O Que É Continuous Data Protection E Principais Vantagens

Continuous Data Protection
banner-agendamento-online

Sua empresa já utiliza o Continuous Data Protection (CDP)? Saiba que trata-se de um procedimento de backup e recuperação de dados em tempo real, criado para monitorar alterações de dados de maneira contínua e registrá-las em um dispositivo seguro. 

Um dos principais benefícios do CDP é a capacidade de restaurar dados para qualquer ponto no tempo, diminuindo de maneira significativa a perda de dados e o tempo de inatividade em caso de falhas, desastres, ataques cibernéticos ou exclusões acidentais.

Vem com a gente e entenda mais sobre o Continuous Data Protection, um recurso que oferece uma abordagem de proteção de dados avançada. Continue lendo o nosso artigo!

O Que É Continuous Data Protection (CDP)?

O Continuous Data Protection, conhecido pela sigla CDP, em português significa Proteção Contínua de Dados.

Como mencionamos no início deste artigo, é um procedimento de backup avançado e de recuperação de dados. 

Seu objetivo principal é reduzir a perda de dados ao proporcionar um sistema de proteção em tempo real, seguro e rápido 

Nesse sentido, o Continuous Data Protection se destaca de outros métodos de backup, que são agendados em intervalos pré-determinados, como backups diários ou semanais, por exemplo. 

O CDP possibilita a captação e o armazenamento de todas as alterações de dados de maneira simultânea ou em intervalos muito curtos.  

Ou seja, a cada mudança feita dos dados, o Continuous Data Protection (CDP) captura e registra imediatamente, criando um histórico com todas as alterações. 

Com isso, em caso de falha do sistema, exclusão de dados ou comprometimento de arquivos, você consegue fazer a recuperação das informações até o ponto exato antes do incidente, o que reduz a perda de dados. 

Como O Continuous Data Protection (CDP) Funciona?

O Continuous Data Protection funciona, basicamente, para proteger os dados de uma organização. 

Nesse sentido, como já explicamos, ele captura e registra todas as alterações em dados em tempo real ou em intervalos muito curtos, garantindo que nada seja perdido em caso de incidentes. 

Geralmente, essa abordagem utiliza uma combinação de técnicas como, por exemplo, snapshots dos dados e replicação contínua de dados.

A implementação do Continuous Data Protection conta com diversas etapas, que são as seguintes:

  • Captura de Alterações: o CDP faz o monitoramento dos dados em busca de qualquer mudança. Com isso, em uma detecção de alteração dos dados, essa alteração é automaticamente capturada,  registrada e armazenada.
  • Armazenamento das Alterações: depois de capturar e registrar as alterações, o Continuous Data Protection armazena essas modificações em um dispositivo seguro, que pode ser sistema em nuvem, dispositivo de armazenamento, etc.
  • Manutenção do Histórico de Alterações: visando a proteção de dados, o CDP mantém um histórico com todas as modificações de dados capturadas ao longo do tempo, possibilitando, que a empresa tenha acesso a todas as versões dos dados.
  • Recuperação de Dados: em caso de perda de dados, o Continuous Data Protection possibilita a recuperação dos dados até o ponto exato antes do incidente acontecer.
  • Monitoramento e Gerenciamento: o CDP também monitora e gerencia o processo de proteção de dados, garantindo que ele funcione de forma correta. 

Quais As Vantagens Das Soluções De Continuous Data Protection?

O Continuous Data Protection  é uma abordagem que oferece uma série de vantagens para as organizações. Listamos as principais logo a seguir, confira!

Recuperação Rápida e Granular

Como o CDP faz o registro de todas as mudanças de dados em tempo real, é possível recuperar backups completos e também as versões específicas de arquivos ou até pequenas alterações capturados pelo seu sistema de maneira rápida. 

Com isso, é possível ter uma recuperação granular e precisa dos dados, economizando tempo e esforço nos processos de restauração de dados.

Menor Perda de Dados

O Continuous Data Protection também é vantajoso porque ele possibilita uma menor perda de dados. 

Isso acontece porque ao capturar as mudanças nos dados de maneira contínua, você consegue ter a recuperação para qualquer ponto no tempo, assegurando proteção imediata dos dados.

Sendo assim, é possível minimizar a probabilidade de perda de dados sensíveis da sua organização, garantindo uma camada extra de segurança para os dados da sua empresa. 

Proteção e Sincronização Contínua Dos Dados

O CDP também garante maior proteção em tempo real dos dados, pois esse sistema capta e registra as modificações ao passo que elas ocorrem. 

Sendo assim, o Continuous Data Protection garante que os dados estejam sempre atualizados e protegidos, reduzindo o risco de perda de informações valiosas.

Além disso, o CDP consegue manter os dados sincronizados de forma contínua entre o sistema de produção e o local de armazenamento de backup. 

A cada mudança feita nos dados, ela é replicada de forma imediata ou em intervalos muito curtos, garantindo que a cópia de backup esteja sempre atualizada. 

Menor Tempo De Recuperação

O CDP captura as modificações de dados em tempo real ou em intervalos muito curtos. Sendo assim, no momento em que a alteração é feita nos dados, ela é imediatamente registrada e protegida. 

Com isso, esse processo de captura contínuo de alterações possibilita que os dados sejam restaurados quase instantaneamente, reduzindo o tempo necessário para recuperar informações importantes para a continuidade dos negócios ou projetos.

Economia De Espaço De Disco

Outra vantagem do Continuous Data Protection é um menor tempo de recuperação.

Isso acontece porque o CDP usa um método de armazenamento incremental para fazer a captura e armazenamento apenas das alterações de dados. 

Sendo assim, ao invés de fazer backups completos repetidamente, o CDP registra somente as modificações feitas desde o último ponto de verificação ou backup, resultando, assim, na economia significativa de espaço em disco, pois apenas os dados alterados precisam ser armazenados, reduzindo o espaço necessário para armazenar as cópias de backup.

No entanto, ao longo do tempo, a proteção contínua que se tem com o CDP irá proporcionar um considerável espaço de armazenamento.

Ajuda Na Recuperação De Desastres

O Continuous Data Protection é extremamente importante na recuperação de desastres, reduzindo o RPO, permitindo ainda uma recuperação precisa e granular dos dados, reduzindo, assim, o tempo de recuperação.

Sem contar que essa abordagem garante também a continuidade dos negócios e facilita testes muito mais eficientes de recuperação, permitindo que as organizações possam lidar com situações de desastre de forma mais eficaz, minimizando a perda de dados, reduzindo o tempo de inatividade e conseguindo ter uma recuperação rápida e eficiente.

Redução de Impacto no Desempenho

A redução do impacto no desempenho é uma vantagem importante do Continuous Data Protection

Isso porque, esse sistema foi criado para funcionar com baixa utilização de recursos, como CPU, memória e largura de banda de rede, por exemplo. 

Com isso, o processo de captura e armazenamento contínuo de modificações de dados é otimizado ao necessitar de recursos mínimos do sistema.

Ou seja, a performance do sistema não é prejudicada de forma negativa durante as operações normais.

Além disso, o CDP usa uma captura incremental de alterações, fazendo o registro apenas as alterações feitas nos dados desde o último ponto de verificação ou backup, o que reduz o volume de dados a serem processados e armazenados, contribuindo para um menor consumo de recursos e, consequentemente, um menor impacto no desempenho do sistema.

Quais As Desvantagens Do Continuous Data Protection?

Mesmo sendo um recurso muito vantajoso, o Continuous Data Protection também possui algumas desvantagens que são poucas, porém, precisam ser mencionadas. 

Requisitos De Armazenamento

Uma das desvantagens do CDP são os requisitos de armazenamento. Isso porque, ao fazer a captura de modificações de dados em tempo real ou com frequência contínua, é possível que esse processo resulte em um maior consumo de espaço em disco em comparação com outros métodos de backup tradicionais. 

O armazenamento frequente de todas as alterações pode necessitar de mais espaço de armazenamento do que backups periódicos ou incrementais menos frequentes, por exemplo. 

Além disso, o aumento do consumo de espaço em disco pode resultar também em um custo adicional de armazenamento. 

Ao passo que o volume de dados a serem protegidos e armazenados, pode ser necessário adquirir e gerenciar mais espaços de armazenamento que podem gerar custos adicionais para a organização. 

Requisitos De Largura De Banda

O Continuous Data Protection é uma abordagem que necessita da replicação contínua de dados para um local externo, como um sistema local ou armazenamento em nuvem.

Com essa necessidade de transmissão contínua, é possível ter um aumento no consumo contínuo de largura de banda, que pode impactar a disponibilidade da rede e afetar outras atividades e aplicativos que precisam da largura de banda.

Além disso, o uso contínuo de largura de banda para a replicação de dados do Continuous Data Protection pode acarretar em custos adicionais, que podem aumentar consideravelmente seu custo.

No caso em que a organização tem limitação de recursos, esse ponto pode ser inviável ou onerar o caixa. 

Complexidade E Custo De Implementação

O Continuous Data Protection é uma camada de proteção avançada, que pode requerer uma configuração e gestão mais complexas quando comparado com outros métodos de backup e recuperação. 

Sendo assim, a configuração do sistema e sua manutenção exigem conhecimento técnico especializado, o que pode exigir mais dedicação dos profissionais, aumentando, assim, a carga de trabalho da equipe de TI.

Sem contar que a  implementação do Continuous Data Protection pode exigir recursos adicionais de infraestrutura, como servidores de backup dedicados, sistemas de armazenamento em disco ou em nuvem, capacidade de rede e recursos de processamento. 

Tudo isso pode gerar custos adicionais para aquisição, implantação e manutenção da sua infraestrutura, onerando os caixas da sua empresa. 

Além dos custos de infraestrutura, esse sistema também pode resultar em outros custos, como treinamento da equipe, gestão contínua do ambiente de backup, monitoramento de desempenho, manutenção e suporte técnico, entre outros.  

Esses custos operacionais podem representar uma parcela elevada da receita, principalmente em empresas pequenas e com recursos limitados. Por isso, é preciso pensar ao optar por essa abordagem de backup e recuperação. 

Qual O Papel Do Continuous Data Protection Na Recuperação De Desastres?

O Continuous Data Protection tem um importante papel na recuperação de desastres, possibilitando uma proteção avançada nos dados de uma empresa.

Além disso, ele também permite a redução do RPO (Recovery Point Objective), que é o período em que uma empresa pode perder dados em caso de falha ou desastre. 

Sendo assim, o CDP promove uma redução significativa desse tempo, já que ele consegue capturar em tempo real as modificações nos dados, diminuindo ainda mais a possibilidade de perda de dados. 

O CDP tem papel fundamental na recuperação eficiente e granular dos dados, já que, em caso de incidente, é possível restaurar informações para qualquer ponto no tempo anterior ao incidente, ou seja, a perda de dados é quase que inexistente.

Além disso, o Continuous Data Protection também reduz o tempo de recuperação, que é o período necessário para restaurar os serviços as informações essenciais de uma empresa após um incidente. 

Isso porque, o CDP tem um histórico completo de todas as mudanças feitas nos arquivos, o que agiliza a restauração de todos os dados, diminuindo o tempo de inatividade e possibilitando a rápida retomada das operações e a continuidade dos negócios. 

Conclusão

O Continuous Data Protection possui um papel importantíssimo na proteção e recuperação de dados das empresas, principalmente, por conta da sua capacidade de minimizar a perda de dados, facilitar a rápida recuperação de desastres e garantir a continuidade dos negócios.

Sendo assim, se você busca sistemas de proteção de dados eficazes e altamente seguros para a sua empresa, essa é uma opção que deve ser considerada pela sua companhia.

Na hora de escolher os melhores sistemas de armazenamento, saiba que os serviços em nuvem estão entre as opções mais vantajosas do mercado, principalmente, por garantir acesso facilitado e oferecer um sistema de segurança de dados avançado.

Conheça a HLTI, somos especializados em backup em nuvem e no produto Backup PRO e Veeam, tecnologias compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.