fbpx

Como criar senhas seguras

Como criar senhas seguras

A senha é uma das principais proteções que temos para manter a confidencialidade das operações e evitar a exposição dos nossos dados. Estamos vivendo a era digital e cada vez mais dependentes da tecnologia e com isso as senhas se fazem tão necessárias para privacidade dos nossos dados. 

Já pensou qual seria a consequência se alguma de suas contas fosse acessada por hackers? O prejuízo ou o dano que isso poderia causar? Imagina suas informações ou de clientes violadas?

Para utilizar com segurança tudo o que a Internet oferece, precisamos nos proteger, principalmente quando isso envolve dados e informações de terceiros, como no trabalho, por exemplo. 

Teste em quanto tempo sua senha seria descoberta

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, alguns hackers usam bancos de dados de senhas e agregam caracteres especiais e numerais, desta forma, permitindo aumentar o número de combinações de senhas em um ataque, onde um único computador pode testar até 7.100 senhas por segundo.

Na imagem abaixo temos uma perspectiva de quanto tempo levaria para descobrirem a sua senha, a partir disso, já temos alguns parâmetros de como criar boas senhas.

Como criar senhas seguras

O que NÃO utilizar em senhas 

  • Palavras comuns. (Ex: nomes, cidades, apelidos, carros…);
  • Números comuns. (Ex: datas, placas de veículo, número de documento…);
  • Nome de usuário igual em vários sites;
  • Sequência de caracteres. (Ex: qwaszx, abc123, 123456);
  • Utilizar informações pessoais ou empresariais;
  • Reutilizar a mesma senha;
  • Armazenar as senhas em documentos de texto simples, word ou excel;
  • Anotar senhas em post-it.

Sabendo disso, você pode afirmar que suas senhas estão seguras? Suportam as tentativas de ataques hacker? Se você segue algum padrão de senha fraco, conforme apresentado na tabela ou então na listagem do que não se fazer, suas contas e suas informações podem estar em risco! É questão de tempo para você sofrer um ataque e ter seus dados acessados por pessoas mal intencionadas.

Nesse momento, o ideal é criar novas senhas com padrões mais elevados de segurança, confira abaixo um checklist de como criar senhas fortes.

Boas práticas para Senhas

  • Escolher senhas com no mínimo 8 caracteres;
  • Utilizar caracteres aleatórios, incluindo símbolos, números, letra maiúscula e minúscula;
  • Definir período para alterar as senhas, seis meses ou um ano;
  • Utilizar autenticação de dois fatores quando possível;
  • Não utilizar a mesma senha para mais de uma conta;
  • Não compartilhar suas senhas com outras pessoas;

Autenticação de dois fatores

Dentro das boas práticas na hora de criar senhas mais seguras, a autenticação de dois fatores têm ganhado cada vez mais adeptos e é um dos métodos que recomendamos aos nossos clientes.

A autenticação de dois fatores funciona conforme o próprio nome já diz, em 2 etapas. Primeiro, o usuário faz o login utilizando usuário e senha já estabelecidos, já a segunda etapa acrescenta uma camada de segurança ao solicitar um código de acesso que é criado aleatoriamente. 

Esse código pode ser enviado de diversas maneiras, entre elas, a mensagem de texto com o código de verificação enviado ao número de telefone cadastrado. Esse método é muito comum para acessar contas em smartphones como, por exemplo, iPhone, Samsung, Google Pixel). Além disso, existem aplicativos que podem servir para esse propósito, como o Google Authenticator (iOS e Android). São muitas as maneiras de gerar o código de autenticação, mas uma coisa é certa, quando combinado com seu nome de usuário e senha, o resultado é uma camada extra de segurança mais forte e mais resiliente. 

A criação de senhas mais seguras juntamente com a autenticação de 2 fatores é o primeiro passo para garantir a proteção de dados pessoais e principalmente, empresariais. Se a sua empresa não tem políticas de proteções básicas como senhas e usuários seguros, ela está extremamente exposta a sequestro e perda de dados, o que segundo a LGPD, pode ocasionar em consequências gravíssimas, como a proibição da operação da empresa na sua área de atuação.

Para legalizar os parâmetros de proteção de dados empresariais, conte com a nossa equipe de especialistas. Nos chame no WhatsApp agora mesmo e tire suas dúvidas.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.