fbpx

Migrar para a nuvem é seguro?

Migrar para a nuvem é seguro?

O processo de migrar a estrutura de uma empresa para a nuvem ainda gera muitas dúvidas e incertezas, o que faz com que muitos gestores optem por desistir desse processo por medo. Mas nós viemos explicar como funciona a migração para a nuvem e porquê ela é segura quando feita corretamente!

O que é computação em nuvem?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a computação em nuvem e como ela pode ajudar a sua empresa! A computação em nuvem é uma tecnologia criada para trazer mais liberdade e flexibilidade para o dia a dia.

Seu propósito é trazer mobilidade e acessibilidade para empresas, permitindo que softwares, sistemas, entre outras coisas sejam desenvolvidos ou migrados e armazenados na nuvem. Dessa maneira, tornando toda a estrutura empresarial mais rápida e segura, possibilitando o acesso rápido e instantâneo de qualquer lugar (com internet) sem depender do espaço físico.

Segundo a Microsoft, um dos nossos parceiros, resumidamente a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (nuvem) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.

O maior atrativo da computação em nuvem é a versatilidade e economia, afinal, a sua empresa só paga pelos serviços de nuvem que utiliza, ajudando a reduzir os custos operacionais a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa.

Além disso, a nuvem é “elástica”, possibilitando o aumento ou a redução do espaço/serviço utilizado de forma rápida e conforme suas necessidades. Por exemplo: você pode aumentar a memória em um mês e reduzir no próximo mês.

Isso faz com que a computação em nuvem seja um serviço acessível para todas as empresas, independente do tamanho!

Conheça outros 5 benefícios de migrar sua empresa para a nuvem!

Mas, migrar para a nuvem é seguro?

Sim! Conceitualmente a nuvem é segura devido a grande capacidade de investimento de um provedor de nuvem pública (Amazon, Google, Microsoft e Huawei) em tecnologias e padrões em segurança cibernética.

Alta disponibilidade e segurança são itens prioritários para quem fornece serviços na nuvem, por isso, altos investimentos na ordem de milhões de dólares são realizados em áreas como infraestrutura, ferramentas, compliance e na capacitação de pessoal.

Dificilmente uma empresa de pequeno e médio porte conseguiria investir sozinha em tantos recursos de segurança cibernética. Então, se sua empresa contratar uma estrutura em nuvem pública, irá usufruir dos mais modernos recursos de segurança de TI, pagando somente uma pequena parcela proporcional ao tamanho da sua empresa. 

O que muitas empresas não sabem, é que é possível migrar a estrutura física de dados, sistemas e documentos da empresa para a nuvem. Mas é preciso atenção e conhecimento para fazer esse processo de forma segura, usando de forma correta as ferramentas de segurança da nuvem.

Fazer a migração de dados e sistemas para a nuvem requer diversos cuidados, por isso é necessário a contratação de uma empresa confiável que saiba o que está fazendo!

O primeiro passo para garantir uma migração segura, é a escolha do fornecedor de nuvem. Recomenda-se que seja usado uma nuvem pública, ela é mais segura e tem alta-disponibilidade

Aqui na HLTI trabalhamos com as melhores empresas no mercado de nuvem pública como Amazon, Google, Huawei e Microsoft. Além disso, temos um método próprio de fazer a migração para nuvem, que já foi testado e aprovado por diversos clientes!

Nuvem Fácil – Nosso método

Para entender qual a melhor opção para a sua empresa, desenvolvemos o método NuvemFácil. Ele auxilia na estruturação da jornada dos clientes para a nuvem, tornando o processo mais fácil e leve, servindo de apoio para as empresas na transformação digital dos seus negócios.

Nós prestamos todo o suporte e assessoria para que esse processo seja ágil e seguro para a sua empresa! Temos um método de sucesso para a Jornada para nuvem do Cliente. Nós podemos te ajudar e tirar todas as suas dúvidas! Entre em contato com um de nossos especialistas!

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.