fbpx

Proteção de dados – Como ela impacta o dia a dia da empresa

Proteção de dados - Como ela impacta o dia a dia da empresa

Cada vez mais se fala de proteção de dados e o quanto as medidas de segurança cibernética podem salvar empresas de prejuízos catastróficos, mas como isso se aplica no dia a dia da empresa? Nesse post vamos explicar como a proteção de dados impacta o dia a dia da empresa e de que maneira os colaboradores podem e devem ajudar.

Proteção de dados e a rotina da empresa

Primeiramente precisamos entender o que a proteção de dados faz pela estrutura da empresa. Com o avanço da tecnologia muita coisa evoluiu, inclusive as formas de se praticar crimes, se antes eram comuns os “arrombamentos” de estabelecimentos físicos para roubo de equipamentos e afins, hoje o foco são os crimes de ataques cibernéticos.

Ataques cibernéticos ou ataques hackers são cada vez mais comuns nos dias atuais e visam em sua maioria, os sequestro de dados e arquivos, desde pequenas até as grandes empresas sofrem com esse novo modelo de roubo.

Um ataque hacker pode ter objetivos e consequências diferentes, mas o cenário mais comum tem sido o roubo ou sequestro de dados, em que se visa um pedido de resgate de valor bastante substancial.  

Esses ataques podem acontecer em virtude de falhas de produtos ou sistemas, na concepção do projeto de redes ou por desconhecimento dos colaboradores da empresa. Geralmente a maior fragilidade de segurança está nas pessoas.

Proteção de dados e suas camadas

Precisamos ter em mente que a segurança cibernética abrange muitas coisas, desde a capacitação dos colaboradores, até os equipamentos e sistemas que garantem o funcionamento de tudo.  A seguir, listamos algumas boas práticas a serem observadas constantemente:

Política de segurança

A Política de segurança é um documento com normas e padrões para os colaboradores saberem como usar os recursos de TI da empresa. Por mais que exista a normativa ISO 27001 para a base do desenvolvimento da política de segurança, é essencial que cada empresa tenha a sua política. Desta maneira, as normas e padrões de segurança serão definidos de acordo com o cenário e dia a dia da sua empresa, englobando todos os parâmetros da sua operação.

Dentro dessa política de segurança, é essencial pensar em normas e padrões. Exemplos:

  • Criação de senhas;
  • Acesso dos arquivos de fora da empresa;
  • Quais assuntos devem ser tratados por e-mail;
  • Quem pode utilizar os computadores da empresa.

Treinamento de funcionários

Além das políticas de segurança, é necessário treinar a sua equipe para que seus colaboradores entendam o porquê de cada medida adotada, essa é uma parte essencial para a proteção de dados da sua empresa. Segundo especialistas, as fragilidades humanas ainda são as mais exploradas pelos criminosos virtuais, os principais ataques são do tipo em que os criminosos tentam induzir o funcionário para clicar em links indevidos ou permitindo o acesso a informações sobre a empresa inconscientemente.

Computadores, servidores e sistemas atualizados

Outra medida essencial é a manutenção de todos os servidores e estações de trabalho, que devem estar atualizados, tanto no seu sistema operacional quanto em hardwares e programas. Manter tudo atualizado garante que possíveis brechas sejam evitadas e corrigidas. Uma excelente opção nesse sentido, são os servidores em nuvem que atuam com tecnologia de ponta e as melhores medidas de segurança e atualizações, além disso são mais rápidos e econômicos no geral.

Antivírus

Cada vez mais importante, essa é uma das primeiras barreiras que podemos implementar, afinal, ter um bom antivírus é vital para garantir a segurança na navegação pela internet e e-mails, evitando que problemas aconteçam de dentro para fora. Recomenda-se que seja um antivírus do tipo gerenciado. Lembre da máxima! “Não existe lanche grátis”, então usar antivírus gratuito ou comprar somente avaliando o preço mais barato não trará a proteção que o seu negócio precisa.

Firewall

Trabalhando junto ao antivírus, proporciona uma maior proteção a todos na rede, criando uma barreira de forma a evitar que acessos externos não autorizados ocorram.

VPN

VPN é uma conexão entre dois pontos através de um “túnel” direto e seguro. Bastante utilizado para conexões de colaboradores em home office a rede e sistemas da empresa. Também é utilizado para conectar e estabelecer comunicação mais segura entre matriz e filiais ou para servidores na nuvem.

Backup de dados profissional

Fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, o backup de dados profissional possibilita a recuperação dos dados caso aconteça algum ataque aos dados da empresa, como ataque de malware, ransomware, exclusão acidental de algum arquivo ou até algum problema nos sistemas e equipamentos.

O backup pode ser reconhecido como profissional quando atende uma série de requisitos, principalmente salvar os dados em um local fora da empresa e ser automatizado saiba mais sobre isso no post: Como saber se o seu backup é seguro. 

Como saber se minha empresa está realmente segura?

Os ataques estão se tornando cada vez mais complexos e com isso, as medidas de proteção devem se elevar nos quesitos de segurança, dito isso, recomenda-se que profissionais especializados avaliem a segurança de TI da sua empresa. Se a sua empresa não tem profissionais nesta área ou não pretende contratar um novo funcionário para esta função, o recomendado é terceirizar esta análise para empresas especializadas na área de Infraestrutura de TI, Segurança da informação ou Suporte técnico especializado.

O mais importante é começar e se já começou mantenha, não abandone as iniciativas em Segurança de TI para sua empresa. Esta é uma área em constante evolução pelo lado dos criminosos. Novas técnicas e métodos de ataque são desenvolvidos todos os dias. Portanto, parar ou não fazer nada será a pior escolha.

Ainda tem dúvidas? Fale com um de nossos especialistas, nós podemos te ajudar!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.