Você sabe quais são as diferenças entre backup e armazenamento em nuvem na proteção das informações da sua empresa?
Hoje em dia, a proteção de dados é essencial para as operações empresariais e compreender seus conceitos permite garantir a segurança da sua infraestrutura e a continuidade das operações.
Embora atuem na disponibilidade, integridade e preservação de dados, essas tecnologias possuem finalidades distintas e escolher a solução correta é fundamental para a eficiência das suas atividades.
Leia o nosso artigo e conheça as principais diferenças entre backup e armazenamento em nuvem. Vem com a gente!
O Que É Armazenamento Em Nuvem?
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia para guardar arquivos digitais, que podem ser os mais variados, como imagens, vídeos, documentos, aplicativos, etc, em servidores remotos, que são acessados através da Internet.
Diferente de sistemas de armazenamento em locais físicos, a nuvem funciona por meio da internet, onde os dados inseridos são guardados de forma segura e gerenciada, de modo que os usuários possam acessar os arquivos digitais, compartilhar e colaborar de forma remota.
Esses servidores de serviços de nuvem contam com uma rede de provedores interconectados com escalabilidade que permite armazenar grandes volumes de dados, conforme o plano contratado, o que permite armazenar altos volumes de dados.
Um dos benefícios do armazenamento em nuvem é a sua acessibilidade, já que os arquivos digitais podem ser acessados de qualquer lugar, desde que o usuário seja autorizado.
A segurança de dados também se destaca nessa tecnologia, já que os provedores em nuvem utilizam criptografia de dados e outras tecnologias, impedindo que as informações sejam acessadas ou mesmo lidas por pessoas não autorizadas.
O Que É Backup Em Nuvem?
Já o backup em nuvem são cópias de segurança armazenadas em um servidor remoto, normalmente, um datacenter, que é um centro de processamento de dados seguro.
Esse sistema funciona a partir de uma série de tecnologias, como a criptografia de dados, que garante que apenas pessoas autorizadas possam acessar as informações armazenadas no backup, protegendo sua confidencialidade.
Nesse sentido, usuários sem permissão não conseguem acessar os arquivos, garantindo, assim, a privacidade desejada.
Esse sistema também permite restaurar versões anteriores dos arquivos caso sejam excluídos ou modificados indevidamente, além de fazer a compactação de dados, otimizando o uso do espaço de armazenamento.
O backup na nuvem também possibilita a geração de relatórios frequentes, o que permite o monitoramento das atividades do sistema, garantindo, portanto, um maior controle sobre as informações armazenadas.
Qual A Diferença Entre Backup E Armazenamento De Dados?
O backup e o armazenamento de dados podem ser frequentemente confundidos e, embora sejam tecnologias complementares na proteção das informações de uma empresa, elas possuem funcionalidades diferentes.
O backup, como explicamos anteriormente, cria cópias de segurança dos dados para recuperá-los em casos de falhas, exclusão acidental ou ataques cibernéticos, sendo mantidas separadamente dos arquivos originais.
Já o armazenamento de dados é uma tecnologia criada para guardar e organizar arquivos para acesso, possibilitando que as informações sejam acessadas rapidamente por usuários autorizados, porém, sua função não é a de recuperar dados perdidos.
Embora alguns serviços de armazenamento em nuvem ofereçam versionamento de arquivos, sua função principal não é garantir a recuperação de dados perdidos em ataques cibernéticos ou falhas críticas.
O Que Mudou Na Segurança De Dados?
Nos últimos anos, os ataques cibernéticos, como o ransomware, têm aumentado consideravelmente em todo mundo e também no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2023, cerca de 60 bilhões de tentativas ataques cibernéticos foram registradas.
Além do aumento significativo de ataques, os hackers também desenvolvem táticas cada vez mais modernas e sofisticadas, tornando a proteção dos dados um desafio cada vez maior, principalmente, para as empresas.
No passado, essas ações criminosas eram diretas, ou seja, o invasor acessava um servidor, criptografava os dados e exigia um resgate.
Dessa forma, empresas com backups conseguiam restaurar seus sistemas sem ceder à extorsão.
Contudo, atualmente, os hackers usam estratégias mais elaboradas. Após a invasão inicial, eles exploram a rede, avaliam a infraestrutura e danificam os sistemas de backup antes de lançar o ataque principal.
Ou seja, a empresa vítima não consegue ter sucesso em nenhuma estratégia de recuperação, tornando o impacto do ataque muito mais devastador.
Por isso, entender as diferenças entre backup e armazenamento em nuvem é essencial.
O Sequestro Do Backup: Uma Arma Poderosa De Hackers
Uma das estratégias mais preocupantes dessa nova geração de ataques cibernéticos é a ofensiva direcionada aos backups, onde os criminosos cibernéticos passaram a praticar ações de maneira meticulosa.
Os Hackers primeiro danificam os backups e depois executam o ataque aos dados principais.
Para agravar a situação, os invasores eliminam qualquer possibilidade de recuperação, deixando as empresas sem alternativas viáveis, forçando as empresas a fazer o pagamento do resgate.
Quais Os Riscos De Confundir Backup Vs. Armazenamento Em Nuvem?
Confundir backup e armazenamento em nuvem pode ser perigoso. Isso porque, eles possuem diferenças relevantes quando se trata de segurança e recuperação de dados.
Ao contrário das soluções de backup, o armazenamento em nuvem não mantém versões anteriores dos arquivos, o que torna difícil a restauração em caso de perda ou alterações indesejadas nos arquivos.
Somado a isso, no armazenamento em nuvem se um arquivo for infectado por malware, ransomware ou corrompido, a versão comprometida pode sobrescrever a original, ou seja, você não consegue recuperá-la.
Outro risco está relacionado à limitação das opções de restauração, uma que o armazenamento em nuvem não possui recursos avançados, como recuperação granular ou proteção contra falhas graves.
Por outro lado, os backups possuem camadas extras de segurança, como criptografia e proteção contra ransomware, além de processos automáticos e periódicos.
No caso do armazenamento na nuvem, esse processo depende da ação manual do usuário ou de scripts para automatizar tarefas.
Diante desses desafios, confiar apenas em sistemas em nuvem não é suficiente e pode colocar seus arquivos e infraestrutura em risco.
Por isso, a sua empresa deve adotar estratégias completas integradas para assegurar a proteção eficaz dos seus dados, como usar a tecnologia de backup.
Conclusão
Na hora de escolher entre backup e armazenamento em nuvem, lembre-se que ambas as tecnologias são complementares, mas a cópia de segurança feita pelo processo de backup garante a proteção e a integridade de dados que sua empresa precisa.
Para proteger os dados da sua empresa de maneira completa, conheça as melhores soluções de backup de dados do mercado.
A HLTI é uma empresa especialista em infraestrutura de TI, backup e proteção de dados através dos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication, oferecendo mecanismos de proteção para pequenas e médias empresas.
As soluções usadas pela HLTI são totalmente compatíveis com os mais diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando, assim, a segurança dos dados da sua empresa.
Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua empresa.
Conheça todos nossos serviços: Proteção de dados | Backup PRO | Veeam Backup | Computação em Nuvem | Firewall | SaaS | Suporte Técnico
Com mais de 30 anos de experiência acumulada, me especializei em tecnologia da informação, com foco em arquiteturas seguras para infraestruturas locais, em nuvem e híbridas. Acredito que o sucesso é construído em conjunto; o compartilhamento de ideias, visões e conhecimentos entre as pessoas é fundamental para impulsionar o crescimento, promover o aprendizado contínuo e desenvolver soluções mais eficazes e equilibradas.