Conheça Os Principais Tipos e Estratégias de Backup

tipos de backup

Buscando as melhores formas de fazer cópias de segurança dos arquivos da sua empresa?

Saiba que há muitos tipos de backup que evitam problemas de perda de arquivos, garantindo acesso facilitado às informações importantes para a sua empresa. 

Com um alto volume de dados produzidos hoje em dia pelas organizações, é essencial que esses dados estejam armazenados em um local seguro e que não corram o risco de sofrerem danos ou serem perdidos.

Dependendo do tipo de negócio, a perda de dados pode comprometer as atividades e o futuro de uma empresa.

Para escolher a melhor solução para proteger os dados da sua empresa, o primeiro passo é conhecer os principais tipos de backup para que possa entender a solução mais adequada para o perfil do seu negócio. 

Ainda, informamos neste artigo as estratégias de backup que atendem melhor cada situação.

Sendo assim, listamos  a seguir os mais usados atualmente pelo mercado. Confira!

O Que É Backup?

Backup é basicamente, uma solução para cópia de segurança de arquivos digitais, que podem ser os mais variados, como imagens, documentos, aplicativos, banco de dados, vídeos, etc. 

O objetivo é garantir a proteção de arquivos, mesmo em caso de falhas ou exclusão de dados em um dispositivo, como em um servidor ou computador, por exemplo. 

Ao fazer backup regulares das informações mais relevantes da sua empresa, além de garantir a segurança dos dados, é possível fazer a restauração dos arquivos, evitando qualquer prejuízo com a perda de informações.

Qual A Importância De Fazer Backup Em Uma Empresa?

Independentemente do tipo de backup que você escolher para a sua empresa, saiba que esse procedimento é importante, principalmente, para evitar que informações relevantes para a sua empresa sejam perdidas. 

Hoje em dia, há muitas ameaças presentes na internet, como vírus, sequestro de dados e invasões de hackers que podem comprometer as atividades de uma empresa, gerando, inclusive, prejuízos financeiros. 

Dessa forma, implementar uma rotina de backup na sua empresa, é uma atividade essencial e preventiva, evitando a perda de dados fundamentais para o desenvolvimento de diferentes processos na sua empresa. 

Quais Os Tipos De Backup?

Há muitos tipos de backup no mercado hoje em dia, que atendem as mais diversas necessidades das empresas.

É importante entendermos as vantagens e desvantagens dos tipos para entendermos qual é o mais adequado para o negócio. Confira quais são os principais:

Backup Na Nuvem (Cloud)

O backup em nuvem é, atualmente, o sistema mais usado e confiável nas mais diversas empresas, principalmente, por conta da segurança oferecida e pela sua facilidade de acesso, expansão e economia.

Para você entender, nesse tipo de backup os dados são criptografados ainda na origem e depois transmitidos pela internet até a nuvem em que são armazenados.

Ele faz cópias de segurança de forma contínua e automática. E para utilizá-lo, é preciso contratar uma plataforma com espaço de armazenamento, softwares e profissionais especializados.

No mercado existem empresas que oferecem todo o pacote por uma pequena mensalidade.

Na nuvem, a vantagem é que os espaços disponíveis para o backup são infinitos, atendendo assim, empresas que geram volumes de informações variados. 

Outra vantagem que podemos citar é a elasticidade do armazenamento, o seu espaço na nuvem pode crescer ou diminuir conforme a necessidade da empresa.

Como desvantagem há a necessidade de ter conexão à internet para o backup poder funcionar com sucesso.

Backup Espelhado ou Sincronizado

Entre os diversos tipos de backup, há também o espelhado, que funciona como um espelho da origem do arquivo copiado. 

Dessa forma, sempre que um arquivo é excluído do seu sistema original, ele também é deletado no backup. 

Como vantagem se pode citar a possibilidade de ter todos os dados copiados e rápido acesso dentro da empresa.

Podemos comentar como desvantagem é a vulnerabilidade em caso de ataque Hacker, sequestro de dados ou algum sinistro no ambiente da empresa, tais como inundação, incêndio e roubo de equipamentos. 

Backup Local

Já o backup local é aquele tipo de backup realizado e armazenado em um dispositivo físico, por exemplo: Storage, Filesystem, NAS, pen drive, HD externo ou Fita LTO.

Se chama local porque o local de armazenamento dos dados do backup é dentro ou próximo da empresa, geralmente está conectado pela rede de dados por cabo ou fibra óptica.

Assim como no tipo de backup espelhado, no backup local temos como desvantagem a vulnerabilidade em caso de ataque hacker, sequestro de dados ou algum sinistro no ambiente da empresa, tais como inundação, incêndio e roubo de equipamentos. 

Esta desvantagem se dá porque se o local de armazenamento está conectado pela rede da empresa, então se houver um ataque hacker os dados do backup podem ser acessados e excluídos pelo hacker.

A exclusão dos backups, sem dúvida, pode prejudicar as atividades da empresa, pois perde dados relevantes para as suas operações.

Imagine o seu departamento financeiro não saber mais quais os clientes que estão com faturas em aberto. Certamente geraria insegurança e poderia comprometer os fluxos de pagamento da empresa.

Como vantagem, estando o local de armazenamento conectado com a rede de dados da empresa, o acesso será rápido e fácil, útil principalmente se for necessário restaurar os dados com velocidade. 

Locais Para Armazenar Seu Backup 

Conhecendo os principais tipos de backup, listamos os principais dispositivos de armazenamento mais usados pelas organizações para armazenar o backup localmente, dentro da sua empresa: 

Confira quais são eles:

Fita

Um tipo de local de armazenamento são as fitas de backup, conhecidas também como  cartucho, uma mídia magnética que guarda as informações por longo prazo. 

Esse sistema é bem parecido com as antigas fitas cassetes, já que contam com mola, rolo, fita e invólucro.

Storage RAID

RAID é uma sigla em inglês, que significa Redundant Array of Inexpensive Disks (Matriz Redundante de Discos Independentes).

Esse sistema possui diversos discos rígidos em uma única unidade, ou seja, são vários HD’s em um único sistema.  

Pendrives

Os pendrives são velhos conhecidos das empresas. Mesmo caindo em desuso nos últimos anos, ele ainda é utilizado por companhias e pessoas físicas na hora de armazenar informações. 

Esses dispositivos são pequenos e possuem uma entrada USB, para facilitar o acesso ao seu sistema. A vantagem é que o pendrive possibilita edição, exclusão e a adição de novos arquivos, conectando-se com vários dispositivos.

Porém, esses sistemas têm uma capacidade limitada de armazenamento, que pode não ser uma boa opção para empresas que produzem um alto volume de informações. 

HD Externo

O HD externo é um do tipo de backup que ainda é muito usado nas pequenas empresas. Possui uma capacidade de armazenamento maior, quando comparado com o pen drive, por exemplo. 

O HD externo também pode ser conectado com vários dispositivos, como computador e tablet, por exemplo, porém, também possui uma limitação de espaço. 

Estratégias de Backup

Uma vez definido o tipo do backup, se será no local da empresa ou em nuvem, ou em ambos, devemos pensar qual será a estratégia de backup que o seu negócio vai utilizar.

Backup Completo Ou Full

O backup completo é uma estratégia que realiza cópias de segurança de todos os dados de uma empresa. 

A vantagem é ter os dados completos, mas com a desvantagem que é um backup mais demorado e ocupa mais espaço de armazenamento.

Backup Incremental

Já o tipo de backup incremental  é uma estratégia para fazer cópias de dados que sofreram algum tipo de modificação ou aqueles que foram criados no zero, após a realização do último backup realizado.

Como a própria nomenclatura sugere, esse sistema faz a cópia do incremento, ou seja, apenas dos dados atualizados ou criados.

A vantagem é que o processo de backup é mais rápido, além de realizar marcações em arquivos novos. 

Backup Diferencial

O backup diferencial é também uma estratégia que faz a cópia de informações alteradas ou criadas, desde o último backup realizado. 

Quando o sistema realiza essa cópia de segurança, o backup não recebe uma marcação, como acontece no incremental. Dessa forma, os dados podem ser duplicados, o que pode consumir mais espaço de armazenamento. 

estrategias-de-backup-infografico

Quando Cada Um Deles Deve Ser Usado?

Conhecendo quais são os tipos e estratégias de backup disponíveis no mercado, é importante que você saiba quando usar cada um desses formatos, assim, fica mais fácil escolher o sistema ideal para atender às suas necessidades. 

Primeiro convém definir o tipo de backup que a sua empresa vai utilizar. Se o negócio precisa de uma rápida restauração dos dados, então pense em um backup local ou espelhado.

Esteja ciente que precisará investir em equipamentos de armazenamento confiáveis e com o crescimento inevitável dos dados será preciso sempre estar investindo para poder aumentar o espaço do armazenamento, manutenção e suporte técnico.

No tipo local, considere também a vulnerabilidade de segurança por ter o local de armazenamento conectado à rede da empresa. Por este motivo, o backup local não é considerado uma boa prática para evitar o sequestro de dados (ransomware). 

O tipo de backup em nuvem pode ser usado mesmo quando a sua região tem bons provedores de acesso a Internet. Hoje em dia  já é comum nas regiões metropolitanas, então a Internet não será uma dificuldade.

Então se a empresa tem um bom acesso a Internet e quer praticidade para o dia a dia, o backup em nuvem pode ser o melhor tipo de backup, pois o local de armazenamento tem elasticidade, podendo aumentar ou diminuir a qualquer momento.

Outro ponto favorável é a eficiência financeira, pois a empresa vai pagar somente pelo espaço que usar e sem ter que investir na aquisição de equipamentos, contratar suporte técnico e estar se preocupando como está o espaço de armazenamento.

Definido o tipo de backup, o próximo passo será definir a estratégia de backup.

O backup completo é considerado o ponto de partida para a estratégia, fazendo uma cópia completa das informações com a quantidade total dos dados sendo armazenados.

Uma boa estratégia é fazer o backup completo nos finais de semana e durante os dias úteis da semana pode ser feito um backup incremental ou decremental.

Convém fazer os backup incrementais e diferenciais no período da noite quando os arquivos não estão sendo acessados.

Após a conclusão do backup se recomenda o envio de um e-mail com o relatório detalhado do backup para que o responsável possa entender o resultado e gerenciar o backup. 

Quais As Melhores Formas De Automatizar Os Backups?

Você não precisa perder muito tempo para fazer os backups, pois, hoje em dia, é possível automatizar a realização de cópias de segurança.

Esse processo de automação pode ser feito a partir de plataformas de backup, para que os trabalhos de backup sejam feitos automaticamente em horários planejados, usando tecnologias de deduplicação e criptografia. 

Entre as principais plataformas do mercado está o Backup PRO, que conta com um sistema moderno e sem limite para os dados armazenados, permite acessar e recuperar dados de forma fácil, segura e rápida, além de enviar regularmente relatórios de todas as atividades.

tipos de backup 1

Há ainda outras plataformas, como Acronis Backup, Veeam Backup, Backup Maker e outros.

Conclusão

Já descobriu quais os melhores tipos de backup para a sua empresa?

Saiba que, hoje em dia, os backups em nuvem são os mais recomendados para quem deseja realizar cópias de segurança de um jeito rápido, fácil e com cópias dos dados armazenados fora da empresa.

Certifique-se que sua empresa mantém cópias dos dados fora da empresa, empresas somente com backups locais podem ser surpreendidas por incidentes e seu futuro pode ser comprometido.

Se recomenda usar a regra de backup 3-2-1 utilizando backup local e para nuvem em conjunto.

Na hora de contratar a sua plataforma de backup, conheça a HLTI, uma empresa de tecnologia que oferece soluções personalizadas para empresas de diferentes portes e segmentos. 

O método de trabalho da HLTI é baseado na análise e diagnóstico, execução de forma ágil e segura, manutenção e suporte e sustentação completa para a sua plataforma de backup.

Conheça a HLTI, tem mais de 32 anos de experiência em soluções de tecnologia da informação. A TI da sua empresa nas mãos de quem entende. Acesse o nosso site!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.