Saiba O Que É SIEM, Como Funciona E Funcionalidades

siem

Diante do crescimento exponencial das ameaças cibernéticas em todo o mundo, o SIEM (Security Information and Event Management) torna-se uma solução eficaz para reforçar o controle e também o monitoramento contínuo da segurança da informação

Essa plataforma não apenas coleta, centraliza e analisa dados críticos de eventos de segurança em tempo real, mas também utiliza recursos avançados para detectar padrões e comportamentos suspeitos que podem indicar potenciais ataques às empresas.

Leia o nosso artigo e entenda o que é SIEM, como essa plataforma funciona, principais recursos e como adotá-la na sua empresa. Confira!

O Que É O SIEM (Security Information And Event Management)?

O SIEM (Security Information and Event Management) é uma plataforma  usada para fortalecer a segurança empresarial de TI por meio do monitoramento e controle de eventos variados, que possam indicar possíveis ameaças.

Para isso, ela recebe e analisa registros e logs de eventos, automatizando o monitoramento da infraestrutura de uma empresa. 

Como O SIEM Funciona?

As soluções SIEM funcionam a partir da geração de alertas e o envio de relatórios detalhados sobre eventuais ameaças cibernéticas, como dados que fazem referência à origem e correlação dos eventos, o que contribui para uma resposta rápida e eficaz.

Sendo assim, as empresas recebem avisos automáticos do SIEM sempre que o sistema se depara com incidentes de segurança, possibilitando a adoção de medidas preventivas para mitigar riscos emergentes. 

Ao usar um dashboard integrado, essas avaliações são realizadas em tempo real, além de reunir dados de múltiplas fontes, o que favorece a detecção da ameaça, a identificação  das causas e também a eliminação das vulnerabilidades.

SIEM realiza análise de comportamento de agentes, inspeção de e-mails e filtros de tráfego, além de analisar dados diversos dentro da infraestrutura de TI, incluindo dispositivos locais e ambientes em nuvem.

Qual É A Importância Do SIEM?

O SIEM é uma plataforma essencial por diversos motivos, ampliando significativamente a segurança de dados de uma empresa. 

Confira algumas razões que destacam a importância deste sistema para quem busca proteger seus dados:

Centralização de Dados de Segurança

A centralização dos dados de segurança é um dos pilares do SIEM. Ao reunir todas as informações de segurança em um único local, a plataforma permite uma gestão e análise dos dados mais facilitada.

Com isso, é possível melhorar a eficiência do trabalho de detecção de ameaças e também agilizar a resposta a incidentes, conferindo uma visão unificada do ambiente de segurança da empresa. 

Sem contar que, ao centralizar os dados de segurança, a sua empresa consegue simplificar o cumprimento de normas regulatórias, uma vez que todos os dados necessários para auditorias e relatórios podem ser acessados de forma fácil em um único sistema.

Detecção Avançada de Ameaças

O  SIEM também pode ser importante para a sua empresa, já que ele automatiza e identifica ameaças e anomalias com recursos avançados.

Além disso, esse sistema também tem a capacidade de acessar rapidamente dados para investigar eventos, consultar informações históricas para detectar tendências e padrões.

A tecnologia do SIEM também identifica ataques mais sofisticados, como malware e ransomware, além de outras situações, como mudanças em credenciais e privilégios de usuário, comportamentos anômalos, ameaças internas e exfiltração de dados.

Resposta Automatizada a Incidentes

A resposta automatizada a incidentes também é um dos recursos mais relevantes do SIEM. 

Isso porque, a partir do momento que a ameaça é detectada, o sistema pode automaticamente tomar medidas para mitigar o risco, como isolar máquinas infectadas ou bloquear acessos suspeitos. 

Dessa forma, é possível reduzir de forma significativa o tempo de resposta e minimizar os possíveis danos, evitando que uma ameaça se espalhe e cause prejuízos relevantes para a empresa. 

Conformidade Com As Leis

Um SIEM robusto e completo também contribui para que a empresa atenda às normas e frameworks aplicáveis. 

Lembrando que essas normas de conformidade podem variar de acordo com o segmento ou localização. Entre elas, podemos citar a LGPD, GDPR, HIPAA, SOX, PCI DSS, ISO/IEC, etc. 

Melhoria Contínua

A melhoria contínua também pode ser obtida por meio do SIEM, pois ele permite que as empresas possam aprimorar suas estratégias de segurança de forma contínua.  

Ao monitorar e analisar incidentes que já ocorreram, o SIEM ajuda a identificar pontos fracos e áreas que precisam melhorar suas medidas de segurança. 

Sem contar que ao adotar o SIEM, as empresas também podem ajustar suas políticas e procedimentos de segurança com base nos dados e análises fornecidos pelo sistema, o que contribui para uma abordagem de segurança mais robusta e adaptativa.

Visibilidade e Monitoramento em Tempo Real

Por ser um sistema centralizado, o SIEM permite que as equipes monitorem, analisem continuamente e atuem no ambiente com uma única fonte de verdade. 

O monitoramento ativo ajuda a identificar tendências anômalas indicativas de ameaças, como mudanças no sistema, tempo de atividade ou inatividade e fluxo de rede.

Quais São Os Benefícios De Usar Um SIEM?

Entendendo a importância do SIEM para a segurança da informação da sua empresa, saiba que esse sistema pode trazer diversos benefícios.

Um deles é justamente centralização  dos logs, integrando e automatizando a coleta e organização dos registros em um único local. 

Com isso, a gestão dos dados é simplificada, contribuindo para uma análise mais eficiente, garantindo conformidade com normas e regulamentos.

Outra vantagem em adotar o SIEM é a detecção proativa de ameaças em tempo real.

Essa ferramenta não realiza somente a identificação de eventos suspeitos, mas também executa ações automáticas para mitigar danos e assegurar a continuidade operacional da empresa.

Podemos citar como benefício também a transparência proporcionada pelo SIEM, uma vez que essa plataforma possui recursos que conseguem visualizar de maneira clara os riscos, eventos e atividades na rede e nos sistemas. 

Essa transparência auxilia na conformidade regulatória e proporciona uma compreensão detalhada para os profissionais envolvidos e também para as autoridades de fiscalização.

Quais As Principais Funcionalidades Do SIEM?

O SIEM possui diversas funcionalidades para proteger os dados da empresa e também para fortalecer a resposta rápida a incidentes de segurança. 

Conheça os principais recursos dessa tecnologia:

Coleta De Registros

Uma das funcionalidades do SIEM é a coleta de registros, que chamamos de logs, responsável por reunir o máximo de registros para garantir uma visão completa e precisa sobre os eventos e sobre possíveis riscos à estrutura de TI das empresas.

Dessa forma, esse trabalho de coleta faz uma varredura para buscar dados de firewall, registros de sistemas, registros de banco de dados, logs de dispositivos, logs de servidores, etc.

Detecção E Alertas Sobre Violações

O SIEM também conta com um  sistema de detecção e alerta de violações, que realiza o monitoramento das atividades suspeitas e potenciais invasões aos sistemas e redes da empresa. 

A vantagem é que nas plataformas mais modernas, se pode utilizar inteligência artificial avançada para fazer essa varredura, analisando padrões nos registros para, assim, encontrar riscos em potencial e evitar que gerem danos aos dados, redes e sistemas de uma empresa. 

Ao identificar uma ameaça iminente, o SIEM emite alertas e notificações de forma automática e ágil por meio de paineis interativos, o que contribui para uma resposta rápida e eficaz diante de incidentes de segurança.

Análise

Outro recurso muito importante oferecido pelo SIEM é a análise apurada dos registros à procura por padrões estranhos e eventos incomuns. 

O sistema realiza um monitoramento contínuo dos eventos em tempo real no sentido de encontrar quaisquer atividades suspeitas e que podem gerar um perigo em potencial para a empresa.

Normalização

Já a funcionalidade de normalização consiste em encontrar uma metodologia eficaz de padronizar os logs e inseri-los em um formato que simplifique e facilite as análises. 

Categorização E Indexação

Além de fazer a coleta e a integração dos logs, o SIEM também classifica e indexa os registros de eventos por categorias específicas, conforme as peculiaridades mais comuns.

Uma vantagem desse recurso é que esse usa o enriquecimento de logs, ou seja, ele inclui metadados que favorecem a compreensão dos eventos.  

A funcionalidade de indexação funciona como uma base de definição de índices para os logs, agilizando e facilitando a detecção de eventos, tornando o trabalho mais inteligente e preciso.

Análise De Correlação

A análise de correção também é um recurso do SIEM que está relacionado com o acompanhamento e identificação de eventos adversos.

Talvez seja um dos principais recursos, pois a análise de várias informações em conjunto é o principal benefício

Ele realiza uma avaliação a partir de regras, que são configuradas por meio do entendimento da empresa sobre essas situações e eventos.

Ou seja, esse recurso faz uma análise contínua dos eventos em tempo real para encontrar um padrão incomum e suspeito. 

Análise De Comportamento

Por fim, o SIEM também possui a funcionalidade de análise do comportamento do usuário, realizada com base em machine learning, avaliando impactos dos riscos a partir de uma pontuação definida em cada caso. 

Como Implementar Um SIEM Em Sua Empresa?

Antes de adotar a solução SIEM, o primeiro passo é conhecer o escopo de todo o processo de implementação, determinando quais as necessidades da empresa e como ela trará benefícios para a estrutura e proteção de dados. 

Para isso, é recomendado a definição de  casos de uso específicos para as necessidades de segurança, pois, assim, é possível garantir maior eficiência do sistema. 

Além disso, determine e aplique regras de correlação de dados em todos os sistemas e redes, incluindo implementações na nuvem.O objetivo é identificar rapidamente atividades suspeitas na estrutura de tecnologia da empresa.

É importante também garantir a conformidade regulatória, analisando todos os requisitos de conformidade aplicáveis à sua empresa na hora de selecionar o SIEM para auditar e gerar relatórios em tempo real sobre esses padrões. 

Outro ponto essencial na implantação da solução é catalogar e classificar todos os ativos digitais na infraestrutura de TI da sua empresa para gerenciar a coleta de logs, detectar acessos forçados e monitorar atividades na rede.

Estabeleça políticas de BYOD e as configurações de TI, definindo critérios de segurança para dispositivos pessoais e restrições que possam ser monitoradas por meio do sistema. Com isso, é possível garantir a segurança de dispositivos não corporativos que acessam a rede. 

Ajuste regularmente o SIEM, revisando e ajustando as configurações para reduzir falsos positivos nos alertas de segurança para obter a precisão do sistema.

Não esqueça de documentar e praticar planos de resposta a incidentes para possibilitar que todos os planos e fluxos de trabalho estejam registrados. Isso diminui o tempo de resposta em caso de violações de segurança. 

Uma dica é automatizar processos sempre que possível para melhorar a eficiência e reduzir a carga de trabalho manual.

Por fim, considere um provedor qualificado de serviços de segurança da informação para gerenciar a implementação e manutenção do SIEM, proporcionando uma operação mais eficiente e segura.

Quais As Tendências Do SIEM Para Os Próximos Anos?

A evolução das tendências tecnológicas está associada à crescente integração da computação em nuvem por meio da adoção de novos mecanismos de segurança, que permitirá um monitoramento mais eficaz dos dados inseridos na nuvem de forma descentralizada.

Neste contexto, o SIEM torna-se um serviço na nuvem, refletindo a adaptação do mercado às necessidades de segurança digital modernas.

Além disso, o mercado também prevê avanços contínuos em outras ferramentas de proteção de dados, integrando-as de forma ainda mais precisa às soluções de monitoramento que já temos hoje.

Com isso, as empresas poderão ter maior capacidade de implementar diferentes soluções personalizadas, potencializando a proteção de dados e arquivos.

Conclusão

A adoção do SIEM nas empresas oferece uma abordagem abrangente e proativa para a segurança da informação. 

Com a capacidade de centralizar dados de segurança, detectar ameaças avançadas e automatizar respostas a incidentes, o SIEM fortalece a estrutura de segurança, além de facilitar a conformidade com as regulamentações vigentes.

Além disso, implementar soluções de backup para garantir a continuidade dos negócios em caso de incidentes, também é uma medida importante no contexto de segurança de dados.  

Saiba que a combinação de SIEM e backup oferece uma abordagem de segurança mais robusta e integrada, protegendo a integridade e a continuidade das operações de maneira abrangente.

Na hora de encontrar as melhores tecnologias de proteção de dados para a sua empresa, conheça a HLTI, uma empresa especialista em infraestrutura de TI, backup e proteção de dados através dos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

As soluções usadas pela HLTI são totalmente compatíveis com os mais diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando, assim, a segurança dos dados da sua empresa.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua empresa.

Conheça todos nossos serviços: Proteção de dados | Backup PRO | Veeam Backup | Computação em Nuvem | Firewall | SaaS | Suporte Técnico.