Descubra Qual A Melhor Estratégia De Backup

qual-melhor-estrategia-backup

Na hora de fazer cópias de segurança de dados sensíveis da sua empresa, saber qual a melhor estratégia de backup é essencial; afinal, é justamente ela que garantirá a segurança, confiabilidade e integridade das informações do seu negócio.

Mas você sabe quais são as melhores estratégias de backup para a sua empresa? Se chegou até aqui, é possível que esteja em busca de respostas para essa pergunta.

Saiba que a melhor estratégia de backup para a sua empresa será sempre aquela que atende as necessidades do seu negócio. 

Por isso, na hora de escolher o melhor plano e política de backup, é preciso considerar fatores, como o tamanho da empresa, a natureza dos dados, o orçamento disponível e as regulamentações necessárias.

Para te ajudar a elaborar um planejamento de backup efetivo, elaboramos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre estratégias de backup. Confira! 

O Que É Backup?

Backup é o procedimento que realiza cópias de segurança de dados ou sistemas relevantes para armazená-los em um dispositivo secundário e seguro contra qualquer tipo de incidente. 

O principal objetivo do backup é assegurar a disponibilidade e a recuperação dos dados perdidos em casos de ataques cibernéticos, exclusão acidental, falha de sistema ou qualquer outro incidente que comprometa a integridade dos dados originais. 

Os dados podem ser dos mais variados tipos, documentos, aplicativos, imagens, vídeos, máquinas virtuais, banco de dados, etc.

Qual A Importância De Realizar Backup De Dados?

A importância da realização do backup está, principalmente, na capacidade que esse processo tem de proteger dados sensíveis da sua companhia ou mesmo informações de pessoas comuns. 

Isso porque, esse processo funciona como um sistema extra de armazenamento de dados, evitando a perda de informações sensíveis em decorrência de qualquer evento adverso. 

Dessa forma, caso algum incidente ocorra que comprometa os dados da sua empresa, o backup garantirá que os arquivos possam ser recuperados, garantindo a continuidade das operações da uma empresa, sem provocar danos maiores ou até prejuízos financeiros. 

O backup é, sem dúvida, uma alternativa segura contra incidentes que, infelizmente, se tornaram muito comuns com os avanços das tecnologias digitais e também com  a evolução dos crimes cibernéticos. 

Quais Os Tipos De Backup?

Hoje em dia, as empresas podem contar com os mais variados tipos de backup, o que permite que as organizações escolham aquela opção que atende às suas necessidades, interesses e condições.

Para te ajudar a escolher a melhor opção, listamos os principais tipos de backup corporativo. Confira quais são eles: 

Backup Local

Na hora de escolher qual a melhor estratégia de backup, saiba que uma opção é o backup com repositório local. 

Repositório é onde as cópias dos arquivos serão armazenados.

Neste caso, as cópias de segurança são armazenadas em sistemas de armazenamento físico, que incluem storage, fitas, cofre de backup ou servidores locais. 

A vantagem do backup local é que a restauração dos dados é um processo rápido, porém, é comum a ocorrência de falhas de hardware, o que pode comprometer o acesso aos dados.

Como desvantagem para o repositório local, está a fragilidade se houver algum sinistro como incêndio, enchente, roubo do equipamento e outros.

Neste caso será bem complicado para o negócio se tiver somente repositório local para os seus backups.

Backup Na Nuvem (Cloud)

O backup em nuvem é um método de cópia de segurança de dados mais usado atualmente para o armazenamento de dados, não somente pelas empresas, mas também por pessoas comuns.

Ao escolher qual a melhor estratégia de backup, é importante que você saiba que o cloud backup realiza cópias de segurança em uma estrutura de armazenamento feita em um repositório remoto, na nuvem!

Nesse caso, o armazenamento é hospedado em um datacenter, ou seja, em um centro de processamento de dados de uma empresa terceirizada.

A vantagem é que o servidor remoto tem a capacidade de armazenar um volume alto de dados, podendo ser acesso também de qualquer lugar. 

Sem contar que essa estrutura permite escalar ou mesmo dimensionar recursos rapidamente, sem precisar realizar manutenções manuais em seus servidores. 

O melhor é que os sistemas em nuvem possuem tecnologia de ponta para proteger os dados da sua empresa, como criptografia e controle de acesso. 

Backup Híbrido

O Backup híbrido é a soma do backup local com o backup em nuvem, possibilitando a rápida restauração dos dados do backup local e a segurança dos dados armazenados na nuvem, fora da empresa.

A estratégia D2D2C é bastante viável e altamente recomendada.

Backup Completo

O backup completo é uma metodologia que faz uma cópia de segurança de todos os dados ou de um sistema, rede ou dispositivo de armazenamento. 

Esse tipo de backup possui uma execução mais abrangente, pois ele faz cópias de todos os arquivos existentes em um determinado sistema. 

No entanto, o método completo requer mais espaço de armazenamento e tempo para a sua execução completa, uma vez que todos os arquivos são copiados a cada procedimento de backup

Backup Incremental

Ao escolher qual a melhor estratégia de backup, você pode considerar também o método incremental, que cria cópias de dados que foram modificados desde o último backup.

Na sua primeira execução, o backup incremental faz uma cópia completa de todos os dados selecionados. 

Nos próximos backups, o sistema faz a cópia apenas das informações que sofreram algum tipo de modificação ou foram criadas desde o último backup incremental.

A vantagem é que esse método economiza espaço de armazenamento, tornando o processamento muito mais ágil quando comparado com o backup completo ou diferencial, por exemplo.

Backup Diferencial

Bem parecido com o método incremental, o backup diferencial cria uma cópia completa de todos os arquivos que foram alterados desde o último backup completo.

Na primeira execução, seu sistema cria uma cópia completa de todos os arquivos selecionados.

Com isso, nos processamentos, o backup diferencial executa apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup completo. 

Ao final do seu processamento, o sistema faz uma marca e tempo, que indica que ele foi finalizado, permitindo, assim, que a próxima execução saiba qual backup completo deve ser usado como ponto de partida para processar as cópias de segurança.

Ao fazer a restauração dos arquivos, você precisará restaurar apenas o último backup completo e o último backup diferencial, o que faz com que a  restauração seja mais rápida.

Quais As Melhores Estratégias De Backup Corporativo?

Para escolher qual a melhor estratégia de backup corporativo, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes. Confira quais são eles e encontre os planos de backups certos para a sua empresa.

Conhecer As Necessidade Da Empresa

Conhecer as necessidades da empresa para escolher qual a melhor estratégia de backup é essencial, o que possibilita que você adapte a política de backup conforme os dados sensíveis para a sua empresa.

Com isso, é possível priorizar quais os dados precisam de backups mais frequentes e complexos, garantindo uma restauração ágil em caso de perda de arquivos importantes para a continuidade das operações da sua companhia.  

Defina o RTO e RPO para as aplicações e sistemas conforme a necessidade do negócio. Uma vez definidos, você terá mais clareza dos requisitos que a sua plataforma de backup precisará ter.

Definir Periodicidade

A periodicidade também é uma estratégia essencial para definir qual a melhor estratégia de backup, pois isso permite estabelecer a frequência ideal dos backups e também seus intervalos. Aqui também se aplicam o RTO e o RPO.

Lembre-se que a periodicidade deve ser definida a partir das necessidades operacionais da companhia.

Nesse sentido, é importante analisar a natureza dos dados para decidir se backups diários, semanais ou mensais são mais adequados para o seu perfil de negócio.

Escolher Um Modelo De Backup

Outro critério essencial para escolher qual a melhor estratégia de backup é escolher um tipo de backup, pois você define a metodologia que mais atende às necessidades de proteção e recuperação dos dados da sua empresa. 

Hoje, você pode escolher entre backup completo, diferencial, incremental, etc.

Ao escolher o melhor tipo é importante levar em consideração a criticidade dos dados, requisitos de tempo de recuperação e eficiência de armazenamento.

Realizar Testes Regulares

Realizar testes regulares para definir qual a melhor estratégia de backup também está entre as ações mais importantes neste contexto, uma vez que isso assegura maior eficácia e confiabilidade do processo de recuperação de dados. 

Isso porque, ao fazer testes, você consegue identificar e corrigir falhas ou lacunas na estratégia de backup, fornecendo ainda insights essenciais para ajustar e otimizar o plano de backup, enviando problemas.

Usar Backup 3-2-1

O método backup 3-2-1 também é uma abordagem que ajuda a escolher qual a melhor estratégia de backup, já que ela tem uma estrutura sólida e abrangente para proteger os dados de maneira eficaz. 

O backup 3-2-1 é um método que visa a proteção de dados de uma empresa ao utilizar três cópias de segurança. 

O objetivo dessa ação é garantir maior segurança às informações, além de reduzir as chances da perda total de dados. 

Sendo assim, a regra 3-2-1 determina a existência de três cópias de seus dados, armazenados em dois tipos diferentes de mídia e um backup offsite.

Investir Em Proteção Contínua

Se o seu RTO for muito baixo, inferior a 30 minutos, convém avaliar o CDP (Continuous Data Protection) nas suas estratégias de backup, já que esse método minimiza o tempo de inatividade e, garantindo, assim, a continuidade das operações em caso de falha. 

Com a proteção contínua se pode fazer a restauração de sistemas e dados em pouquíssimos minutos, o que é ainda mais importante em ambientes empresariais onde cada minuto de inatividade pode acarretar em prejuízos financeiros e reputacionais significativos. 

Investir em D2D2C

Outra estratégia que vale a pena investir é na abordagem D2D2C (Disk-to-Disk-to-Cloud). Essa abordagem oferece uma combinação eficiente de velocidade, acessibilidade e segurança na proteção dos dados. 

A estratégia D2D2C realiza backups iniciais em discos locais (D2D), que possuem velocidade de recuperação rápida e acesso instantâneos aos dados. 

São considerados, basicamente, a linha de frente das estratégias de backup contra falhas e perdas de dados.

Por Que Preciso De Um Cofre de Backup ou NAS

A necessidade de um cofre de backup ou de um NAS (Network Attached Storage) é uma estratégia essencial, pois esses dispositivos possuem armazenamento seguro e centralizado para os dados de backup. 

Um cofre de backup ou um NAS garante proteção física contra danos, roubo ou falhas de hardware, mantendo as cópias de segurança em um local seguro e isolado, o que é ainda mais importante para evitar perdas de dados provocados por eventos imprevistos, como incêndios, inundações ou roubos. 

Sem contar que esses sistemas mantêm a organização e a gestão eficiente dos backups, proporcionando acesso rápido e organizado aos arquivos de recuperação.

Além disso, o cofre de backup ou NAS também auxilia e simplifica a implementação de estratégias como o backup 3-2-1, possibilitando a manutenção de cópias locais e remotas dos dados. 

Como Fazer Backup?

Para fazer um backup eficaz e seguro, é preciso seguir algumas etapas. A primeira delas é identificar os dados importantes e sensíveis que devem ser protegidos, que podem ser os mais diversos, como imagens, vídeos, documentos, aplicativos, etc.

Feito isso, defina o repositório de backup, que pode ser serviços em nuvem, unidades de rede, storage, cofre de backup, discos rígidos externos, etc. 

Não esqueça de escolher qual o tipo de backup ideal para a sua empresa. Ao longo do artigo, apresentamos algumas opções, como backup completo, incremental, diferencial, etc.

Lembrando que no caso de backup em nuvem, você precisará contratar uma empresa que ofereça essa tecnologia. 

Defina também uma política de backup no sentido de garantir que todos os processos sejam realizados de maneira segura e dentro das padronizações definidas pela sua companhia.

Além disso, crie uma política específica de retenção para estabelecer por quanto tempo sua empresa manterá as cópias de backup.

Lembre-se que essa definição precisa levar em consideração regulamentações, necessidades empresariais e práticas recomendadas.

É importante ainda fazer periodicamente, teste a recuperação dos dados a partir dos backups para assegurar que o processo esteja funcionando de maneira adequada. 

Conclusão

Já sabe qual a melhor estratégia de backup para a sua empresa? Antes de definir a opção, é importante considerar as dicas que trouxemos no nosso artigo para garantir que a sua empresa não tenha prejuízos por conta da falta de um backup eficiente, rápido e seguro.

Um dos métodos mais usados, hoje em dia, para as estratégias de backup é a nuvem, um sistema altamente seguro e eficiente na realização de cópias de segurança de arquivos da sua companhia. 

Só a nuvem não atende todos os requisitos, avalie usar uma estratégia de backup híbrido.

Quer proteger os dados da sua organização com eficiência e agilidade? Então, conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em backup em nuvem e nos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

banner Veeam Prancheta 1 copia

Essas tecnologias são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua companhia.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.