fbpx

Segurança Cibernética – 6 dicas para verificar se a sua empresa é segura

Segurança Cibernética - 6 dicas para verificar se a sua empresa é segura

Garantir a segurança cibernética da sua empresa é um assunto muito atual e que ainda gera muitas dúvidas. Segundo a empresa de consultoria Roland Berger Strategy Consultants da Alemanha, o Brasil foi o 5º país com maior número de ataques cibernéticos em 2021. Apenas no primeiro trimestre houve um total de 9,1 milhões de ocorrências, mais que o ano inteiro de 2020.

Segurança Cibernética

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas são visadas para esses ataques, aumentam dia após dia, os ataques a empresas de pequeno e médio porte. Mas como saber se a sua empresa está segura? Separamos 6 tópicos essenciais para proteger os dados da sua empresa e garantir a segurança cibernética dela.

Segurança cibernética – Proteção de dados

Sistemas e aplicações atualizadas

Para conferir se sua empresa está protegida contra ataques cibernéticos, inicie pelo básico. Confira se todos os sistemas e aplicações da sua empresa estão atualizados.

Normalmente, os ataques acontecem por meio de sistemas e softwares que não estão atualizados e por isso oferecem falhas, o que facilita a exploração de vulnerabilidades na segurança, possibilitando a entrada dos hackers. Se a sua empresa mantém as atualizações em dia, há menos brechas para invasões.

Além disso, opte sempre pelos softwares e sistemas originais, que oferecem atualizações de segurança regularmente, minimizando os vazamentos de dados. Ao optar por programas “piratas”, você compromete a segurança cibernética da sua empresa.

Backup para nuvem

O backup em nuvem é essencial para prevenir a perda de dados e garantir a retomada dos dados em caso de roubo ou perda de arquivos. Ao investir em backup em nuvem você potencializa a segurança cibernética da sua empresa.

Aqui na HLTI, utilizamos soluções de backup profissional com criptografia aplicada e retenção dos dados, o que faz com que seus dados estejam ainda mais seguros. Saiba mais sobre o como funciona o backup em nuvem aqui.

Proteção de arquivos, web e infraestrutura (Antivírus e Firewall)

Comece a proteção dos dados da sua empresa com uma boa estrutura de antivírus e firewall. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes a escolha de bons sistemas de proteção fazem toda a diferença na segurança cibernética da sua empresa. A função dos firewalls e dos antivírus é justamente impedir, através de barreiras, que hackers tenham acesso às informações protegidas.

Treinamento de colaboradores

Geralmente os colaboradores não possuem treinamento básico em segurança, fazendo com que tomem atitudes equivocadas que podem comprometer a segurança cibernética da sua empresa. A maioria dos ataques são iniciados pela técnica de phishing. Este termo phishing faz alusão à palavra em inglês fishing, que significa “pescaria”, em tradução livre. 

A associação com essa atividade não é mero acaso: o phishing scam é uma tentativa de fraude pela internet que utiliza “iscas”, isto é, artifícios para atrair a atenção de uma pessoa e fazê-la realizar alguma ação. 

Controle de acessos

Para garantir a segurança de dados, é essencial estabelecer controles e acessos específicos a cada tipo de colaborador. Assim, sua empresa evita que dados sejam deletados sem querer, ou que pessoas que não precisam de certas informações tenham acesso a elas. 

Com o controle de acesso se pode reduzir o impacto no caso de um eventual sequestro de dados, também conhecido como ransomware

Antecipe os riscos e se prepare para eles  

Conte com uma equipe especializada em T.I., que preste o serviço de Suporte Técnico e avalie o nível de segurança da sua empresa. Nessa modalidade de contratação, a empresa fica responsável de garantir a segurança de dados da sua empresa, monitorando e prevendo ataques. Evitando que esses ataques se concretizem, ou que acionem barreiras de segurança que podem paralisar sistemas momentaneamente, como modo de segurança.

Ao contar com esse serviço de monitoramento e prevenção, você evita prejuízos por paralisações desnecessárias ou ataques à sua rede de dados.

Ainda tem dúvidas se a sua empresa está segura ou não? Entre em contato conosco e garanta um diagnóstico gratuito da sua estrutura.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.