Confira As Melhores Opções De Ferramentas De Backup

ferramentas-backup

Hoje em dia, o mercado da tecnologia oferece os mais diversos tipos de ferramentas de backup, auxiliando as empresas a armazenar seus dados com segurança, garantindo a integridade e disponibilidade dos arquivos, principalmente, em situações adversas. 

Porém, com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil encontrar o software de backup ideal para as necessidades da sua empresa.

Pensando nisso, selecionamos as melhores ferramentas de backup para você escolher a opção certa para sua empresa.

Vem com a gente!

O Que É Backup?

Backup é um processo que realiza cópias de segurança de dados digitais essenciais para uma empresa ou mesmo para pessoas comuns, armazenando estas cópias em um dispositivo, que pode ser local, como fitas, sistemas NAS, servidores, hardwares, HD externo, cartão SD, ou remotos, como nuvem, servidor FTP e outros.

Entre os dados que podem passar por um processo de backup estão imagens, vídeos, aplicativos, banco de dados, documentos, máquinas virtuais, etc. 

O objetivo é assegurar a preservação dos dados em caso de perda, danos, falhas de sistemas, ataques hackers, exclusão acidental, etc.

Por Que Os Backups São Importantes?

Os backups são essenciais em razão dos mais diversos motivos, mas principalmente, por ser um processo que garante a integridade, segurança e disponibilidade de dados importantes para uma empresa. 

Nesse sentido, os backups proporcionam a prevenção contra perda de dados, que podem acontecer por conta de falhas no sistema, corrupção de arquivos, exclusão acidental, ataques cibernéticos e outros acidentes quaisquer.

Ao realizar esse processo, você consegue obter cópias originais dos arquivos que são essenciais para as operações de uma empresa. 

Além disso, em caso de desastres, as ferramentas de backup também são importantes, pois, as empresas estão sujeitas a passar por incidentes, como inundações, incêndios, terremotos e roubos, que podem comprometer os dispositivos de armazenamento utilizados. 

Ao fazer o armazenamento dos dados da sua empresa em outro local, você consegue recuperar as informações sensíveis da sua empresa de maneira rápida, minimizando danos rapidamente após o desastre. Cabe citar aqui a regra de backup 3-2-1.

Além disso, as ferramentas de backup também são importantes em uma eventual necessidade de recuperar versões anteriores dos dados.

Em caso de falhas humanas, o backup também garante que sua empresa não perca informações sensíveis para um projeto ou operação, proporcionando, assim, uma camada adicional de proteção contra esses erros.

Conceitos Básicos do Backup Empresarial

Antes de pensarmos em qual a ferramenta de backup é a mais adequada para a empresa, vamos conhecer alguns conceitos básicos em backup empresarial. Vem com a gente:

Armazenamento Em Nuvem

O backup em nuvem executa cópias de segurança em um servidor remoto, hospedado em um provedor de nuvem. Recomenda-se que seja um provedor de nuvem pública.

Neste formato, a cobrança pelo serviço de armazenamento de dados é feita a partir do espaço contratado, banda de transmissão de dados, quantidade de servidores e pelo período que as informações são acessadas, entre outros pontos. 

Armazenagem Local

O armazenamento local é um método muito usado pelas empresas que buscam acesso rápido aos backups. É o mais indicado para a rápida restauração de dados.

Um exemplo de armazenamento local é a fita, considerada um formato antigo, mas que ainda hoje é usada por empresas, principalmente, por conta da sua grande capacidade de armazenamento, durabilidade e custo-benefício.

Outro formato é o NAS (Network Attached Storage), um dispositivo que necessita de conexão na rede local da empresa, garantindo acesso e a recuperação rápida dos backups.

O Storage também é um dos mais comuns e garante alta capacidade e desempenho.  

Há também o fileserver é um repositório centralizado de dados, permitindo que diversos usuários ou sistemas acessem, leiam, gravem ou excluam arquivos de forma colaborativa. 

Backup Híbrido

O backup híbrido é a soma do backup local com o backup em nuvem, possibilitando a rápida restauração dos dados do backup local e a segurança dos dados armazenados na nuvem, fora da empresa.

A estratégia D2D2C é bastante viável e altamente recomendada.

Backup Completo

O backup completo é um método que executa cópia de segurança dos arquivos de um sistema, rede ou dispositivo de armazenamento. 

Nesse sentido, essa metodologia cria uma cópia de backup mais ampla, pois o backup completo inclui todos os arquivos existentes em um determinado sistema. Por fazer a cópia completa é um método mais demorado para concluir o backup.

Sendo assim, ele faz cópias de segurança de todos os arquivos em um sistema para outro dispositivo, que pode ser desde sistema em nuvem, Storage SAN, disco rígido, etc.

Com isso, em caso de comprometimento de dados, é possível acessá-los em outro sistema de maneira abrangente, já que ele faz o backup de todos os  dados existentes.

Backup Incremental

Já o backup incremental envolve a criação de cópias de dados que sofreram alterações desde o último backup, considerado uma opção mais eficiente no quesito de armazenamento e tempo quando comparado com o backup completo e o backup diferencial.

Isso porque, na primeira vez em que esse método é executado, ele faz uma cópia completa de todos os dados selecionados.

Nos backups subsequentes, o backup incremental copia apenas dados alterados ou criados desde o último backup incremental.

Backup Diferencial

O backup diferencial cria uma cópia completa de todos os dados que sofreram alguma modificação desde o último backup completo.

Diferente do método incremental que executa cópias somente dos dados alterados desde o último backup incremental, o método diferencial copia todos os dados modificados desde o último backup completo.

Sendo assim, na primeira vez que o backup diferencial é realizado, ele cria uma cópia completa de todos os dados selecionados, um método bem semelhante ao backup completo.

Nos demais backups, o diferencial copia somente os arquivos alterados desde o último backup completo. 

Lembrando que este formato de backup programado para ser executado em intervalos regulares, pode ser diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Além disso, após concluir a execução do backup, o sistema cria uma marca de tempo, sinalizando que o backup foi concluído, possibilitando que o próximo backup diferencial já tenha conhecimento qual método completo deve ser usado como ponto de partida. 

Com isso, ao fazer a restauração dos arquivos, você precisará apenas do último backup completo e backup diferencial. Isso torna a restauração mais rápida e simples do que a restauração de backups incrementais.

Como Funcionam As Ferramentas De Backup Corporativo?

As ferramentas de backup corporativo são projetadas para garantir a segurança e proteção de dados, a partir das necessidades específicas de cada organização. 

Sendo assim, funcionam como uma camada adicional de proteção, evitando que as informações essenciais da sua empresa sejam comprometidas em caso de problemas. 

De maneira prática, as ferramentas de backup armazenam cópias de arquivos de um sistema ou dispositivo para outro local, como dispositivos físicos locais, NAS, servidor remoto, servidor local ou na nuvem. 

A transmissão dos dados em um backup com armazenamento local ocorre dentro da rede interna da empresa.

Os dados são selecionados e preparados para backup, e em seguida, são transmitidos por meio de protocolos de rede seguros, como o TCP/IP.

Durante a transmissão, os dados são criptografados para garantir sua segurança e confidencialidade.

Verificações de integridade são realizadas para assegurar que os dados não foram corrompidos durante o processo.

Uma vez transmitidos, os dados são armazenados em um dispositivo de backup local, ficando disponíveis para futuras recuperações.

Já o armazenamento de backup na nuvem envolve o envio dos dados pela internet para servidores remotos do provedor de serviços em nuvem.

Após a seleção e preparação dos dados, eles são criptografados na origem para garantir a segurança durante a transmissão.

Por meio de conexões seguras, os dados são transferidos para a nuvem, onde são armazenados em servidores altamente protegidos e escaláveis.

Medidas de verificação e integridade são frequentemente aplicadas para confirmar que os dados foram transmitidos corretamente.

O armazenamento na nuvem oferece flexibilidade e resiliência, permitindo o acesso e a recuperação dos dados de forma remota, quando necessário.

Para o armazenamento do backup sendo local ou na nuvem, é essencial adotar medidas de segurança para proteger os dados durante toda a transmissão e armazenamento

Quais As Melhores Ferramentas De Backup Corporativo Para Empresas?

Hoje em dia, as empresas podem contar com as mais diversas opções de ferramentas de backup corporativo.

Para te ajudar a escolher a tecnologia mais adequada, selecionamos as opções com o melhor custo-benefício. 

Confira:

Backup Pro

O Backup PRO é um sistema muito versátil, compatível com os mais diferentes sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização.

Pode fazer armazenamento dos dados de forma local ou na nuvem, além de ter um processo totalmente automatizado, ou seja, não há necessidade de intervenção humana, já que é todo automático. 

Esse sistema permite acessar e recuperar dados de forma fácil, segura e rápida, além de contar com avançados sistemas de criptografia e armazenamento de dados em Data Center TIER III.

Dentre os recursos técnicos, destacam-se os backups de todos os tipos (completo, incremental e diferencial), deduplicação de dados, criptografia avançada, DR (Disaster Recovery) e Proteção do Office 365.

O Backup Pro oferece ainda relatórios de todas as atividades, para você acompanhar a qualidade e desenvolvimento do serviço de backup em nuvem.

Veeam Backup and Replication

Outra ferramenta de backup com ótimo custo-benefício é o Veeam Backup and Replication, uma solução projetada para empresas, com um desempenho sólido, facilidade de uso e escalabilidade flexível.

Esse sistema oferece os mais diversos recursos, como a criação de backups de máquinas virtuais sem que seja necessário fazer interrupção do fluxo de trabalho. 

Com ele, sua empresa pode utilizar qualquer método de armazenamento, como local, dispositivos NAS, etc. 

Além disso, ele permite ainda a restauração de arquivos individuais ou VMs inteiras em minutos, além de fornecer opções granulares de recuperação para Exchange, SQL Server, Active.

Com isso, o Veeam Backup and Replication é uma opção que vale a pena investir, principalmente, no caso das empresas que precisam realizar backup de ambientes virtualizados. 

Azure Backup

O Microsoft Azure Backup é um sistema de backup em nuvem fornecido pela Microsoft por meio da plataforma de nuvem Azure. 

Essa tecnologia garante a proteção de dados em várias fontes, como máquinas virtuais, servidores físicos, bancos de dados e outros recursos hospedados no Azure.

Com ele, é possível criar políticas flexíveis de retenção e agendamento para obter a recuperação confiável dos seus arquivos em caso de falha ou perda.

O Azure Backup oferece suporte para diferentes opções de backup, incluindo backup de arquivos, pastas, aplicativos e bancos de dados específicos, como o Microsoft SQL Server e o SharePoint.

Além disso, ao contratá-lo, sua empresa pode contar com recursos avançados, como desduplicação de dados, compressão e criptografia para otimizar a eficiência de armazenamento e proteger seus dados confidenciais durante a transferência e o armazenamento.

Com o Azure Backup você tem opções flexíveis de recuperação, permitindo a restauração de dados em níveis granulares ou recupere sistemas inteiros.

Sem contar que ele pode ser usado em conjunto com outros serviços Azure, como o Site Recovery, para estabelecer uma solução abrangente de recuperação de desastres (DR).

Acronis Cloud Backup

O Acronis Backup Cloud é uma ferramenta de backup em nuvem projetado pela Acronis, uma solução abrangente e segura para backup e recuperação de dados para organizações de diferentes portes. 

Essa solução garante a proteção de vários recursos, como, por exemplo, servidores físicos, máquinas virtuais, estações de trabalho e dispositivos móveis. 

Sem contar que ele é capaz de suportar vários sistemas operacionais, como Windows, Linux, macOS, além de oferecer recursos avançados para segurança de dados em ambientes híbridos e de nuvem.

O Acronis Backup Cloud também auxilia na criação de políticas de backup personalizadas conforme as necessidades de cada organização, além de permitir que sua empresa defina suas próprias regras de agendamentos, retenção e configurações de backup incremental ou completo.

Você pode contar ainda com recursos de desduplicação e compressão para otimizar o uso do armazenamento em nuvem

Além disso, ele oferece outras tecnologias de segurança, como autenticação em dois fatores e proteção contra ransomware para prevenir ataques cibernéticos.

Com ele, sua empresa tem acesso a uma interface intuitiva e fácil de usar, possui opções de recuperação flexíveis, permitindo que você restaure dados em níveis granulares ou recupere sistemas inteiros com rapidez e facilidade.

Como Escolher Boas Ferramentas De Backup?

Mas com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta de backup, não é mesmo?

Para te ajudar, listamos alguns aspectos que devem ser considerados ao escolher a opção ideal para a sua empresa, confira:

Facilidade De Uso

A interface da ferramenta de backup é um dos critérios mais importantes ao escolher uma tecnologia. Isso porque, o sistema de backup deve ser intuitivo e de fácil utilização para que os usuários não tenham dificuldade de acessá-lo.

Sendo assim, busque por soluções que possibilitem configurar e gerenciar os backups de maneira simples e eficiente, mesmo para usuários que tenham pouca experiência técnica.

Acessibilidade

Uma ferramenta de backup acessível permite que os dados críticos de uma organização estejam sempre disponíveis quando necessário, principalmente, em situações que envolvem incidentes, como falhas em sistemas, roubos de dados, desastres naturais, etc.

Dessa forma, em caso de comprometimento de dados sensíveis, a sua empresa poderá recuperar os dados rapidamente e retomar as operações em um menor tempo.

Confiabilidade

Leve em consideração também a confiabilidade ao escolher uma ferramenta de backup para a sua empresa, pois a integridade e a disponibilidade dos dados são cruciais para a operação da sua empresa. 

Uma ferramenta de backup confiável possibilita que os arquivos sejam copiados e armazenados com segurança, minimizando o risco de perda ou corrupção de informações críticas.

Suporte Técnico

Outro cuidado ao escolher a ferramenta de backup é o nível de suporte técnico oferecido e, claro, sua eficiência. 

 Lembre-se que um bom suporte técnico pode ser crucial em caso de problemas, incidentes ou dúvidas durante a implementação ou na utilização da ferramenta. 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas de backup do mercado, como é o seu funcionamento e como escolher a opção certa, conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em backup em nuvem e nos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

banner Veeam Prancheta 1 copia

Essas tecnologias são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.