Confira Os Principais Tipos e Serviços em Cloud Computing

tipos-nuvem-cloud-computing

A computação em nuvem, também chamada de cloud computing, tem diversos serviços e é importante que se saiba que há diferentes tipos de serviços, como IaaS, PaaS e SaaS.

Também existem diferentes tipos de nuvem como a privada e pública, além da híbrida, sendo que cada um tem diferentes características, funcionalidades e indicações. 

Por isso, conhecer os tipos de nuvem cloud e os seus serviços permitirá que você contrate a solução mais adequada para as necessidades da sua empresa. Vem com a gente e conheça para escolher o modelo mais adequado para o seu negócio.

Confira!

O Que É Cloud Computing?

O cloud computing ou computação em nuvem é um sistema de computação, armazenamento, processamento de dados, gerenciamento de aplicações, armazenamento de dados e recursos oferecidos de forma remota e acessíveis através da internet. 

Cloud computing é como usar a eletricidade da rede pública em vez de ter um gerador em casa.

Em vez de comprar e manter seus próprios computadores e softwares, você acessa serviços, armazenamento e recursos pela internet, fornecidos por empresas especializadas. 

Como Se Dá A Evolução Da Nuvem?

O serviço em nuvem passa por uma evolução contínua nos mais diversos aspectos e frentes. No início da sua descoberta, a nuvem fazia apenas a entrega de serviços de infraestrutura, como servidores virtuais e armazenamento. 

Com a adoção de novas tecnologias, novos modelos de serviço em nuvem foram lançados, como Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS), possibilitando que usuários finais, ou seja, a população comum, pudesse utilizar aplicativos e ambientes na nuvem.

Somado a isso, a computação em nuvem progrediu também a partir do surgimento de novas tecnologias, como edge computing e serverless computing, que auxiliaram na eficiência do desenvolvimento de aplicativos e tempo de espera reduzida. 

Mais recentemente, a segurança, conformidade e a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e computação quântica, também estão sendo importantes para a evolução da nuvem, proporcionando um ecossistema amplo, eficiente e adaptável às necessidades das empresas e usuários.

Quais As Características Da Cloud Computing?

Os diferentes tipos de nuvem cloud computing ganharam espaço no setor empresarial em razão dos mais diversos benefícios, como agilidade, elasticidade, econômica de custo e pagamentos precisos.

Entenda mais nos tópicos abaixo:

Agilidade

Uma das grandes vantagens dos mais diversos tipos de nuvem cloud computing é a agilidade, já que esse sistema consegue disponibilizar recursos de TI de maneira rápida e flexível. 

Sem contar que esse recurso permite que as empresas promovam inovações em seus sistemas a partir de recursos modernos de forma mais rápida, pois os sistemas em nuvem dispensam a necessidade de aquisição e configuração de hardware, tornando os processos de lançamento de produtos ou serviços muito mais rápidos. 

Em poucos minutos é possível ter um ambiente completo para que se possa preparar e disponibilizar aos usuários. Há todo um sistema robotizado que possibilita fazer todas as preparações de forma automatizada.

Elasticidade

A elasticidade também é uma vantagem dos diferentes tipos de nuvem cloud computing, principalmente, por conta da capacidade de dimensionar recursos de maneira a partir das mudanças de cenários.

Com isso, as empresas podem aumentar ou diminuir rapidamente os recursos de computação para atender aos picos de demanda ou flutuações sazonais, o que se torna ainda mais essencial em cenários de mudanças expressivas. 

Aqui estão dois exemplos do uso de elasticidade da nuvem:

  • E-commerce Durante Black Friday: Imagine uma loja online que vê um aumento significativo no tráfego durante a Black Friday ou outras promoções especiais. Para a maioria do ano, essa loja pode precisar de apenas um pequeno número de servidores para atender seus clientes. No entanto, durante esses picos de demanda, a loja pode precisar de muito mais recursos para garantir que o site permaneça online e funcione sem problemas. Com a elasticidade da nuvem, a loja pode automaticamente “expandir” sua capacidade, adicionando mais servidores durante o pico de demanda, e depois “contrair” removendo esses servidores adicionais quando a demanda diminuir.
  • Aplicativos Móveis Virais: Considere um novo aplicativo de jogo para smartphones que de repente se torna um grande sucesso e vê um aumento explosivo em novos usuários. Inicialmente, os desenvolvedores podem não ter previsto esse sucesso e teriam provisionado recursos apenas para um número limitado de usuários. À medida que o jogo se torna viral, a demanda pelos recursos do servidor (para, por exemplo, salvar pontuações, gerenciar publicidade ou permitir jogabilidade online) cresce rapidamente. Usando a elasticidade da nuvem, os desenvolvedores podem rapidamente escalar a infraestrutura necessária para suportar esse aumento de usuários e, caso o interesse no jogo diminua com o tempo, eles também podem reduzir os recursos.

Em ambos os exemplos, a elasticidade permite que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças na demanda sem precisar de um grande investimento inicial em infraestrutura ou se preocupar com recursos ociosos durante os períodos de baixa demanda.

Economia De Custo

Outra vantagem dos mais diversos tipos de nuvem cloud computing é a economia de custos, principalmente, porque as empresas não precisam investir em hardwares e equipamentos, infraestrutura física ou mesmo fazer uma manutenção contínua.

Além disso, a economia de custos também está associada à escalabilidade flexível da nuvem, podendo alterar o serviço contratado conforme a demanda daquele momento, permitindo, assim, a otimização de gastos tanto para mais como para menos.

Aqui estão três exemplos de economia com o uso da nuvem:

  • Infraestrutura Reduzida: Elimina a necessidade de investir em servidores físicos, sistemas de refrigeração e centros de dados, pois as empresas podem “alugar” capacidade conforme necessário.
  • Licenças e Atualizações: Em vez de adquirir licenças caras de software e pagar por atualizações, as empresas podem usar modelos de Software como Serviço (SaaS), pagando uma taxa recorrente mais gerenciável.
  • Manutenção e Suporte: A responsabilidade pela manutenção, atualizações e suporte técnico recai sobre o provedor de serviços em nuvem, reduzindo os custos de pessoal e recursos necessários para gerenciar e solucionar problemas da infraestrutura.

Pagar o Que Usa

Outra vantagem apresentada pelos diferentes tipos de nuvem cloud computing é pagar pelo que se usa, pois, companhias que oferecem serviço em nuvem possibilitam que as empresas alinhem os custos de TI com o consumo real da tecnologia.

Ou seja, você paga apenas pelos recursos que realmente utilizam, podendo alterar os contratos, sempre que necessário, evitando gastos desnecessários e melhorando a eficiência financeira. 

Isso é ainda mais importante para as empresas de diferentes portes, pois o cloud computing possibilita que até mesmo pequenas organizações possam ter acesso aos serviços de TI de alto nível sem a necessidade de grandes investimentos.

Sem contar que esse formato de pagamento permite uma alocação de recursos financeiros de forma eficiente, facilitando a gestão orçamentária e proporcionando um maior retorno financeiro. 

Quais São Os Tipos De Serviço Na Nuvem?

Há vários tipos de nuvem cloud computing, o que permite que as empresas possam contratar o serviço que se adequa às necessidades, preferências e exigências do seu perfil empresarial. 

Confira os tipos de serviços em nuvem cloud oferecidos pelo mercado:

Infraestrutura Como Serviço (IaaS)

Um dos tipos de nuvem cloud computing é a IaaS (Infraestrutura como Serviço), um modelo de computação em nuvem com recursos de infraestrutura de TI ofertados por meio da internet. 

Nesse formato, os provedores de nuvem oferecem aos seus usuários recursos de hardware, como servidores virtuais, redes, armazenamento e mecanismo de processamento em modelo de locação para que as funcionalidades possam ser usadas conforme as necessidades.

Sendo assim, ao invés de investir em servidores físicos, os usuários podem contar com recursos de maneira flexível e escalável por meio de uma interface disponibilizada pelo provedor de nuvem, possibilitando que as empresas não tenham que fazer investimentos em equipamentos e dispositivos. 

Plataforma Como Serviço (PaaS)

A Plataforma como Serviço (PaaS) oferece uma plataforma completa que permite a construção, implantação e gerenciamento de aplicativos sem precisar investir em uma infraestrutura física.

Neste modelo, o provedor de serviços em nuvem possui um ambiente de desenvolvimento e implantação com as mais variadas ferramentas, incluindo bibliotecas, linguagens de programação, bancos de dados, servidores web e outros elementos essenciais para a construção e execução de aplicativos. 

Software Como Serviço (SaaS)

O Software como Serviço (SaaS) é um software baseado na nuvem, que disponibiliza aplicativos por meio da internet.

Dessa maneira, os usuários não precisam adquirir ou mesmo instalar o software em seus dispositivos, já que é possível utilizá-los diretamente em um navegador da internet, sendo condicionado a uma assinatura paga.

No modelo SaaS, o provedor de serviços possui toda a responsabilidade pela manutenção, atualização, segurança e hospedagem do software, permitindo que os usuários não precisem se preocupar com a parte técnica do sistema. 

Por Que Usar Os Serviços De Cloud Computing?

A utilização dos tipos de nuvem cloud computing é importante para qualquer empresa que busca agilidade, segurança e confiabilidade no tratamento dos dados da sua companhia. 

Essa tecnologia permite uma escalabilidade flexível, o que possibilita que as empresas aumentem ou diminuam rapidamente seus recursos, conforme a necessidade daquele momento, evitando gastos desnecessários.

Além disso, o cloud computing também oferece acesso remoto facilitado aos recursos e dados, o que garante a colaboração e trabalho em equipe de maneira mais ágil, eficaz e em tempo real, pois os usuários podem acessar o sistema de qualquer lugar com conexão à internet. 

Contratar os diferentes tipos de nuvem cloud computing também é importante, pois esse sistema oferece agilidade no desenvolvimento e implantação de aplicativos e serviços, assegurando que as empresas possam criar, testar e lançar novos produtos  de forma ágil, acelerando o tempo de entrada no mercado. 

Sem contar que os sistemas de computação em nuvem contam com atualizações automáticas e manutenção contínua, evitando que as organizações tenham que se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura.

Se você deseja contratar uma solução econômica, os mais variados tipos de nuvem cloud computing são opções que não necessitam que sua empresa invista em hardware e infraestrutura, pois a tecnologia oferece todos os recursos necessários. 

Somado a isso, a tecnologia em nuvem permite que as empresas paguem apenas pelo que usam, oferecendo um modelo de pagamento flexível. 

Quais São Os Principais Modelos De Implantação Do Cloud Computing?

Hoje em dia, a sua empresa pode usufruir de diferentes modelos de implantação de cloud computing, como nuvem privada, pública e híbrida. Entenda cada um desses formatos de computação em nuvem:

Nuvem Privada

  • Definição: Uma nuvem privada é um ambiente de computação em nuvem que é usado exclusivamente por uma única organização. Não é compartilhado com outras organizações.
  • Características: Pode ser hospedada internamente no próprio data center da organização ou externamente por terceiros. Embora o hardware e a infraestrutura sejam dedicados, a empresa ainda pode se beneficiar da virtualização para alocar recursos dinamicamente.
  • Uso: Ideal para organizações que necessitam de controle personalizado, privacidade, segurança reforçada ou conformidade regulatória rigorosa.

Nuvem Pública

  • Definição: Uma nuvem pública é um ambiente de computação em nuvem onde os serviços são oferecidos por terceiros e estão disponíveis para o público em geral.
  • Características: Os recursos (como servidores e armazenamento) são propriedade e operados por um provedor de serviços em nuvem terceirizado, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure , Huawei Cloud ou Google Cloud Platform (GCP). Os usuários geralmente pagam pelos recursos que consomem.
  • Uso: Ideal para uma ampla variedade de aplicações, especialmente aquelas com picos de demanda variáveis ou para pequenas empresas que não desejam investir em infraestrutura confiável e de alto investimento.

Nuvem Híbrida

  • Definição: Uma nuvem híbrida combina infraestruturas de nuvem pública e privada, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas.
  • Características: Proporciona maior flexibilidade e opções de otimização, permitindo que as organizações movam cargas de trabalho entre ambientes de nuvem privada e pública conforme as necessidades e custos variam.
  • Uso: Ideal para organizações que desejam manter dados sensíveis ou aplicativos críticos em sua própria infraestrutura (nuvem privada) enquanto aproveitam os recursos da nuvem pública para operações menos críticas ou mais variáveis.

O uso de uma abordagem de nuvem privada, pública ou híbrida dependerá das necessidades específicas, metas, preocupações com segurança e orçamento de uma organização.

Quem Pode Utilizar A Computação Em Nuvem?

A computação em nuvem pode ser usada pelos mais diferentes perfis e portes de empresa, assim como para pessoas comuns por ser uma tecnologia versátil. Aqui estão algumas categorias de usuários:

  • Consumidores Pessoais: Muitos usam serviços de nuvem para armazenar fotos, documentos e músicas, como Google Drive, iCloud ou Dropbox. Além disso, serviços de streaming como Netflix e Spotify também se baseiam na computação em nuvem.
  • Empresas e Organizações:
  • Pequenas e Médias Empresas (PMEs): Utilizam a nuvem para evitar grandes investimentos em infraestrutura de TI, beneficiando-se de soluções como SaaS (Software como Serviço) para gerenciamento de clientes, contabilidade, marketing e outras necessidades.
  • Grandes Corporações: Usam nuvens privadas e híbridas para otimizar sua infraestrutura de TI, alcançar escalabilidade, melhorar a eficiência e reduzir custos. Também utilizam serviços em nuvem para análise de big data, Inteligência Artificial e outras aplicações avançadas.
  • Organizações Governamentais: Adotam a nuvem para melhorar a eficiência dos serviços públicos, gerenciar grandes conjuntos de dados e oferecer serviços online à população.
  • Instituições de Ensino: Utilizam a nuvem para pesquisa, colaboração e para oferecer recursos educacionais online.
  • Desenvolvedores e Startups: Muitos desenvolvedores usam plataformas de nuvem para hospedar e escalar aplicativos, realizar testes e desenvolvimento ou implementar soluções inovadoras sem a necessidade de grandes investimentos iniciais em hardware.

Startups frequentemente começam com infraestrutura em nuvem devido à sua escalabilidade e modelo de custo efetivo.

  • Setores Específicos:
  • Saúde: Hospitais e clínicas podem usar a nuvem para armazenar registros médicos, realizar análises e colaborar em pesquisas.
  • Financeiro: Bancos e outras instituições utilizam a nuvem para análise de dados, transações e serviços de atendimento ao cliente.
  • Varejo: Lojas online dependem da nuvem para gerenciar inventário, processar vendas e analisar comportamento do cliente.

Em resumo, quase todos que interagem com tecnologia moderna, de alguma forma, estão se beneficiando ou utilizando serviços baseados em computação em nuvem, seja diretamente ou indiretamente.

A versatilidade e escalabilidade da tecnologia a tornam adequada para uma vasta gama de aplicações e usuários.

Como escolher o Melhor Tipo De Cloud Computing?

Para escolher os tipos de nuvem cloud computing, é preciso levar em consideração uma série de aspectos e objetivos da sua empresa.

Portanto, o primeiro passo é analisar as necessidades da sua organização, considerando, por exemplo, o tipo de aplicativos, dados e serviços que você precisa hospedar na nuvem. 

Compreenda também as necessidades da sua empresa em termos de desempenho, segurança, conformidade e escalabilidade.

Na hora de definir os melhores tipos de nuvem cloud computing, não deixe de considerar o seu orçamento disponível para contratar o modelo de serviço que não comprometa a saúde financeira da sua companhia. 

Verifique as necessidades em relação a segurança de dados e conformidade. Se a sua empresa não possui dados sensíveis significados, nuvem pública pode ser uma opção. 

Porém, se a sua empresa demanda um controle rigoroso, a nuvem privada ou híbrida pode ser mais adequada para manter um controle eficiente e seguro  sobre os dados.

Ao escolher entre os tipos de nuvem cloud computing, considere também o nível de escalabilidade. A nuvem pública, por exemplo, possui uma escalabilidade mais fácil, já a nuvem privada pode ser mais interessante para cargas de trabalho com mais estabilidade.

Avalie ainda as habilidades e recursos técnicos internos da sua equipe, pois cada tipo de nuvem cloud computing exige diferentes manuseios. 

A nuvem pública pode ser mais indicada para as empresas que não possuem uma equipe de TI altamente especializada. Já a híbrida e a privada requerem profissionais com maior conhecimento. 

Antes de optar pelo tipo de cloud pesquise os mais diferentes provedores de serviços em nuvem e priorize sempre aqueles que possuem uma boa reputação, confiabilidade e o suporte oferecido.

Conclusão

Agora que você já sabe quais os tipos de nuvem cloud computing, principais vantagens da tecnologia e como escolher a opção certa, chegou a hora de encontrar as soluções mais seguras e vantajosas para a sua empresa.

Lembre-se que a escolha da empresa especializada neste tipo de serviço é essencial para garantir a proteção dos dados e a eficiência dos seus processos. 

Conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em computação em nuvem e proteção de dados, fornecendo os produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.