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Google Drive é backup? Diferença entre backup e a sincronização

Com a popularização de serviços como Google Drive, Dropbox e ICloud, muitas pessoas e empresas se acostumaram a armazenar uma cópia de segurança de documentos e arquivos nessas plataformas, numa tentativa de ter um backup caso seja necessário. Mas será que isso é o suficiente para manter os dados protegidos?

O backup e a sincronização de documentos são formas de armazenamento em nuvem. Porém, cada serviço é indicado para um propósito específico. Conheça as principais diferenças e saiba qual serviço contratar de acordo com a necessidade da sua empresa.

Sincronização

A sincronização funciona através do compartilhamento de um arquivo (ou vários) em diversos aparelhos, funcionando muito bem para quem trabalha em equipe em algum projeto e precisa acompanhar o andamento. Afinal, com a sincronização as atualizações são em tempo real, caso algum dos usuários altere o documento em questão, os demais usuários terão esse mesmo documento atualizado em instantes, podendo acompanhar isso em tempo real.

Serviços como Google Drive, Onedrive e Dropbox funcionam através da sincronização, porém nenhum desses serviços serve como backup, pois caso um dos usuários apague os arquivos, apagará para todos os demais, não havendo cópia de segurança dentro do sistema, já que o mesmo trabalha compartilhando um mesmo arquivo com diversos usuários e aparelhos.

Esses serviços até possuem uma lixeira, onde é possível recuperar o arquivo apagado, além de alguns deles possuírem o versionamento de arquivo. O versionamento é uma funcionalidade que mantém várias versões de um arquivo para uma posterior restauração. Porém, ambos recursos não são viáveis para recuperar vários arquivos ou diretórios, pois eles não mantêm a exclusão ou o versionamento na estrutura de pastas, tem que ser restaurado arquivo por arquivo de cada diretório. Imagine se você necessita fazer essa restauração de dados  e arquivos de vários anos da sua empresa, seria praticamente inviável, já que o processo é manual.

Backup

Já o backup cria cópias de todos os arquivos alterados ou excluídos na estrutura das pastas, mantendo assim uma retenção conforme o dia de trabalho. Nesse caso, você pode solicitar a cópia de toda uma pasta em determinada hora daquele dia, que ela estará disponível. Diferente dos serviços de sincronização, o backup faz cópias criptografadas dos arquivos, garantindo maior segurança dos dados armazenados. 

O backup em nuvem faz a restauração completa, sem a necessidade de copiar cada arquivo, podendo ser feita a recuperação de dados em grande escala, se for necessário. Não há limite de tamanho para arquivos ou tamanho total dos dados armazenados, podendo haver o banco de dados de toda a vida da empresa.

Existem 3 tipos de backups, o completo, o incremental e o diferencial. Durante a contratação e implementação do backup dos dados da sua empresa, esses 3 tipos atuarão de maneiras distintas durante o processo. Confira as características de cada um.

Completo (Full)

O backup completo, como o próprio nome já diz, é a opção que armazena uma cópia de todos os arquivos, sistemas ou banco de dados. Por se tratar de um armazenamento completo, é o que leva mais tempo para ser construído e também o que mais ocupa espaço, pois ele envia todos os arquivos para nuvem em todas as tarefas de backup executadas. Apesar disso, é o que leva menos tempo para restauração. 

Diferencial

O backup diferencial realiza a cópia apenas das últimas modificações dos arquivos relacionados ao último backup completo, o que faz com que sua velocidade de backup seja maior, além de utilizar menos espaço em disco do que o backup completo. Já o tempo de restauração é maior que o do backup completo e a velocidade da cópia dos dados demora mais do que o incremental.

Incremental

O backup incremental realiza a cópia das últimas alterações relativas ao backup mais recente. É o processo de backup mais rápido, em comparação aos demais. Além disso, requer menos espaço de armazenamento.  No entanto, o tempo de restauração é o mais lento dos três tipos pelo fato de depender de todas as cópias recentes.

Esse processo pode parecer confuso inicialmente, mas ao contar com uma equipe especializada, é possível conciliar a velocidade do backup junto com a otimização de espaço em nuvem, desta forma, diminuindo custos e garantindo  que cada etapa do processo será feita corretamente, assim os dados da sua empresa estarão seguros! 

Backup e sincronização de dados juntos

Por mais que a empresa use plataformas de sincronização como Google Drive, ela deve se preocupar em ter um backup de todos os dados armazenados lá, garantindo assim, a segurança e a cópia de todos os arquivos. Ambos os serviços podem se complementar, desde que haja uma gestão de proteção de dados da empresa. Nós podemos te ajudar nesse processo, chame um de nossos especialistas agora mesmo.

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