A autenticação de dois fatores (2FA) é uma medida de segurança que adiciona uma camada extra de proteção além do tradicional nome de usuário e senha.
O objetivo da 2FA é aumentar as barreiras para o acesso não autorizado a uma conta ou sistema, garantindo que mesmo se a senha for comprometida, o invasor ainda necessitará de uma segunda forma de verificação para acessar a conta.
Resumindo é uma camada adicional de segurança que pode ser usada em sistemas digitais e serviços online.
Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é autenticação de dois fatores, como esse processo funciona, principais benefícios e como adotá-lo na sua contas e sistemas online.
O Que É Autenticação De Dois Fatores (2FA)?
A autenticação de dois fatores, conhecido também pela sigla 2FA, é um método de segurança que adiciona uma camada extra de proteção às contas online e sistemas digitais.
A proposta é incluir mais uma etapa para a verificação da identidade do usuário para permitir o acesso aos sistemas e contas em vez de depender apenas da inserção de usuário e senha.
A implementação da autenticação de dois fatores tornou-se cada vez mais comum, sendo amplamente recomendada como uma prática de segurança essencial para proteger contas online contra acesso não autorizado.
Essa tecnologia ajuda a mitigar os riscos associados a violações de dados, phishing e outros ataques cibernéticos.
Para Que Serve A Autenticação De Dois Fatores?
O processo de autenticação de dois fatores serve como uma medida adicional de segurança com o objetivo de garantir a proteção das contas online contra acessos não autorizados.
Ao exigir um segundo fator de autenticação sistemas e contas, o 2FA dificulta
o acesso indevido às contas, mesmo se a senha for comprometida, mitigando os riscos relacionados a ataques de hackers, phishing e outras formas de violações de segurança cibernética.
Como Funciona A Autenticação De Dois Fatores?
A autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login, exigindo dois métodos distintos de identificação. Aqui está como geralmente funciona:
Primeiro Fator – Senha: O primeiro passo é a inserção da senha usual. Essa é a primeira barreira de segurança, algo que o usuário sabe.
Segundo Fator – Token de Segurança: Após a senha ser inserida corretamente, o usuário precisa fornecer um segundo fator de autenticação.
Esse segundo fator pode ser:
- SMS ou Chamada Telefônica: Um código é enviado via SMS ou chamada telefônica para o telefone do usuário cadastrado.
- Aplicativo de Autenticação: Apps como Google Authenticator, Authy, ou Microsoft Authenticator geram um código que se renova periodicamente.
- Hardware Token: Dispositivos físicos que o usuário possui geram um código, como um YubiKey ou um RSA SecurID.
- Notificações Push: Alguns serviços enviam uma notificação push para o dispositivo do usuário, solicitando a aprovação da tentativa de login.
- Validação: O usuário insere o código recebido no site ou serviço que está tentando acessar. Este código verifica que o usuário tem em sua posse o segundo fator de autenticação.
- Email: Um email contendo um código é enviado ao usuário.
Acesso Concedido: Se ambos os fatores forem verificados corretamente, o acesso à conta ou serviço é concedido.
A utilização da 2FA é considerada uma prática de segurança essencial porque mesmo que uma senha seja comprometida, o atacante ainda necessita do segundo fator, que é muito mais difícil de obter, para acessar a conta.
Quais Os Benefícios Da 2FA?
A autenticação de dois fatores é um processo que oferece os mais diversos benefícios para a segurança online de contas de pessoas físicas e também de organizações.
Uma das principais vantagens, sem dúvida, é o uso de uma camada adicional de proteção, tornando o acesso ainda mais difícil por parte de usuários não autorizados, mesmo que a senha seja descoberta.
Sendo assim, a autenticação de dois fatores ajuda a prevenir o acesso não autorizado a informações sensíveis e a proteger os sistemas contra ameaças, como phishing e ataques de engenharia social, entre outros.
Ao aumentar a segurança das contas, é possível reduzir os riscos de violações de dados e potenciais prejuízos financeiros ou reputacionais, principalmente, para as empresas e organizações.
Quais Os Principais Motivos Para Ativar A Autenticação De Dois Fatores?
As senhas são, de fato, uma medida de segurança que possui fragilidades. Embora sejam essenciais, depender apenas delas para autenticar contas é inadequado diante da sofisticação dos métodos de ataque usados por hackers.
Sendo assim, a autenticação de dois fatores adiciona uma barreira contra acessos não autorizados, garantindo, a integridade das contas online e sistemas digitais, reduzindo os riscos de prejuízos financeiros e reputacionais associados a violações de segurança cibernética.
Como Usar Autenticação De Dois Fatores?
A autenticação de dois fatores pode ser usada em plataformas online, como Google, redes sociais, serviços de e-mail, bancos, sistemas internos da empresa, entre outros.
O processo envolve acessar as configurações de segurança da conta desejada e habilitar a opção de autenticação de dois fatores.
Ao ser ativado, o usuário deve registrar um dispositivo adicional, como um telefone celular, para receber códigos de verificação ou usar um aplicativo de autenticação.
Quando alguém tentar fazer login na conta, além da senha, será solicitada a inserção do código de verificação enviado ou gerado pelo dispositivo registrado.
Quais Os Métodos De Autenticação Para 2FA?
As empresas que desejam utilizar essa tecnologia podem contar com diferentes métodos de autenticação de dois fatores.
Confira quais são os mais usados:
Tokens De Hardware
Os tokens de hardware são dispositivos físicos que geram códigos de autenticação de uso único. Hoje em dia sâo cada vez menos usados.
Essa tecnologia, normalmente, possui um botão ou mostrador que o usuário precisa interagir para gerar um novo código.
A partir disso, o código é usado juntamente com a senha do usuário para fazer login em um serviço online.
Os tokens de hardware são dispositivos portáteis, além de não terem vínculos com nenhum dispositivo específico, tornando-os uma alternativa segura para autenticação de 2FA.
Notificações por Push
As notificações pushes enviam uma notificação para o dispositivo móvel do usuário sempre que uma tentativa de login é realizada.
Sendo assim, o usuário recebe uma mensagem no dispositivo solicitando a confirmação da tentativa de login.
Ao reconhecer a tentativa, o usuário pode aprovar a autenticação com um toque na tela. Contudo, se a tentativa for considerada suspeita, o usuário pode negar a autenticação
Verificação por SMS
No método de verificação por SMS, o usuário recebe um código de autenticação de uso único via mensagem de texto no dispositivo móvel registrado.
Ao adicionar sua senha de login, o usuário deve inserir o código recebido por SMS para finalizar a etapa de autenticação.
Mesmo sendo muito usado, hoje em dia, esta tecnologia pode ser vulnerável a ataques de phishing ou interceptação de mensagens de texto.
Autenticação Baseada em Voz
Este método usa a voz do usuário para obter a autenticação. Sendo assim, o usuário deve fornecer uma frase específica ou responder a perguntas para verificar sua identidade, que leva em consideração características vocais únicas como tom, entonação e padrões de fala.
Com isso, essa tecnologia utiliza um algoritmo que analisa essas características para validar a identidade do usuário.
A vantagem é que esse método pode ser usado por usuários com dificuldades de visão ou mobilidade.
Autenticação Baseada em Aplicativo
Este método usa um aplicativo instalado no smartphone. Atualmente é considerado uma das melhores alternativas, econômica e segura.
O aplicativo usa um algoritmo chamado Time-Based One-Time Password (TOTP). Este algoritmo combina a chave secreta com o horário atual (geralmente em intervalos de 30 segundos) para gerar um código numérico de 6 a 8 dígitos.
A chave secreta permanece a mesma, mas como o tempo é sempre diferente, o código gerado é único e muda a cada intervalo.
Quando você tenta acessar o sistema protegido, além de inserir sua senha, você também precisa fornecer o código que aparece no aplicativo de autenticação.
O serviço online também gera um código de autenticação usando a mesma chave secreta e verifica se o código inserido corresponde ao esperado para aquele intervalo de tempo específico.
Como os códigos são gerados a partir da chave secreta e do tempo atual, e só são válidos por um curto período, eles são muito difíceis de serem interceptados ou reutilizados por terceiros.
Mesmo se alguém conseguir obter sua senha, sem acesso ao seu dispositivo físico com o aplicativo de autenticação instalado e configurado, não conseguirá acessar sua conta.
Em Quais Contas Devo Ativar A Autenticação De Dois Fatores?
O ideal é fazer o processo de autenticação de dois fatores em contas usadas pela sua empresa, especialmente aquelas que lidam com dados sensíveis para a operação do negócio.
Sendo assim, é recomendado adotar esse procedimento em contas de e-mail e sistemas internos, plataformas de gestão de projetos, serviços de armazenamento em nuvem e ferramentas de comunicação usadas pelos colaboradores.
Além disso, a ativação da autenticação de dois fatores também deve ser usada em contas pessoais que contenham dados financeiros ou confidenciais, como serviços bancários online, contas de compras e pagamento, e-mails pessoais, redes sociais e demais plataformas que armazenam informações sensíveis.
Quais As Diferenças Entre 2FA s. MFA?
A autenticação de dois fatores (2FA) e autenticação multifator (MFA) são procedimentos distintos, principalmente, no número de etapas envolvidas na identificação do usuário.
A 2FA requer duas etapas de autenticação, além de adotar senhas únicas sensíveis ao tempo para impedir o roubo de identidade.
Por outro lado, a MFA requer duas ou mais etapas ou processos para identificar o usuário, sendo muito usada por empresas com alto nível de segurança, como instalações de saúde, agências governamentais ou serviços financeiros.
Contudo, é importante destacar que a autenticação de dois fatores é um processo muito eficiente para adicionar uma camada extra de segurança a todas as contas pessoais e empresariais online.
Como Fazer A Implementação Da 2FA?
Para implementar a autenticação de dois fatores, o primeiro passo é escolher a solução de 2FA mais adequada às necessidades da sua empresa, que pode incluir aplicativos de autenticação, mensagens de texto (SMS), tokens físicos, biometria, etc.
Após escolher a tecnologia, o passo seguinte envolve a integração da solução de 2FA com os sistemas usados pela sua empresa, o que pode exigir o uso de APIs ou outras metodologias de comunicação entre sistemas.
Feito isso, é preciso ainda configurar os usuários para utilizar a autenticação de dois fatores para gerar tokens de autenticação, ou a distribuição de tokens físicos.
Nesse processo de implementação, as empresas devem promover treinamentos aos usuários sobre o método de segurança, fornecendo orientações claras sobre como configurar e usar a autenticação de dois fatores.
Para garantir a eficácia da tecnologia, recomenda-se ainda a realização de testes para garantir que a implementação do 2FA esteja funcionando conforme o esperado.
Não deixe de monitorar regularmente a eficácia da autenticação de dois fatores e fazer atualizações conforme necessário para garantir a segurança contínua dos dados.
Quem Deve Usar A 2FA?
Esse método é indicado para qualquer empresa ou indivíduo que queira proteger seus dados sensíveis contra acessos não autorizados.
Como mencionamos, essa medida de segurança permite que contas e sistemas não sejam acessados, mitigando riscos associados às mais diversas ameaças cibernéticas.
Como A 2FA Protege As Empresas?
A autenticação de dois fatores protege as empresas ao possibilitar que todos os ativos, que incluem documentos, informações confidenciais e registros pessoais de funcionários, sejam protegidos por esse método de segurança.
Além disso, a autenticação de dois fatores protege as empresas ao dificultar significativamente o acesso não autorizado às contas e sistemas internos.
Isso é especialmente importante em um ambiente corporativo, onde informações sensíveis e críticas para o negócio estão em constante risco de serem alvos de ataques cibernéticos.
Como A Política Zero Trust E A 2FA Estão Relacionadas?
Tanto a Política Zero Trust quanto o 2FA oferecem aos usuários controle sobre suas informações pessoais e comerciais, enquanto os cibercriminosos continuam a desenvolver novas táticas para obter acesso não autorizado às redes.
A Política Zero Trust é uma solução usada para impedir que os cibercriminosos alcancem dados e redes confidenciais, estabelecendo uma barreira robusta em torno de ativos empresariais e pessoais.
Toda a política de segurança da empresa parte do pressuposto que nada é seguro, somente após da identificação e confirmação de uma necessidade de liberação é que o acesso é concedido.
Por outro lado, o 2FA protege dados e redes confidenciais de maneira diferente, utilizando senhas de uso único, mensagens de voz, textos e tokens SMS.
Qual É A Eficácia Da 2FA?
A autenticação de dois fatores é uma maneira eficiente de assegurar que uma empresa ou um indivíduo não seja vítima de ataques cibernéticos, já que esse método usa geradores de tokens sensíveis ao tempo ou senhas para ajudar a evitar o roubo de identidade e a perda de dados.
Conclusão
A implementação da autenticação de dois fatores é uma medida essencial para empresas, organizações e indivíduos.
Hoje em dia, esse cuidado tornou-se extremamente importante, principalmente, por conta do aumento de ações de hackers que tentam invadir contas e sistemas para praticar atividades criminosas, que incluem desde sequestro de dados até roubo de informações, etc.
Sendo assim, o 2FA adiciona uma camada extra de segurança além das senhas tradicionais, reduzindo significativamente o risco de acesso não autorizado a dados confidenciais.
Além de proteger os ativos digitais da empresa, o 2FA auxilia ainda na conformidade com regulamentações de segurança de dados e evita consequências financeiras ruins ou legais de violações de dados.
Se você quer proteger a sua empresa de ações hackers, além de adotar a autenticação de dois fatores, invista também em uma rotina de backups, já que esses sistemas garantem que os dados críticos da empresa possam ser recuperados em caso de violação de segurança, ataques de ransomware ou qualquer outro incidente cibernético.
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