Saiba O Que É Uma Nuvem Privada E Como Funciona

Nuvem Privada x Nuvem Pública - Qual o melhor tipo de nuvem?

A era digital trouxe uma série de tecnologias que mudaram a forma como organizações processam, manuseiam e armazenam suas informações.

Uma delas é a nuvem privada ou em private cloud, com a abordagem de computação em nuvem com foco em controle e personalização para atender às necessidades de uma empresa.

Essa abordagem de computação, tem como característica um ambiente para uma única empresa, sendo diferente da nuvem pública, onde os recursos são compartilhados entre vários usuários.  

Quer entender o que é uma nuvem privada e como essa tecnologia funciona na prática? Então, leia o nosso artigo e entenda como funciona, principais benefícios e tipos de nuvem privada. Vem com a gente!

O Que é Nuvem Privada?

A nuvem privada, em inglês também chamada de private cloud, consiste em um modelo de computação em nuvem exclusivamente dedicado a uma única empresa. 

Diferente das nuvens públicas, que oferecem serviços a múltiplos clientes através da internet, uma nuvem privada é construída, gerenciada e operada exclusivamente para uma empresa.

Isso pode acontecer tanto internamente, dentro da empresa usuária, quanto hospedado por um provedor de serviços especializado, mas, em ambos os casos, os recursos de computação são isolados e acessíveis apenas pela empresa proprietária.

Este modelo pode oferecer vantagens significativas em termos de segurança e controle, pois a infraestrutura de TI pode ser personalizada para atender às necessidades específicas da empresa, incluindo a conformidade com regulamentações de dados e políticas internas de segurança.

Além disso, a nuvem privada proporciona uma maior flexibilidade para otimizar recursos de computação, armazenamento e rede, garantindo que a empresa possa ajustar sua infraestrutura de TI de acordo com as demandas em constante mudança.

Outro benefício importante da nuvem privada é a capacidade de oferecer um ambiente dedicado que pode ser otimizado para desempenho específico, requisitos de segurança ou conformidade regulatória, sem as variáveis introduzidas pelo compartilhamento de recursos em uma nuvem pública.

No entanto, esse modelo também exige um investimento maior em hardware, software e expertise para a implementação e a manutenção, tornando-o mais adequado para organizações que necessitam de um alto nível de controle sobre seus ambientes de TI e dados.

Como Surgiu O Termo Nuvem Privada?

Essa tecnologia surgiu na década de 1960, por John McCarthy, renomado cientista da computação e também criador do termo Inteligência Artificial.

Naquela época, ele propôs que a computação poderia ser mais eficazmente empregada por meio do compartilhamento de tempo e computação como serviço público. 

Essa tecnologia envolvia a experiência compartilhada de computadores, permitindo que várias pessoas o utilizassem, resultando na redução de custos e na ampliação da capacidade de processamento de dados. 

Essa computação como um serviço público envolvia o pagamento por parte dos usuários somente pelo que efetivamente usassem, bem parecido com o modelo de cobrança de serviços, como água e luz.

Com a origem da internet, em 1962, houve a possibilidade de compartilhamento global de dados, permitindo seu aprimoramento até chegar no conceito de computação em nuvem, que utilizamos hoje em dia.

Por Que Usar Nuvem Privada?

A  nuvem privada é um modelo muito usado por empresas de diversos setores, principalmente em razão da segurança de dados esperada, performance previsível, custos previsíveis, modernização de aplicativos, conformidade aprimorada e governança regulatória.

Entenda cada um desses motivos para contratar o sistema private label para a sua empresa: 

Maior Segurança De Dados

A contratação de um serviço de nuvem privada garante maior segurança de dados para as organizações, já que os recursos e funcionalidades do ambiente em nuvem são dedicados exclusivamente a uma única empresa.

Dessa forma, a empresa não precisa compartilhar o sistema com outras empresas, reduzindo de forma significativa o risco de violações de segurança, já que há controle total sobre as políticas de segurança, acesso, além de tecnologias, como a criptografia dos dados

A segurança é um ponto em que os especialistas em nuvem têm opiniões diferentes. Ao longo deste artigo, vamos esclarecer!

Performance Previsível

A nuvem privada também pode ser importante para as empresas que buscam sistemas com performance previsível, uma vez que as funcionalidades são usadas de forma exclusiva pela empresa contratante. 

Com isso, é possível ter controle sobre a capacidade de processamento, armazenamento e rede, o que permite previsão e gerenciamento mais consistente do desempenho de suas aplicações. 

Dessa forma, a empresa consegue assegurar que as operações e atividades sensíveis dos aplicativos de alto desempenho consigam atender, de maneira consistente e eficiente,  às demandas de toda a operação. 

Maior Economia

Outro motivo para contratar a nuvem privada está associado à maior economia a longo prazo, em razão da  eficiência operacional do seu sistema.  

Ao usar recursos modernos, contar com uma infraestrutura robusta e ter escalabilidade sob demanda, as organizações conseguem evitar os gastos excessivos com funcionalidades que não são tão necessárias, mas que consomem recursos financeiros.

Somado a isso, a automação e a agilidade proporcionadas pela nuvem privada auxiliam no uso mais eficiente dos recursos, diminuindo, portanto, custos operacionais associados.

Por outro lado, a economia pode ser influenciada pelo nível de segurança cibernética desejado pela empresa, pois quanto mais seguro, mais investimento se faz necessário.

Custos Previsíveis

Quando o ambiente em nuvem privada é fornecido por um prestador de serviços especializado, as empresas podem ter custos mais previsíveis. 

Isso porque, diferente de métodos tradicionais de infraestrutura de TI, onde os custos podem variar de maneira significativa, uma nuvem privada proporciona uma estrutura de custos mais estável. 

Dessa forma, é possível fazer um planejamento financeiro, pois a empresa consegue saber exatamente o valor que deve ser gasto em sua infraestrutura de nuvem, permitindo uma melhor previsão orçamentária.

Modernização de Aplicações

A nuvem privada também garante a modernização de aplicativos, já que esse serviço oferece plataforma flexível e escalável para o desenvolvimento e execução de softwares. 

Esse sistema facilita a atualização de aplicações, a migração para estruturas mais modernas e a implementação de tecnologias de desenvolvimento mais ágeis e modernas. 

Isso acontece porque o ambiente em nuvem privada pode disponibilizar às empresas ambientes de teste e desenvolvimento eficientes, permitindo um ciclo de vida do desenvolvimento de software mais rápido.

Conformidade Aprimorada

A conformidade aprimorada também é um dos motivos para contratar a nuvem privada para a sua empresa. 

Isso porque, essa tecnologia oferece maior controle sobre políticas de segurança e conformidade, o que é ainda mais importante para empresas que precisam atender a regulamentações específicas da indústria. 

Ao ter maior controle sobre a infraestrutura, as empresas conseguem implementar medidas de segurança personalizadas, auditorias internas e políticas de conformidade, que atendam aos requisitos do setor.

Isso garante um funcionamento em conformidade com as normas regulatórias, evitando problemas que podem gerar multas e até sanções.

Governança Regulatória

A nuvem privada também maximiza a governança regulatória, possibilitando que as empresas estejam em conformidade com as exigências legais. 

Isso é ainda mais essencial em segmentos que possuem regulamentações complexas, como serviços financeiros, saúde e governo, onde as políticas de governança e as normas regulatórias devem ser seguidas em sua totalidade. 

A capacidade de customizar a infraestrutura e adotar medidas de segurança específicas permite a aderência a diretrizes governamentais e regulamentações do setor.

Quais Os Tipos De Nuvem Privada?

Hoje em dia, existem vários tipos de nuvem privada, com funcionalidades e características variadas, adaptando-se às mais diversas necessidades e preferências das organizações. 

Os tipos de nuvem privada podem ser categorizados com base na forma como são implementadas e gerenciadas, oferecendo às empresas diversas opções para atender às suas necessidades específicas de segurança, controle e operação. 

Confira os tipos de nuvem privada disponíveis para a sua empresa.

Nuvem Privada On-Premise Ou Local

A nuvem privada on-premise (ou local), que é construída, hospedada e mantida nas instalações físicas da empresa.

Esta abordagem oferece o máximo controle sobre a infraestrutura e os dados, sendo ideal para organizações que demandam altos níveis de segurança e conformidade regulatória.

Nuvem Privada Hospedada

É quando a infraestrutura é mantida por um terceiro, mas dedicada exclusivamente à empresa. 

Isso permite que as empresas aproveitem os benefícios de uma nuvem privada sem a necessidade de investir em hardware e manutenção, ao mesmo tempo em que mantêm um alto nível de controle e segurança sobre seus dados.

Nuvem Privada Virtual

A nuvem privada virtual, que é uma segmentação ou partição de uma nuvem pública para criar um espaço dedicado que simula uma nuvem privada

Embora esteja em uma infraestrutura compartilhada, a nuvem privada virtual oferece isolamento de recursos, proporcionando uma camada adicional de segurança e privacidade.

Nuvem Privada Gerenciada

O tipo de nuvem privada gerenciada, em que a infraestrutura é totalmente gerenciada por um provedor de serviços. 

Isso combina os benefícios da nuvem privada, como segurança e exclusividade, com a conveniência de ter a gestão técnica nas mãos de especialistas, liberando a empresa para se concentrar em suas operações principais.

Cada tipo de nuvem privada apresenta suas próprias vantagens, desafios e considerações de custo.

A escolha entre elas dependerá das prioridades específicas da empresa, incluindo requisitos de conformidade, necessidades de desempenho, orçamento disponível e capacidade interna para gerenciar a infraestrutura de TI.

infograficos-caracteristicas-nuvem-privada-nuvem-pública

Qual É A Diferença Entre Nuvem Privada, Híbrida E Nuvem Pública?

O sistema de nuvem privada, nuvem híbrida e nuvem pública possuem diferenças e características significativas. 

Para você entender essa diferenças, listamos os detalhes de cada tecnologia logo abaixo, confira:

Nuvem Privada

Como mencionamos ao longo deste artigo, a nuvem privada  possui uma infraestrutura de nuvem dedicada exclusivamente a uma única empresa, podendo ser implementada nas instalações da empresa ou em um ambiente hospedado por um provedor específico.

A grande vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de ter maior controle sobre a infraestrutura, o que possibilita a personalização, conformidade e segurança.

Nuvem Pública

Já a nuvem pública conta com recursos de computação, armazenamento e rede, disponibilizados por um provedor de serviços de nuvem e compartilhados entre diferentes empresas e organizações.

Esse sistema permite o acesso à estrutura pela internet, sendo disponível para o público em geral. Entre os principais exemplos de nuvem pública podemos citar  Google Cloud Platform, Amazon Web Services , Microsoft Azure, Huawei Cloud e Oracle Cloud.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida combina componentes de nuvem pública e nuvem privada, onde uma empresa pode usar os dois ambientes de nuvem, criando, assim, uma conexão entre eles.

Esse tipo de nuvem possibilita a transferência de dados e aplicativos entre a nuvem pública e privada, o que garante mais flexibilidade e escalabilidade.

Essa tecnologia é indicada para organizações que possuem trabalhos dinâmicos, onde a escalabilidade da nuvem pública é vantajosa, mas que necessita de um sistema que mantenha os dados sensíveis em um ambiente privado com mais controle. 

Quais São Os Benefícios Da Nuvem Privada?

Os benefícios da nuvem privada são diversos, mas não podemos deixar de destacar que a segurança robusta, o controle e a possibilidade de personalização estão entre as principais.

Ao usar a nuvem privada, por exemplo, é possível ter um controle eficiente de toda a  infraestrutura de TI, possibilitando ajustes específicos conforme as necessidades internas da empresa, resultando em maior flexibilidade e eficiência operacional.

No que se refere à segurança, os recursos da nuvem privada são exclusivos da empresa contratada, permitindo, assim, um ambiente muito mais isolado e menos suscetível a ameaças externas, como ataques cibernéticos, sequestro de dados e invasões, por exemplo. 

A alta capacidade de adaptação da infraestrutura da nuvem privada facilita o atendimento aos requisitos específicos de conformidade e regulamentação de diferentes setores, principalmente aqueles que têm regras complexas, como o setor financeiro, por exemplo.

Mesmo tendo um custo para a implementação, as vantagens relacionadas à segurança, personalização e controle tornaram o sistema de nuvem privada muito mais vantajoso, especialmente para organizações que desejam um nível mais alto de governança sobre seus dados e aplicativos.

Mas na hroa de escolher o melhor sistema de nuvem para a sua empresa, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, como as necessidades e preferências específicas da sua empresa no que se refere à segurança e disponibilidade de dados. 

A Nuvem Privada É Mais Segura Que A Nuvem Pública?

Em alguns trechos deste artigo foi enfatizada a segurança da nuvem privada, mas realmente é mais segura? Depende.

Avaliar se a nuvem privada é mais segura do que a nuvem pública, mesmo quando esta última recebe grandes investimentos em segurança cibernética, é uma questão que não tem uma resposta definitiva, pois depende de vários fatores, incluindo as necessidades específicas da empresa, o tipo de dados armazenados e as regulamentações de conformidade aplicáveis.

De modo geral, a nuvem privada é percebida como mais segura para muitas organizações, principalmente devido ao controle exclusivo sobre a infraestrutura de TI e ao isolamento dos recursos computacionais, o que reduz significativamente a exposição a ameaças externas e internas.

No entanto, os provedores de nuvem pública têm avançado consideravelmente na implementação de medidas de segurança robustas, incluindo criptografia de dados, autenticação multifator, e redes definidas por software, entre outras.

Esses provedores também contam com equipes dedicadas de especialistas em segurança que trabalham incessantemente para identificar e mitigar ameaças, algo que pode ser desafiador para empresas individuais manterem suas próprias instalações de nuvem privada.

Portanto, a escolha entre nuvem privada e pública em termos de segurança não deve ser vista como um dilema entre opções mutuamente exclusivas, mas sim como uma decisão estratégica baseada em uma análise cuidadosa das necessidades específicas de segurança da empresa, do tipo de dados que serão armazenados e processados, e da capacidade da empresa de investir em e gerenciar infraestruturas de segurança.

Em muitos casos, uma abordagem híbrida, que combina elementos de nuvens privadas e públicas, pode oferecer um equilíbrio ideal entre segurança, flexibilidade e custo.

Conclusão

Em um mundo empresarial cada vez mais dependente da tecnologia, o modelo de computação em nuvem privada é uma alternativa inteligente quando o assunto é o controle, segurança e eficiência na gestão de recursos de TI.

Certamente os investimentos em uma nuvem privada serão maiores que a nuvem pública, considerando-se os mesmos níveis de proteção cibernética.

A capacidade de moldar a infraestrutura conforme as necessidades específicas da empresa, proporciona uma plataforma ágil e escalável, garantindo um diferencial competitivo para a empresa. 

Se você deseja encontrar as melhores soluções de computação em nuvem e segurança de dados para a sua empresa, conheça a HLTI, uma empresa que oferece recursos de backup em nuvem e produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication, que utilizam essa tecnologia em suas operações de cópias de segurança.

As soluções usadas pela HLTI são totalmente compatíveis com os mais diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando, assim, a segurança dos dados da empresa.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados  e serviços especializados em nuvem para sua empresa.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.