Entenda O Que É Cloud Storage E Como Funciona

cloud-storage

Com o grande volume de dados que transitam nas organizações, hoje em dia, o cloud storage é uma tecnologia que se tornou essencial para garantir a eficiência, segurança e acessibilidade no armazenamento e gerenciamento dessas informações.

Esse serviço tem ampla capacidade para armazenar arquivos e transmiti-los de maneira ágil, proporcionando uma solução escalável e flexível para as necessidades em constante evolução das empresas.

Além disso, o cloud storage oferece vantagens, como a redundância de dados e a recuperação de desastres, garantindo a integridade e disponibilidade dos dados em caso de falhas de hardware ou eventos imprevistos. 

Essa combinação de recursos faz do cloud storage uma ferramenta indispensável para empresas de todos os portes, ajudando a impulsionar a inovação, a colaboração e o crescimento dos negócios.

Leia o nosso artigo e entenda o que é cloud storage, como ele funciona e quais os benefícios esse serviço pode trazer para a rotina da sua organização. Vem com a gente!

O Que É Cloud Storage?

O cloud storage que, em português significa, armazenamento em nuvem, é um serviço oferecido por provedores de nuvem, permitindo que indivíduos e empresas guardem seus dados pessoais ou corporativos em um espaço virtual. 

Para você compreender a tecnologia, esse serviço é bem parecido com o armazenamento em um computador, porém, ele utiliza a internet para transferir os dados.

Como Funciona O Cloud Storage?

O cloud storage é um serviço que funciona a partir de três formatos de armazenamento em nuvem, que são classificados em públicos, privados ou híbridos, podendo ser oferecidos como um serviço pago ou instalados por meio da compra de equipamentos de armazenamento dedicados, como servidores. 

Entre os exemplos de cloud storage para uso pessoal, podemos citar o Google Drive e Dropbox, que permitem o armazenamento e compartilhamento de arquivos de maneira acessível para todos os usuários.

O acesso ao armazenamento em nuvem é feito via internet, por meio de um navegador web, ou software cliente, onde o usuário deve entrar com login e senha. 

Vale ressaltar que a capacidade de armazenamento pode ser ajustada conforme as necessidades da empresa, permitindo uma gestão eficiente dos recursos de dados.

Quais Os Tipos de Cloud Storage?

Como mencionamos no tópico anterior, o cloud storage pode ser operado em diferentes estruturas, sendo elas, nuvem pública, privada, multi-cloud e híbrida.

Entenda nos tópicos a seguir como essas estruturas funcionam, principais características e vantagens. 

Nuvem Pública

No modelo de nuvem pública, os data centers são compartilhados com outras empresas, oferecendo escalabilidade conforme a demanda de cada uma.

Normalmente, o cloud storage público é mais indicado para organizações que buscam flexibilidade e não requerem um controle absoluto sobre seus dados.

As principais vantagens desse métodos estão relacionadas a redução de custos, uma vez que os recursos são compartilhados com outros usuários.

Note, somente os recursos de TI são compartilhados entre várias empresas, mas os dados não são compartilhados.  

Além disso, a implementação e manutenção de infraestrutura são responsabilidades do provedor de serviços, o que alivia a carga de trabalho das equipes de TI internas. 

Essa abordagem também permite que as empresas aproveitem rapidamente os avanços tecnológicos e atualizações de software oferecidos pelo provedor, mantendo-se sempre atualizadas e competitivas no mercado.

Nuvem Privada

Já no caso da nuvem privada, os data centers são dedicados exclusivamente à empresa, proporcionando controle total sobre os dados.

Este modelo é mais adequado para organizações que lidam com informações sensíveis ou regulamentadas, como dados financeiros ou de saúde, por exemplo.

Além disso, o cloud storage privado tem um custo mais elevado de implementação e manutenção, porém, proporciona um nível mais alto de segurança de dados e conformidade.

Nuvem Híbrida

Já a nuvem híbrida permite que a empresa decida quais dados são armazenados na nuvem pública e quais permanecem na nuvem privada.

Essa abordagem combina os benefícios da escalabilidade da nuvem pública com o controle e a segurança da nuvem privada.

Sendo assim, esse modelo de cloud storage é ideal para organizações que possuem uma variedade de cargas de trabalho e necessidades de níveis de segurança variados.

Além disso, a nuvem híbrida oferece uma maior flexibilidade para migrar cargas de trabalho entre ambientes de nuvem pública e privada, conforme as necessidades operacionais e regulamentares da empresa mudam ao longo do tempo. 

Sendo assim, a nuvem híbrida permite que as empresas otimizem os custos de armazenamento e processamento, mantendo o controle sobre dados sensíveis e críticos para o negócio.

Multi-Cloud

Por fim, há ainda o formato multi-cloud, uma estrutura que envolve a utilização de mais de um modelo de nuvem, aumentando a flexibilidade e a redundância.

Esse modelo garante que organizações aproveitem os pontos fortes de diferentes provedores de nuvem e evitem ficar presas a um único fornecedor.

Contudo, vale ressaltar que gerenciar várias nuvens pode ser complexo e requer uma estratégia de gerenciamento eficaz para garantir a integração e a interoperabilidade entre os ambientes de nuvem.

Mas lembre-se que uma abordagem bem planejada garante que a empresa possa aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas por cada provedor de nuvem selecionado.

Quais Os Tipos de Cloud Storage?

Além das modalidades de nuvem, o cloud storage também possui diferentes tipos de armazenamento. Confira quais são os mais comuns:

Armazenamento de Objetos

Neste tipo de cloud storage, os dados são armazenados como objetos individuais, cada um com sua própria identificação única.

Além disso, ele é mais indicado para o armazenamento de grandes volumes de dados não estruturados como, por exemplo, vídeos, imagens, backups e arquivos de log.

Ao usar esse tipo de armazenamento, os objetos são acessados por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), o que pode facilitar sua integração com aplicativos e sistemas existentes.

Armazenamento de Arquivos

Outro tipo de cloud storage é o armazenamento de arquivos, onde os dados são organizados em uma hierarquia de diretórios e subdiretórios, bem parecido com a estrutura de um sistema de arquivos tradicional.

Essa tecnologia é mais usada para empresas que desejam armazenar e compartilhar documentos, planilhas, apresentações e outros tipos de arquivos comumente utilizados em ambientes empresariais.

A sua principal vantagem é que ele oferece recursos como controle de acesso baseado em permissões, permitindo que diferentes usuários tenham acesso apenas aos arquivos autorizados.

Armazenamento em Blocos

No armazenamento em bloco, os dados são divididos em blocos de tamanho fixo e armazenados em dispositivos de armazenamento físico, como discos rígidos ou SSDs.

Esse serviço é amplamente utilizado em ambientes que requerem alto desempenho e baixa latência, como bancos de dados e aplicativos de processamento em tempo real.

Uma das suas principais características é que os blocos são acessados diretamente pelos aplicativos e sistemas, proporcionando uma camada de armazenamento de baixo nível que pode ser otimizada para atender às necessidades específicas de cada carga de trabalho.

Quais Os Principais Benefícios Do Cloud Storage?

Agora que você já conhece os modelos de cloud storage os principais tipos de armazenamento, é importante conhecer os benefícios em adotar essa tecnologia na sua empresa.

Selecionamos as principais, confira:

Segurança De Dados

Um dos principais benefícios do cloud storage, sem dúvida, é a segurança de dados. Isso acontece porque, em geral, os serviços projetados para a nuvem apresentam uma estrutura de proteção maior do que os servidores físicos locais.

Além disso, os arquivos armazenados nestes serviços são protegidos por criptografia, uma tecnologia que codifica os dados, tornando-os ilegíveis para quem acessa o ambiente sem autorização. 

Redução De Custos

O cloud storage também proporciona uma redução dos custos relacionados ao armazenamento de dados. 

Isso porque, ao adotar essa tecnologia, não há necessidade de manter hardware de armazenamento físico, como servidores, storages, backups, por exemplo, o que elimina os gastos com compra, instalação, manutenção e atualização desses dispositivos, além de reduzir a necessidade de mão de obra especializada.

Escalabilidade

Os provedores de cloud storage também oferecem uma infraestrutura de TI altamente escalável.

A vantagem é que você pode ajustar os níveis de armazenamento conforme as necessidades da empresa, podendo aumentar ou diminuir o espaço de utilização, conforme a demanda de cada momento ou cenário.

Essa flexibilidade permite que a empresa otimize seus recursos, evitando gastos desnecessários com capacidade não utilizada e garantindo que haja sempre espaço suficiente para suportar o crescimento e as mudanças operacionais.

Acesso Aos Arquivos Facilitado

Uma das grandes vantagens do  cloud storage é a facilidade de acesso aos arquivos por parte dos usuários autorizados.

Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer dispositivo, a qualquer hora, desde que o usuário tenha permissão, o que contribui para que as empresas respondam rapidamente às demandas operacionais, aumentando a eficiência da operação.

Essa acessibilidade simplificada promove a colaboração entre equipes distribuídas geograficamente e permite que os funcionários acessem e compartilhem informações de maneira ágil e eficaz, melhorando a produtividade e a tomada de decisões em tempo real.

Gestão De TI Simplificada

Os serviços de armazenamento em nuvem também são vantajosos porque simplificam a gestão de TI.

Com isso, é possível ter contratos menos complexos e uma necessidade reduzida de equipes de suporte e manutenção. 

Com uma tecnologia avançada e intuitiva, o cloud storage possibilita o gerenciamento de recursos flexível e previsível, ou seja, a empresa paga apenas pelo espaço que realmente utiliza.

Isso significa que os custos relacionados à infraestrutura de TI são otimizados, eliminando gastos desnecessários com hardware e manutenção, ao mesmo tempo em que oferece uma previsão mais precisa dos custos operacionais. 

O Que Pode Ser Armazenado No Cloud Storage?

O cloud storage é um serviço que pode armazenar de maneira segura e flexível diversos tipos de arquivos, como documentos, backups, fotos, vídeos, banco de dados, contatos e aplicativos, entre outros. 

O melhor é que em nuvem permite que as empresas armazenem, mas também possam editar, recuperar, compartilhar e excluir esses dados conforme necessário e a qualquer hora.

Contudo, o cloud storage é muito indicado para empresas que buscam serviços que proporcionam a proteção de informações confidenciais e essenciais.

Além disso, essa solução também facilita a colaboração em projetos por meio do compartilhamento de arquivos, que podem ser viabilizados por meio dos data centers, que são redes de servidores que oferecem espaço de armazenamento e ferramentas de gerenciamento como parte do serviço.

Qual A Diferença Entre Cloud Storage E Cloud Computing?

O cloud storage e cloud computing são tecnologias que confundem muitas pessoas; entretanto, ambas possuem funções diferentes. 

Como explicamos ao longo deste artigo, o cloud storage permite carregar e armazenar dados em servidores online, facilitando o acesso aos dados de qualquer dispositivo autorizado a qualquer momento. 

Por outro lado, o cloud computing utiliza conectividade de alta velocidade para fornecer recursos computacionais variados, como armazenamento, processamento de dados e execução de programas.

Podemos citar como exemplo Software as a Service (SaaS), que processam dados remotamente. 

Já o cloud storage é focado no armazenamento de arquivos, enquanto o cloud computing abrange uma gama de serviços tecnológicos.

Conclusão

Adotar o cloud storage na empresa é uma decisão estratégica que pode trazer uma série de benefícios significativos, especialmente em razão da crescente quantidade de dados que as organizações precisam gerenciar.

Sendo assim, contar com uma solução de armazenamento em nuvem é essencial, já que ela oferece escalabilidade, flexibilidade e segurança para lidar com essa demanda em constante crescimento. 

Mas lembre-se que na hora de contratar um cloud storage, é preciso buscar um fornecedor que garanta a segurança dos dados, oferecendo medidas robustas de criptografia, políticas de acesso rigorosas e conformidade com regulamentações de proteção de dados. 

Buscando o melhor fornecedor do mercado?

Então, conheça a HLTI, especialista em backup e proteção de dados, entregando segurança cibernética através de serviços especializados e com os produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

As soluções usadas pela HLTI são totalmente compatíveis com os mais diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando, assim, a segurança dos dados da sua empresa.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua empresa.

Conheça nossos serviços: Proteção de dados | Backup PRO | Veeam Backup | Computação em Nuvem | Firewall | SaaS | Suporte Técnico.