Saiba O Que É Next Generation Firewall E Como Funciona

next-generation-firewall

A sua empresa já utiliza o Next Generation Firewall (NGFW)

Saiba que esse dispositivo de segurança oferece uma camada extra de segurança ao utilizar funcionalidades avançadas, como inspeção profunda de pacotes, controle de aplicativos, prevenção de intrusões e filtragem de conteúdo, entre outros.

Adotar esta tecnologia tornou-se uma medida imprescindível para as empresas que desejam evitar e também combater as ameaças cibernéticas que, infelizmente, estão em constante evolução em todo o mundo. 

Ao usar Next Generation Firewall, as organizações conseguem identificar ameaças sofisticadas, fazer um controle efetivo de tráfego e bloquear eventuais ataques em tempo real, evitando que seus sistemas sejam invadidos e comprometidos.  

Quer entender o que é Next Generation Firewall (NGFW), como essa solução funciona e como escolher a melhor opção para a sua empresa? Confira o nosso artigo!

O Que É Um Next Generation Firewall (NGFW)?

Como explicamos na introdução deste artigo, o Next Generation Firewall é um dispositivo avançado de segurança de rede, que utiliza os recursos de um firewall tradicional com métodos de segurança adicionais e inteligência avançada. 

Essa tecnologia é projetada para fornecer uma camada de proteção mais ampla contra ameaças de rede do que os firewalls utilizados tradicionalmente para proteção de redes. 

Quais Os Recursos De Um NGFW?

O Next Generation Firewall é um dispositivo que oferece recursos essenciais para a proteção dos sistemas e redes empresariais.

Listamos as principais funcionalidades:

Controle de Aplicativos

Esse recurso é capaz de identificar e controlar aplicativos específicos, independentemente da porta ou protocolo que são utilizados pelo sistema. 

Dessa forma, é possível criar políticas que permitem, bloqueiam ou restringem a utilização de aplicativos específicos. Um exemplo é o uso do Skype, que pode ser bloqueado o acesso no horário de trabalho.

O objetivo desta tecnologia é maximizar a segurança cibernética e a produtividade, pois há maior controle sobre os aplicativos que podem ser usados pelos colaboradores nas empresas.  

Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS)

Outro recurso é o Sistema de Prevenção de Intrusão, que faz o monitoramento do tráfego da rede à procura de comportamentos suspeitos ou maliciosos. 

Para operar, esse sistema utiliza exemplos de ameaças conhecidas e padrões de atividades, o que permite uma rápida identificação e bloqueio das tentativas de ataques, como explorações de vulnerabilidades.

Esse recurso é essencial no Next Generation Firewall, pois ele tem uma atuação proativa para bloquear ou descartar pacotes de dados que podem ter ameaças à segurança, garantindo maior proteção de rede contra ataques cibernéticos.

Basicamente, esse sistema funciona como camada adicional de segurança que complementa os recursos de firewall convencionais. 

Inspeção Profunda de Pacotes (DPI)

Já a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI) é um método que possibilita que o Next Generation Firewall faça uma verificação mais profunda do conteúdo dos pacotes de dados que transitam na rede em níveis mais detalhados do que um firewall tradicional.

Com o DPI, o Next Generation Firewall analisa o conteúdo dos pacotes, buscando uma identificação mais rápida do tipo de aplicativo, o tráfego de aplicativos específicos e até das ameaças escondidas. 

Dessa forma, é possível ter um controle granular do tráfego da rede com base no conteúdo, assegurando somente o tráfego autorizado e seguro.

Controle de Conteúdo

O Next Generation Firewall também tem o recurso chamado de controle de conteúdo, que avalia a capacidade do NGFW de fazer um filtro eficiente e o controle de acesso de alguns e tipos de conteúdo que circulam na internet, como sites, categorias de conteúdo, downloads de arquivos, etc.

O controle de conteúdo auxilia na definição de políticas para bloquear ou permitir o acesso a conteúdo, tendo como referência categorias, palavras-chave, classificações de sites, entre outros.

Atualizações Contínuas de Inteligência Contra Ameaças

Outro recurso do Next Generation Firewall são as atualizações contínuas de inteligência contra ameaças.

Ele é especialmente importante para evitar invasões e ataques cibernéticos mais modernos e sofisticados como assinaturas de malware, indicadores de comprometimento e informações de ameaças em tempo real.

Com isso, o NGFW tem conhecimento das ameaças mais recentes, adotando ações rápidas para bloqueá-las de maneira efetiva. 

Filtro DNS

O filtro DNS é uma funcionalidade que permite controlar o acesso a sites baseado em seus nomes de domínio. Funciona interceptando consultas DNS (o processo pelo qual os endereços de internet são traduzidos em endereços IP) e verificando se o domínio solicitado está em uma lista de permitidos ou bloqueados.

Se o domínio estiver na lista de bloqueados, o acesso ao site correspondente é negado. Este recurso é particularmente útil para impedir o acesso a sites maliciosos ou não autorizados, reforçando a segurança da rede.

Quais Benefícios Do Next Generation Firewall (NGFW)?

O Next Generation Firewall é uma tecnologia extra de proteção que garante uma série de benefícios para as empresas e organizações. Listamos as principais logo abaixo, confira:

Funções de Segurança em Nível de Aplicativo

O Next Generation Firewall é uma tecnologia que possui funções de segurança em nível de aplicativo.

Isso quer dizer que esses recursos conseguem identificar e controlar o tráfego com base nos aplicativos específicos utilizados a partir de critérios de filtragem de portas e protocolos, o que proporciona uma visibilidade granular.

Com isso, as empresas podem adotar políticas de segurança para os mais variados tipos de aplicativos, controlando o acesso de usuários e o uso desses sistemas.  

O controle de aplicativos não se limita a autorizar ou bloquear aplicativos como Facebook, Instagram e outros. Este recurso possibilita principalmente bloquear aplicativos com características de malware. 

Proteção Multicamada

O NGFW também é vantajoso, pois ele oferece uma proteção multicamada, que associa diferentes métodos de segurança em um único dispositivo.

Você pode contar, por exemplo, com filtragem de pacotes, inspeção profunda de pacotes, prevenção de intrusões, controle de conteúdo, etc.

A proteção multicamada protege a rede contra as mais variadas ameaças cibernéticas, como malware, ataques de intrusão e conteúdo malicioso, fortalecendo as defesas da rede da companhia.

Infraestrutura Simplificada

Outra vantagem do Next Generation Firewall é a sua infraestrutura simplificada, já que ele reúne diversas funções de segurança em um único dispositivo, tornando mais simples a gestão de segurança. 

Dessa forma, as organizações não precisam utilizar vários dispositivos separados, tornando mais fácil as operações e diminuindo os custos de gerenciamento, além de melhorar a eficiência, facilitando a manutenção das políticas de segurança.

Uso Ideal da Velocidade da Rede

O NGFW é uma tecnologia que oferece uma segurança eficaz sem comprometer de maneira relevante o desempenho da rede, já que esse sistema faz uma análise eficiente do tráfego e auxilia na tomada de decisões em tempo real.

Dessa forma, as organizações conseguem ter um melhor desempenho de rede, permitindo que as políticas de segurança não impactam de maneira significativa a velocidade da conexão.

Capacidade de Implementar Acesso Baseado em Funções

O Next Generation Firewall também auxilia na implementação de políticas de segurança baseadas em funções. Ou seja, as empresas conseguem estabelecer diferentes níveis de acesso e responsabilidades dos usuários.

Por exemplo: é possível adotar políticas de segurança mais restritivas para profissionais que lidam com dados sensíveis. Para colaboradores de outros setores, o acesso pode ser mais amplo.  

Firewalls Tradicionais X Next Generation Firewalls (NGFWS): Diferenças?

Firewalls tradicionais e Next Generation Firewalls possuem diferenças significativas, principalmente, no que se refere às suas capacidades e abordagens de segurança. 

Os firewalls tradicionais, por exemplo, funcionam a partir de regras de filtragem de pacotes, tendo foco em endereços IP, portas e protocolos para autorizar ou bloquear o tráfego. 

Nesse caso, requer uma análise minuciosa de uma pessoa no conteúdo dos pacotes. somado a isso, ele não consegue discernir entre diferentes aplicativos. 

Por outro lado, o Next Generation Firewalls faz inspeção profunda de pacotes, o que permite uma avaliação mais precisa do conteúdo real dos pacotes, identificando automaticamente os aplicativos, auxiliando na adoção de políticas de controle granular e implementando prevenção de intrusões em tempo real.

O NGFW disponibiliza ainda um controle de conteúdo da web, integração com inteligência de ameaças e fornece relatórios detalhados, reforçando ainda mais a segurança dos sistemas.

Quais São Os Recursos De Firewall Da Próxima Geração?

Além dos recursos do Next Generation Firewall apresentados em tópico anterior, conheça outras funcionalidades consideradas avançadas. Confira quais são elas:

Alta Performance

Um dos recursos da próxima geração é alta performance, que está relacionada com a capacidade do dispositivo de garantir uma taxa de transferência de dados eficiente, mesmo com o uso de várias funções de segurança, como inspeção de pacotes e filtragem de aplicativos. 

Dessa forma, as organizações garantirão que a rede opere de forma ágil e responsiva, sem comprometer a performance dos sistemas.  

Inteligência de Ameaças Externas

O Next Generation Firewall, normalmente, é integrado com serviços de inteligência de ameaças, que disponibilizam dados em tempo real sobre ataques e possíveis ameaças cibernéticas conhecidas. 

A partir disso, o Next Generation Firewall bloqueia automaticamente essas ações criminosas antes que elas cheguem à rede, mantendo-a segura.

Sistema de Prevenção de Intrusões (IPS)

Outro recurso é a adoção de um sistema de prevenção de intrusões por comportamento, que faz o monitoramento do tráfego da rede para detectar atividades suspeitas. 

Esse recurso consegue identificar e bloquear tentativas de ações hackers em tempo real, com base em assinaturas de ameaças conhecidas e atividades suspeitos.

Conscientização do Aplicativo

A conscientização do aplicativo também é um recurso para a próxima geração do Next Generation Firewall

Ela está relacionada à capacidade do NGFW de fazer a identificação dos aplicativos que são usados na rede, possibilitando a criação de políticas de controle, permitindo ou bloqueando aplicativos individuais a partir de uma política de segurança da organização.

Inspeção Profunda de Pacotes (DPI)

A Inspeção Profunda de Pacotes (DPI) é um recurso que permite ao Next Generation Firewall fazer avaliações de conteúdo real dos pacotes de dados que circulam pela rede.

Dessa forma, ele detecta o tipo de aplicativo, monitora ameaças ocultas e toma decisões com base no conteúdo, garantindo um nível elevado de análise de tráfego.

O Que Considerar Na Escolha De Seu NGFW?

Na hora de escolher o Next Generation Firewall, é preciso considerar uma série de aspectos importantes. Dá uma olhada em quais são eles:

Considere o acesso ao suporte técnico e se o fornecedor do equipamento NGFW também faz a instalação, configuração e suporte técnico de pós venda.

Pense que será um investimento da sua empresa e de nada adianta se for mal configurado ou se não tiver suporte técnico.

Analise as especificações e metas da implementação em relação a dispositivos físicos ou virtuais é de suma importância.

A escolha mais adequada deve estar alinhada com suas necessidades e políticas de segurança. 

Analise também o custo-benefício da solução a ser contratada. Considere, portanto, os custos associados ao suporte, manutenção, subscrições de bases de inteligência e possíveis softwares adicionais que possam colaborar com seu NGFW

Opte também por tecnologia que ofereça uma configuração simplificada tanto de políticas quanto de administração do produto.

Outro fator que deve ser considerado ao escolher a melhor tecnologia para a sua companhia é a capacidade de transferência de dados.

Saiba que ela varia com base no número de dispositivos ou usuários que sua empresa atende. 

Além disso, a configuração da rede também afeta as demandas de throughput; sendo assim, compreender quais são as reais necessidades de sua rede é fundamental para tomar a decisão apropriada.

Essas são alguns dos principais fatores que devem ser observados ao contratar essa solução para a sua empresa. 

Conclusão

O Next Generation Firewall é uma tecnologia que combina os mais variados recursos avançados para proporcionar uma proteção de rede mais abrangente, incluindo controle de aplicativos, prevenção de intrusões, inspeção profunda de pacotes, controle de conteúdo e atualizações contínuas de inteligência contra ameaças, etc.

Esses recursos são essenciais para a proteção da rede contra ameaças cibernéticas e aprimoramento da segurança da Internet na organização.

Com as nossas dicas, ficou mais fácil encontrar a solução ideal para a sua empresa, não é mesmo?

Mas se você quer proteger os dados da sua empresa com eficiência, conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em Firewall NG, backup em nuvem com os produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

banner Veeam Prancheta 1 copia

Essas tecnologias são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua companhia.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.