Tem dúvida sobre as principais diferenças entre backup e sincronização? Saiba que esse artigo pode te ajudar a entender melhor como funcionam esses dois processos.
Muita gente confunde essas ações, mas saiba que elas são bem diferentes. Sincronização é um processo que permite o compartilhamento de dados entre dispositivos, já o backup é a realização de cópias de segurança de arquivos digitais para evitar que eles sejam perdidos.
Vem com a gente e entenda o que é backup e sincronização, principais diferenças e como funciona cada uma dessas ações. Confira!
O Que É Backup?
Backup é um termo em inglês, que significa cópia de segurança. Esse processo tem como finalidade armazenar cópias extras de arquivos digitais, evitando que essas informações sejam perdidas em decorrência de falhas, vírus, ataques hackers, etc.
É uma ação que está ligada com a gestão de informação de uma empresa, sendo extremamente importante para organizações de diferentes setores e portes.
Isso porque, em caso de comprometimento de dados, é possível recuperá-los com eficiência.
Quais Os Tipos De Backup?
Hoje em dia, há vários tipos de backup tanto físico como online. Um dos mais usados, atualmente, por empresas e pessoas físicas é o backup em nuvem, chamado também de cloud backup.
No backup em nuvem os arquivos são copiados automaticamente para um servidor remoto protegido pela tecnologia de criptografia, para garantir ainda mais a segurança das informações.
A vantagem dessa solução é que todo o processo é feito de forma automática e contínua, além de não ter limite de espaço para o armazenamento dos arquivos.
Há ainda o backup espelhado que, como a nomenclatura sugere, funciona como um espelho da origem do arquivo copiado.
O mercado de tecnologia da informação oferece ainda o backup incremental, usado para fazer cópias de arquivos que foram modificados ou criados do zero.
Já o backup diferencial realiza as cópias de segurança de dados alterados ou criados, desde o último backup feito.
Há ainda o backup completo, chamado também de full, que faz cópias de segurança de todos os dados de uma empresa.
Por fim, temos o backup sintético, que faz cópias de segurança completas e usa informações incrementais subsequentes, para manter os dados atualizados.
Por Que É Importante Fazer Backup?
O backup é um procedimento essencial para as empresas que querem proteger dados importantes para a operação, por exemplo: banco de dados, planilhas, documentos, imagens, código fonte e outros.
Isso porque, por estarem armazenados em dispositivos digitais como servidores, notebooks e desktops, esses arquivos podem ser perdidos em decorrência de uma série de ações, como falhas no sistema, defeitos de hardware, roubo, temporais, raios, erro humano, incêndio, vírus, ataques hackers, etc.
Sendo assim, o backup é fundamental para evitar que dados importantes sejam perdidos, prejudicando a operação de uma empresa e colocando em risco dados sigilosos.
Como Funciona O Backup?
Como mencionamos em outro tópico, o backup funciona por meio do armazenamento de cópias de segurança de arquivos digitais, que podem ser documentos, imagens, vídeos, aplicativos, softwares, etc.
Nesse sentido, essas cópias podem ser guardadas em meio físico, como HD externo, NAS, storage, fitas, pen drive ou em nuvem.
O Que É Sincronização?
Diferente do backup, a sincronização é um processo que mantém dados em dispositivos diferentes de forma simultânea, funcionando como uma espécie de espelho dos arquivos.
O objetivo é garantir que os dados possam ser acessados e editados em ambos os equipamentos.
Como Funciona A Sincronização?
Ao realizar a sincronização de arquivos, é possível que o usuário consiga visualizá-los em dispositivos diferentes, como em celular, computador e tablet, desde que tenha senha de acesso à conta.
Sempre que um usuário desativar a sincronização, ele apenas suspende o compartilhamento, mas não perde os arquivos.
Qual A Diferença Entre Backup E Sincronização?
Backup e sincronização não são a mesma coisa, como já falamos aqui. O backup é um processo que realiza cópias de segurança em sistemas online ou físicos, evitando que essas informações sejam perdidas.
Já a sincronização é um processo de compartilhamento de dados entre vários dispositivos.
O backup é uma ferramenta importante para evitar a perda de dados; por outro lado, a sincronização facilita a gestão das informações, já que é possível acessá-las em vários dispositivos.
Como Funciona o Backup em Nuvem?
O backup em nuvem é um sistema para proteger informações na nuvem, uma rede global de servidores remota.
Funciona com o uso da internet e possui a tecnologia de criptografia, para que os dados possam ser acessados somente por pessoas autorizadas, com o objetivo de garantir a segurança das informações, evitando que elas sejam acessadas por pessoas não autorizadas.
Além disso, esse sistema oferece os mais variados espaços para armazenamento, atendendo às necessidades de empresas que produzem diferentes volumes de dados.
A vantagem do backup em nuvem é que as cópias de segurança são realizadas de maneira contínua e automática, ou seja, não há intervenção humana nesse processo.
Agora que você chegou até aqui, ficou mais claro as diferenças entre backup e sincronização? Vamos continuar.
Quando Usar A Sincronização em Nuvem ou o Backup em Nuvem?
Como você já conferiu no nosso artigo, backup e sincronização são processos diferentes, porém, muito importantes, principalmente, para empresas.
O backup é um processo essencial para qualquer organização que deseja proteger suas informações e, portanto, é sempre necessário, não importa o momento.
Já a sincronização é uma ação que pode ser usada toda vez que precisar compartilhar dados entre vários dispositivos ou usuários.
Como Fazer Backup E Sincronização?
Saiba que para fazer backup e sincronização, o primeiro passo é entender como os softwares realizam esses processos.
Normalmente, as plataformas que realizam essas ações possuem procedimentos diferentes para cada um deles.
No caso do backup, normalmente, essa ação é realizada a partir da contratação de um software, espaço em nuvem, serviços técnicos e consultoria.
Também é possível contratar uma plataforma de backup com tudo incluso.
Já para realizar a sincronização, é preciso usar um software e acessar a área destinada à configuração do compartilhamento, é geralmente feito de maneira simples e sem complicações.
Como exemplo de softwares de sincronização podemos citar o Google Drive, DropBox e Onedrive.
O Que Acontece Quando Eu Faço Backup?
Ao fazer o backup dos dados da sua empresa, as informações que você possui, por exemplo, em um computador serão enviadas para esse sistema, que pode ser físico ou em nuvem, como mencionamos.
A partir disso, você terá as mesmas informações dessa máquina em um sistema seguro, que não poderá ser violado, principalmente, os sistemas cloud.
Conclusão
Depois de ler o nosso artigo, ficou mais claro quais são as diferenças entre backup e sincronização?
Lembre-se que ambas ações são importantes em uma empresa, porém, cada procedimento tem uma finalidade específica.
Não é recomendado usar sincronização em nuvem como se fosse backup.
Imagine uma situação em que um arquivo foi apagado: na sincronização o arquivo será apagado em todos os computadores ou servidores em que foi sincronizado.
Sendo assim, o arquivo poderá ser perdido e sem recuperação. Ao contar com o backup na nuvem sua empresa, o arquivo fica intacto, podendo ser restaurado e recuperado.
Se você ainda não faz backup dos dados da sua empresa, é bom implementar esse processo o quanto antes para evitar que informações importantes para a sua operação sejam perdidas.
Na hora de contratar serviços de TI, conheça a HLTI, que oferece soluções de backup em nuvem para companhias de diferentes portes e segmentos.
Uma das nossas soluções é o Backup PRO, uma tecnologia compatível com vários sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização.
Acesse o nosso site e fale com nossos especialistas!
Com anos de experiência acumulada, nos tornamos especialistas em fornecer soluções de ponta em tecnologia da informação. Acreditamos que ninguém faz nada sozinho, a soma das ideias, visões e diferenças entre as pessoas contribuem para o desenvolvimento, crescimento e entrega de soluções equilibradas e assertivas para os clientes.