ser restaurados a qualquer momento. Afinal, de nada adianta ter um backup dos dados e documentos e na hora restaurá-los não ter os dados que você precisa. Para evitar esse problema, é necessário restaurar o backup periodicamente e testar se os dados estão em condições de uso.

Backup é seguro com a Regra 3-2-1

Aplique a Regra 3-2-1, ela recomenda fazer 3 cópias de dados, em 2 locais diferentes, sendo 1 deles fora da estrutura da empresa, de preferência na nuvem. Saiba mais sobre isso no nosso artigo: Como funciona a regra de backup 3-2-1.

Retenção

Período de retenção é um termo técnico usado nos sistemas profissionais de backup. É o tempo pelo qual os dados devem ficar disponíveis para recuperação. Por exemplo, o período de retenção de 10 dias significa que você terá acesso aos dados de até 10 dias atrás. Investigue, pergunte para o profissional de TI de sua confiança qual o período de retenção do seu backup.

Dropbox e Google Drive

Cuidado, plataformas como Google Drive, Dropbox, Icloud, são serviços de sincronismo e armazenamento de dados e não servem como backup, servem apenas para compartilhamento de arquivos. Saiba mais sobre a diferença entre eles no nosso artigo: Armazenamento na nuvem ou backup – De qual deles sua empresa precisa?

HD externo e Pendrive não são confiáveis

O uso de HD externo e pendrive para armazenar os backups tornaram-se frequentes por tratar-se de uma solução de baixo custo em relação à capacidade de armazenamento fornecida. Porém, não quer dizer que o seu backup é seguro, muito pelo contrário, no ponto de vista da efetividade, são considerados de alto risco para o armazenamento quando a finalidade são cópias de segurança, pois não são resistentes a quedas e campos eletromagnéticos. Além disso, têm um tempo de vida útil curto e não geram confiança na possibilidade de restauração futura dos dados se não forem verificados frequentemente.

Estratégia de Backup

A estratégia DDN (Disco para Disco para Nuvem) tem sido considerada eficaz e de bom custo-benefício. Consiste em fazer o backup dos dados para um disco dentro da empresa e depois um novo backup dos dados para a Nuvem. O Sistema de backup configurado com criptografia AES de 256 bits, retenção de 30 dias, verificação dos dados e envio de e-mail para o gestor informando se o backup foi concluído com sucesso ou não.

Com esta estratégia podemos garantir velocidade de restauração dos dados, mais de uma cópia dos dados, armazenamentos em mais de um local (discos e nuvem), verificação se os dados estão corretos e podem ser restaurados e ainda mantém o gestor informado por e-mail de como está o funcionamento do backup. Outra estratégia, a DDT (Disco para Disco para Fita) também é bastante usada e confiável, fica melhor adicionando a nuvem como mais um ponto de cópia do Backup (DDTN).

Como garantir um backup seguro?

Para garantir que os dados da sua empresa estão protegidos e com todas as medidas de segurança, o ideal é contar com uma equipe de TI especializada, que vai além de garantir que o seu backup é seguro, trabalhar para prevenir possíveis problemas e monitorar a estrutura da sua empresa, garantindo mais agilidade e produtividade.

Quer saber como? Fale com um de nossos especialistas, nós podemos ajudar!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.