Confira As Melhores Opções E Cuidados para Sistema Backup Corporativo

sistema de backup corporativo

Ao contratar o melhor sistema de backup corporativo, é importante que você conheça as opções disponíveis no mercado, já que, hoje em dia, há diferentes tecnologias para a realização de cópias de segurança para os seus dados.

Dessa forma, é possível escolher as soluções de backup que atendem a necessidade da sua empresa. 

Para te ajudar nessa busca, listamos neste artigo as melhores opções de sistema de backup, as vantagens e desvantagens de cada solução e quais os critérios considerar na sua escolha. 

Confira!

O Que É Backup?

Basicamente, backup é um processo que realiza cópias de segurança de dados digitais de um sistema ou rede para outro dispositivo, que pode ser físico ou virtual, como os serviços em nuvem, por exemplo. 

A finalidade desse procedimento é garantir a proteção de arquivos digitais contra as mais diversas situações, como perdas acidentais, falhas de sistemas, corrupção de dados, desastres naturais ou mesmo ataques cibernéticos que, infelizmente, são muito comuns. 

De maneira resumida, o backup cria cópias de arquivos que pode ser utilizado para restaurar ou mesmo recuperar dados, caso ocorra algum desses problemas citados acima. 

Nesse sentido, há diferentes configurações de backup, que incluem backup completo, incremental, diferencial e contínuo, soluções que atendem as mais diversas necessidades das empresas.

Por Que É Importante Fazer Backup?

Utilizar um sistema de backup corporativo é, hoje em dia, um dos cuidados essenciais para as empresas que desejam proteger as suas informações nos mais diferentes aspectos. 

Esse procedimento é essencial, por exemplo, para proteger os dados da sua empresa contra falhas de sistemas ou mesmo falhas humanas, que são situações muito comuns; afinal, em uma companhia há muitos usuários que podem fazer uma exclusão acidental.

Hoje em dia, os ataques cibernéticos são muito comuns, e os criminosos usam tecnologias cada vez mais arrojadas para invadir sistemas e redes de empresas para, principalmente, roubar dados e exigir resgate em dinheiro para devolver os dados para a empresa. 

Nessas situações onde os dados são comprometidos e criptografados por ataques de sequestro de dados (ransomware), ter um sistema de backup corporativo permite que os arquivos sejam recuperados, evitando que sua empresa tenha que fazer o pagamento para reaver as informações.

Além disso, esse procedimento é importante também, em casos de desastres naturais, que incluem inundações ou incêndio, situações que podem comprometer todo o sistema de armazenamento de dados. 

Sendo assim, um sistema de backup corporativo evitará a interrupção das atividades da sua empresa em decorrência da perda de informações críticas, mantendo a continuidade das operações.

Quais Os Elementos De Um Backup Corporativo Eficiente?

Para que a sua companhia estabeleça um backup corporativo eficiente, saiba que há elementos essenciais para que esse procedimento seja realizado de maneira adequada. 

Confira quais são eles:

Estrutura De Armazenamento

Um dos principais componentes de um sistema de backup corporativo é contar com uma estrutura de armazenamento de backups adequada, que pode ser os mais variados, como discos, fitas, servidores, NAS ou mesmo serviços em nuvem. 

Ao escolher a melhor estrutura para a sua empresa, é preciso considerar critérios, como segurança, acessibilidade, compatibilidade com sistemas operacionais e escalabilidade dos dados de backup, etc. Esses aspectos garantirão a eficiência dos procedimentos

Software De Backup

Além disso, o software de backup é um sistema que possui papel primordial para criar um sistema de backup corporativo eficiente.

Isso porque, ele é o elemento responsável por fazer o gerenciamento e a execução do processo de backup, garantindo que as informações sejam copiadas e armazenadas de maneira correta e segura. 

Política De Backup

Outro elemento essencial é ter uma política de backup bem-definida, já que ela será o instrumento responsável por estabelecer regras claras para uma rotina de realização de cópias de segurança.

Nesse sentido, a política de backup determina diretrizes, como tipos de dados que serão submetidos ao backup, frequência, métodos de armazenamento, profissionais responsáveis no processo de execução de backups, tecnologias usadas, etc. 

Além disso, ela também determina as práticas de segurança e promove também a conformidade com as legislações vigentes no que se refere à proteção de dados, garantindo que os processos estejam adequados com as questões legais.  

Regra De backup 3-2-1

A regra de backup 3-2-1 também é um elemento essencial de um sistema de backup corporativo, já que seu objetivo é garantir a proteção de dados de uma empresa ao utilizar três cópias de segurança. 

Ao usar esse procedimento, é possível proporcionar maior segurança às informações, além de reduzir as chances da perda total de dados. 

Para você entender, a regra 3-2-1 determina a existência de três cópias de seus dados, armazenados em dois tipos diferentes de mídia e um backup offsite (fora da sua empresa).

O método mais usado da regra 3-2-1 é a realização de cópias de segurança de dados críticos por meio de software de backup em outro servidor. 

infografico-backup-3-2-1

Quais São As Opções De Backup Corporativo?

Agora que você entende quais os elementos essenciais em um sistema de backup corporativo, vamos conhecer as opções de backup existentes e as vantagens e desvantagens de cada um deles. 

Confira!

Backup Como Serviço

O backup como serviço é um formato onde um fornecedor de tecnologia tercerizado disponibiliza serviços de backup e recuperação de dados para empresas. 

Sendo assim, ao invés da empresa contratante gerenciar seus próprios sistemas e infraestrutura de backup, ela compartilha essa responsabilidade para um provedor de serviços especializado para cuidar de todo o processo.

Desta forma a empresa contratada faz a configuração, gerenciamento e monitoramento dos processos de backups, garantindo a segurança dos arquivos e a disponibilidade das cópias de segurança.

Vantagens E Desvantagens

Ao optar por um sistema de backup corporativo no modelo de serviço, sua empresa consegue simplificar o gerenciamento dos processos, o que permite uma redução da carga horária de trabalho e da complexidade das operações. 

Além disso, esse modelo de contratação é feito, normalmente, por assinatura ou taxa recorrente, podendo ser mais vantajoso economicamente, quando comparado ao investimento em uma infraestrutura de backup própria. 

Outro ponto de vantagem é que o backup como serviço é uma opção que pode ser escalável, ou seja, a sua empresa pode aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento de acordo com necessidades. 

Uma desvantagem desse sistema de backup corporativo no modelo de serviço é a necessidade da conectividade em uma rede estável e confiável.

Backup Local

O backup local é um sistema onde os dados são copiados e armazenados em dispositivos físicos localmente como, por exemplo, servidores de rede em uma estrutura física, unidades de fita, NAS, discos rígidos externos, HD, etc. 

Cuide para que o seu armazenamento local tenha controles de segurança, pois há notícias que em ataques cibernéticos de ransomware, muitas vezes os backups locais também são sequestrados.

Então, se pode afirmar que os locais mais seguros para armazenamento são os servidores de rede com controle de acesso, os NAS e unidades de fita. O mais inseguro certamente é o HD Externo USB.

Vantagens E Desvantagens

Entre as vantagens dessa opção é que você tem um acesso rápido e facilitado aos dados, além de permitir também uma recuperação ágil, em caso de perda dos dados originais. 

Outra vantagem é que você tem o controle total dos arquivos, já que eles ficam depositados em uma estrutura física.

Por outro lado, ao ter um sistema de backup corporativo, o método local também tem algumas desvantagens, principalmente no que se refere aos riscos de perdas de dados. 

Isso porque, ao ocorrer algum incidente, como roubo ou desastre natural, é possível que o dispositivo físico seja perdido ou comprometido, afetando diretamente as informações armazenadas.

Além disso, é normal que esses sistemas físicos apresentem falhas no equipamento, que podem acarretar em perda de dados. 

Sem contar que ele também tem uma limitação geográfica, ou seja, em caso de necessidade de recuperação de dados, se o dispositivo não estiver no mesmo local, você não conseguirá ter acesso aos arquivos armazenados no sistema. 

Backup Remoto

Ao investir em um sistema de backup corporativo, você também pode optar pelo backup remoto, ou seja, em um local externo. 

Nesse caso, as informações são enviadas por uma rede cabeada ou pela Internet e armazenadas em um sistema local. 

Vantagens E Desvantagens

A vantagem é que os dados ficam em um local externo, protegidos, principalmente, contra incidentes físicos, como incêndios, inundações, desastres naturais ou mesmo roubos. 

Outra vantagem de usar esse método é que você pode acessar as informações de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a internet, possibilitando que recupere dados quando precisar. 

Ao implementar um sistema de backup corporativo, na sua empresa, a desvantagem de usar esse método é que você dependerá de conexão de rede ou internet com uma boa disponibilidade e velocidade de upload considerável para a execução dos backups dentro de um tempo aceitável para o seu negócio.

Backup Híbrido

O backup híbrido é um sistema que usa componentes de backup local e do backup remoto em um sistema integrado, onde os arquivos digitais são copiados e armazenados localmente quanto ou em um método externo, que pode ser um sistema em nuvem.

A proposta é possibilitar que os dados sejam acessados de forma rápida em um método local, mas que haja também um sistema adicional para proteger as informações de maneira completa e eficiente. 

Vantagens E Desvantagens

A grande vantagem de um sistema de backup corporativo híbrido, é que você possui uma camada adicional de segurança contra a perda de informações, pois os seus dados estarão armazenados em dois locais distintos.

Além disso, como mencionamos, outra vantagem é os dados estarem armazenados também em um local fora da empresa. 

Sem contar que esse tipo de backup possibilita maior flexibilidade e escalabilidade, já que você pode fazer o armazenamento local e remoto com base nas necessidades da sua empresa.

Por outro lado, usar dois sistemas de backup pode ser mais trabalhoso, pois é preciso gerenciar os dois sistemas. O ideal é que o seu software de backup consiga gerenciar tanto o backup local como o remoto.

Quais Os Tipos De Backup?

Hoje em dia, ao investir em um sistema de backup corporativo, você pode contar com diferentes tipos de backup, como o método completo, incremental, diferencial e contínuo.

Cada um desses procedimentos tem características e funcionalidades diferentes, atendendo as mais diferentes necessidades das empresas. 

Completo

O backup completo é um modelo que realiza cópia de todos os dados selecionados, independente de terem sido alterados ou não.

Além disso, ele é considerado um dos métodos mais seguros, porém, necessita de mais tempo e espaço de armazenamento.

Incremental

Há ainda o backup incremental, um procedimento que faz cópia de segurança somente dos dados, que sofreram algum tipo de alteração, desde o último backup incremental ou completo. 

A vantagem é que o incremental ocupa menos espaço e é mais rápido, porém, seu processo de recuperação pode ser mais demorado e complexo.

Diferencial

Ao estabelecer um  sistema de backup corporativo na sua empresa, você também pode optar pelo backup diferencial. Nesse caso, ele copia apenas os dados atualizados desde o último backup completo. 

Comparado ao incremental, a desvantagem é que ele necessita de mais espaço e tempo para fazer backup e a vantagem é a recuperação mais rápida que o incremental.

Contínuo ou CDP (Continuous Data Protection)

Temos ainda o backup contínuo, chamado também de Continuous Data Protection (CDP). 

Esse método garante a proteção contínua aos arquivos digitais, capturando e armazenando as modificações realizadas nos arquivos em tempo real ou em intervalos de tempo muito curtos. 

Diferentemente dos backups convencionais, onde os intervalos são previamente definidos, o backup contínuo possibilita a restauração dos dados em qualquer momento, obtendo, assim, uma maior eficiência e minimizando a perda de dados em caso de falhas ou desastres.

Conclusão

Ao longo do nosso artigo, você conferiu que contar com um sistema de backup corporativo eficiente é primordial para proteger os dados da sua empresa das mais diferentes situações.

Porém, lembre-se que é necessário investir no método mais coerente com o perfil e as necessidades da sua empresa. Não avalie somente características técnicas e o preço.

Hoje em dia, um dos recursos mais modernos, confiáveis e seguros é o serviço de backup em nuvem, já que ele garante total segurança para os arquivos digitais, têm um acesso facilitado e processos automáticos.

sistema de backup corporativo

Na hora de contratar a melhor solução para a sua empresa, conheça o Backup PRO, uma tecnologia que é compatível com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

Seu desempenho também é surpreendente, pois tem uma tecnologia avançada que reduz o tempo de backup e restauração dos dados.

Sem contar que o Backup PRO permite ainda que você acompanhe as tarefas de backup, a plataforma envia diariamente relatórios das atividades de backup para acompanhamento da qualidade do serviço.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.