Entenda O Que É D2D2C – Disco Para Disco Para Nuvem

d2d2c
banner-agendamento-online

Já ouviu falar sobre o D2D2C (Disk-to-Disk-to-Cloud). Saiba que se trata de um modelo de backup que faz a combinação de armazenamento em disco local e a tecnologia de nuvem, para garantir que os processos de backup sejam feitos de forma segura e eficiente. 

Isso porque, ao fazer essa combinação de sistemas, é possível ter maior proteção e também uma recuperação de dados mais rápida, além de ter redundância de informações, o que possibilita a integridade dos arquivos, em caso de falhas ou perda de dados relevantes. 

Quer entender o que é D2D2C, como essa solução funciona de maneira prática e as principais vantagens? Então, continue lendo o nosso artigo. 

O Que É Backup D2D2C?

D2D2C é a sigla para Disk-to-Disk-to-Cloud que, em português, quer dizer Disco Para Disco Para Nuvem.  

Como explicamos no início do artigo, essa solução é um modelo de backup que faz a combinação de dois sistemas de armazenamento, sendo um disco local e o armazenamento em nuvem.

O objetivo dessa tecnologia de backup é garantir a proteção e a recuperação de arquivos digitais com segurança, rapidez e redundância. 

Backup 3-2-1 e a Relação com D2D2C

Saiba que o backup 3-2-1 e o D2D2C estão diretamente associados nesse processo. 

Isso porque, o backup 3-2-1 é uma estratégia que cria três cópias de dados, que devem ser guardadas em dois tipos de mídias diferentes, sendo que uma delas deve ser distante do local principal do armazenamento.

E o Disk-to-Disk-to-Cloud tem justamente essa mesma proposta, que é de fazer a combinação de dois sistemas de armazenamento, sendo um disco local e o outro em armazenamento em nuvem, ou seja, duas cópias em dispositivo local.

Dessa forma, o backup D2D2C pode ser usado para implementar o backup 3-2-1, já que conta com dois tipos de armazenamento, permitindo a inclusão de mais um sistema de armazenamento, ampliando ainda mais as camadas de proteção de dados

Para Que Serve O Backup D2D2C?

O backup D2D2C, como já explicamos, é um processo que serve para adicionar uma camada de proteção aos dados, em casos de falha humana ou de hardware, ataques hacker, roubo de informações ou desastres naturais, etc.

Além disso, esse método também contribui com uma recuperação de dados muito mais ágil. Isso porque, os sistemas de armazenamento em discos têm uma transferência de dados com alta velocidade, acelerando ainda mais o processo de recuperação. 

Aliás, isso é ainda mais importante para que empresas não tenham que pausar suas operações em caso de perda de dados.

Sem contar que o D2D2C também proporciona uma redundância na segurança de dados, já que as informações ficam armazenadas em dois dispositivos diferentes, ou seja, localmente e em nuvem. 

Isso garante a disponibilidade das informações em qualquer momento, principalmente, em situações críticas. O D2D2C serve também para garantir a conformidade regulatória em relação aos critérios de armazenamento de dados.

Como O Backup D2D2C Funciona?

No backup D2D2C, os arquivos digitais são copiados, em um primeiro momento, de um local de origem, que pode ser um dispositivo de armazenamento, como servidores para um sistema de backup em disco local. 

Essa primeira etapa do processo de backup é chamada de backup D2D, que é justamente de disco para disco. 

A finalidade da cópia de segurança em um mesmo sistema é possibilitar que os backups ganhem agilidade e eficiência, já que em discos, as transferências de dados têm alta velocidade, como já mencionamos. 

Depois que os dados são copiados para outro dispositivo local, eles são replicados para o armazenamento em nuvem, que pode ser tanto uma nuvem pública quanto uma nuvem privada. 

Com isso, os dados são armazenados fora de espaços locais, o que garante uma camada extra de proteção em caso de perda de dados.

infografico-d2d2c

Quais Os Benefícios Do D2D2C?

O backup D2D2C é um processo que traz muitas vantagens para as empresas. Confira quais são os benefícios de usar o Disk-to-Disk-to-Cloud no seu negócio!

Disponibilidade Aprimorada

Uma das vantagens do backup D2D2C é a sua disponibilidade aprimorada, pois estando localmente tem acesso rápido aos dados, aprimorando a velocidade em que os dados estão disponíveis para o negócio.

Sem contar que, em caso de falha no sistema que armazena os dados localmente, a sua empresa não perderá os arquivos importantes para a continuidade das a operações, já que, além do disco, os dados estão seguros no armazenamento em nuvem.  

Fácil Utilização

O D2D2C é uma solução vantajosa para as empresas, porque a sua utilização também é muito simples, mesmo para empresas de pequeno e médio porte. 

Ou seja, a operação desse sistema não é complexa como você pode pensar, além de ser um sistema fácil de ser implementado e totalmente acessível. 

Como já explicamos, você pode ter os dados em um disco físico para reforçar a segurança e ainda contar com o fácil acesso dos arquivos que estão disponíveis na nuvem, pois é possível conferi-los em qualquer lugar. 

Solução Com Ótimo Custo-Benefício

O D2D2C é um processo muito usado pelas empresas de todo o mundo por conta do seu ótimo custo-benefício. 

Isso acontece porque você pode continuar usando a estrutura local de armazenamento da sua empresa e contratar uma solução em nuvem para garantir a segurança e a disponibilidade de acesso aos dados a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Normalmente, as empresas que oferecem essa tecnologia possuem um pacote de contratação a partir do espaço de armazenamento que, inclusive, pode ser escalável.

Você pode contratar um determinado espaço, mas mudar a contratação a medida que necessite de mais espaço de armazenamento. A vantagem é que você paga apenas pelo que utiliza. 

Velocidade de Restauração

A principal vantagem do backup D2D2C é a sua velocidade de restauração de dados do armazenamento em disco local. 

O armazenamento em disco local possui altas taxas de transferência de dados, proporcionando, assim, uma rápida gravação e leitura dos dados em todo o processo de backup e restauração dos arquivos. 

Dessa forma, você tem um tempo de recuperação muito curto, evitando que as operações da sua empresa sejam comprometidas em caso de perda de dados. 

Quais Os Principais Tipos De Backup Existentes?

Hoje em dia, as empresas podem contar com os mais diferentes tipos de backups que, por sua vez, atendem às mais diversas necessidades de um negócio. 

Dependendo do volume de dados e das políticas de backup da sua empresa, você pode usar o backup completo, que é um método que  faz cópias de todos os dados selecionados, independente de terem sido alterados ou não. 

Inclusive, essa é uma metodologia considerada mais segura, porém, ela demanda maior tempo e espaço de armazenamento de arquivos. 

Por isso, é necessário avaliar também o seu orçamento, pois, os custos para adotar backup completo são maiores, pois, sua empresa precisará de mais espaço para armazenamento. Pense nisso!

O mercado de backup oferece também o método diferencial, que executa cópias de arquivos digitais apenas os dados que foram alterados desde o último backup completo realizado.

Sendo assim, esse backup diferencial precisa de mais espaço de armazenamento e tempo para o processamento dos dados, porém a recuperação é mais rápida.

O backup incremental é outra uma metodologia que realiza cópias apenas dos dados que foram alterados desde o último backup incremental ou completo. 

Nesse caso, esse método de backup ocupa menos espaço, porém, sua recuperação pode ser complexa, pois é necessário fazer a restauração do último backup completo e de todos os backups incrementais subsequentes.

Como Escolher O Melhor Tipo De Backup?

Para escolher o melhor tipo de backup, você precisará levar em consideração as necessidades e características específicas da sua empresa. 

O primeiro passo é entender qual o nível crítico dos dados gerados pela sua companhia. Sendo assim, verifique o grau de importância das informações para a manutenção e continuidade dos negócios. 

Se os dados forem críticos e, em caso de perda, o resultado for a paralisação das atividades ou prejuízos financeiros, a melhor alternativa será a contratação do backup completo, pois, dessa forma, é possível garantir uma proteção abrangente para os arquivos digitais.

Ao escolher a melhor solução, leve em consideração também o tempo de recuperação dos dados, ou seja, o tempo máximo de inatividade que a sua empresa conseguirá tolerar, em caso de perda de arquivos. 

No caso de companhias que necessitam de uma recuperação ágil, os backups incrementais ou diferenciais podem ser as melhores opções, já que essas metodologias têm um processo de recuperação mais rápido, quando comparado, por exemplo, com o método de backup completo. 

Outro ponto que não pode passar despercebido ao escolher o melhor tipo de backup para sua empresa, sem dúvida, é a capacidade de armazenamento.

É essencial que você analise qual a capacidade disponível para armazenar os backups. Se o fornecedor da tecnologia for limitado, o ideal é não contratar esse serviço, principalmente se o volume de dados da sua empresa for variável.

Lembre-se que esse requisito é essencial para garantir que sua empresa tenha espaço suficiente de armazenamento, em caso de uma eventual necessidade de aumento.  

Verifique também qual a frequência ocorrem as atualizações de backup para entender se essa frequência atende às necessidades da sua empresa. 

Não deixe de considerar também os recursos de hardware e a largura de banda da internet usadas pela sua empresa, um requisito importante ao realizar backups e restaurações de dados em nuvem.

Isso porque, o backup completo, por exemplo, pode exigir maior capacidade de processamento e largura de banda para manter a proteção em tempo real, garantindo também a agilidade na execução do processamento.

Outro ponto que jamais pode ser deixado de lado são os requisitos de conformidade, pois eles afetam a proteção e a retenção dos dados da sua empresa.

Leve em consideração também a complexidade envolvida na configuração e no gerenciamento dos processo de backup, pois algumas podem exigir mais configurações ou manutenção. 

Esses são alguns critérios importantes que devem ser checados antes de contratar uma solução de backup para o seu negócio, pois, não há um melhor tipo de backup, já que é preciso analisar as necessidades da sua empresa. 

Em alguns cenários pode ser usado mais de uma estratégia e tipo de backup, distribuídas em tarefas de backup para atender cada sistema e alinhados com as necessidades do negócio.

Conclusão

O backup D2D2C é uma solução, que pode ser vantajosa para  os negócios que necessitam  adicionar uma camada de proteção aos seus arquivos, em casos de falha humana ou de hardware, ataques hacker, roubo de informações ou desastres naturais.

Mas lembre-se sempre de escolher o melhor fornecedor de tecnologia para, assim, garantir a segurança dos dados da sua empresa, em caso de perda das informações. 

D2D2C 1

Nesse sentido, se você não quer colocar em risco os dados da sua empresa, conheça o Backup PRO, uma tecnologia que é compatível com D2D2C e diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.