O Que É Backup As A Service E Qual Importância

backup-as-a-service

Você já ouviu falar em Backup as a Service (BaaS)? Saiba que se trata de um modelo de serviço onde toda a responsabilidade pela gestão, armazenamento e tecnologia de backup de dados de uma companhia é transferida para um provedor externo especializado. 

Ou seja, ao invés da empresa investir em uma estrutura interna, o Backup as a Service possibilita a terceirização de processos de cópias de segurança e restauração de dados para um terceiro.

Esse tipo de serviço de backup permite que os processos sejam feitos de maneira eficiente, segura e com total conveniência, já que a parte operacional sai das mãos da empresa contratante. 

Além de garantir maior tranquilidade na gestão dos backups, o BaaS (Backup as a Service) também tem custos menores em comparação com o investimento em uma estrutura interna de backup, gerido por uma equipe interna de TI (Tecnologia da Informação).

Vem com a gente e entenda o que é Backup as a Service, como esse serviço funciona, quais as principais vantagens deste modelo de serviço e muito mais. Confira!

O Que É Backup As A Service?

O Backup as a Service é um modelo de serviço de backup baseado em nuvem, onde os arquivos de uma companhia são armazenados e copiados de forma automatizada para um provedor de serviço externo, com total segurança e praticidade. 

Sendo assim, essa empresa terceira é responsável por fazer o gerenciamento do  processo de backup, o que inclui toda a infraestrutura física, regulamentações e gestão das cópias de segurança.

O objetivo dessa solução é tornar o serviço de backup e armazenamento de dados muito mais fácil, seguro e conveniente, sem que a empresa contratante tenha que implementar ou mesmo gerenciar uma infraestrutura de backup internamente. 

Geralmente os prestadores de serviços de BaaS (Backup as a service) são especializados em proteção de dados e ofertam serviços do tipo tudo incluído. 

Sabem aquele tipo de hotel com tudo incluso!? Então no mundo dos backups a ideia é similar, você contrata o BaaS e recebe serviços, projeto, software, tecnologia, armazenamento e tudo mais que precisa para proteger os dados do negócio.

Como Funciona O Backup As A Service?

O Backup as a Service funciona a partir da contratação de um provedor externo que, por sua vez, é responsável pela execução, manutenção e monitoramento dos processos de backups de arquivos da empresa contratante. 

Após a contratação do serviço, é preciso que haja uma etapa de configuração dos sistemas que inclui a definição de diversos fatores, como dados que serão incluídos nos backups, horário para a execução, definição de políticas de retenção de dados, entre outros. 

Ao fazer as configurações iniciais, o provedor faz a execução automática das cópias de segurança, que pode ser backup completo, incremental, diferencial, etc.

Depois disso, as informações ficam armazenadas na nuvem deste provedor, garantindo, assim, a total proteção de dados contra qualquer tipo de incidente, como falhas em sistemas, erros humanos, ataques hackers, desastres naturais, etc. 

De maneira geral, o provedor do  Backup as a Service envia relatórios sobre os processos de backup e o sucesso de cada execução. Quando necessário, é possível solicitar a restauração dos dados a partir de um backup.

Na conclusão da ativação dos serviços se recomenda que todo o processo esteja documentado em uma política de backup.

Por Que O Backup Como Serviço É Importante?

O Backup as a Service (BaaS) é um serviço extremamente importante para as empresas que têm como prioridade na proteção e segurança de dados sensíveis para a operação. 

Isso porque, essa solução oferece recursos que tornam os processos de backup seguros, práticos e facilitados.

Além disso, o investimento também é mais barato quando comparado com os custos de uma infraestrutura de TI para a realização de cópias de segurança. 

Ao fazer a transferência da responsabilidade pela gestão de backups para um provedor especializado, a sua empresa consegue economizar tempo e recursos, permitindo que os profissionais foquem em atividades e tarefas mais estratégicas.

Sem contar o alto nível de proteção de dados oferecido por esses provedores externos, garantindo que os arquivos possam ser restaurados em caso de incidentes, garantindo a continuidade dos negócios e evitando perdas de informações sensíveis.

Sem contar que o Backup As A Service é um serviço que oferece escalabilidade e segurança, permitindo que informações relevantes para seu negócio estejam disponíveis e íntegras, podendo ser acessados sempre que necessário, principalmente, em situações emergenciais.  

Quais Os Benefícios De Oferecer BaaS?

Backup As A Service é um modelo de serviço que garante uma série de vantagens para as empresas, principalmente por conta da sua eficiência, praticidade, economia, segurança e disponibilidade.

Mas saiba que há muitos outros benefícios em adotar esse modelo de serviço na sua empresa, confira quais são eles:

Praticidade

Sem dúvida, uma das principais vantagens desse modelo de serviço é a praticidade. 

Isso porque, ao adotar o BaaS, sua empresa elimina a necessidade de fazer todo o processo de configuração e gerenciamento dos seus próprios backups, o que pode demandar expertise que, talvez, sua empresa não possua. 

Com o Backup As A Service, a responsabilidade da execução das cópias de segurança é compartilhada com a empresa contratada. 

Eficiência

Outra vantagem em adotar o BaaS na sua empresa é a eficiência oferecida pelos seus sistemas em nuvem.

Isso acontece, porque o provedor externo oferece um funcionamento automatizado e otimizado, com backups programados, seguros e monitorados. 

Dessa forma, essa solução permite que os dados sejam protegidos constantemente, evitando que esses processos sejam esquecidos, caso feito internamente e de maneira manual.

Além disso, a eficiência também pode ser percebida na agilidade e segurança em processos de recuperação de dados, em caso de incidentes, minimizando o tempo de inatividade e  a continuidade dos negócios. 

Backup De Qualidade

O Backup as a Service (BaaS) também é extremamente vantajoso no que se refere à qualidade da execução dos backups. 

Isso acontece porque esse tipo de serviço é ofertado por provedores especializados, que contam com profissionais com conhecimento técnico e experiência para implementar as melhores práticas de armazenamento, execução de cópias de seguranças e recuperação de dados. 

Além disso, essas empresas adotam tecnologias avançadas para garantir a segurança dos dados nos processos de transmissão e armazenamento em nuvem, além de medidas de controle de acesso para impedir acessos de usuários não autorizados, como criminosos cibernéticos, por exemplo. 

Economia

O Backup as a Service é também uma solução econômica, já que a sua empresa não precisa investir na implementação e manutenção de uma infraestrutura própria de backup, que inclui, por exemplo, a compra de hardwares, softwares e contratação de profissionais especializados. 

Isso porque, o provedor de serviços contratado oferece a infraestrutura e toda a gestão das operações de backup. 

Segurança

A segurança é uma das vantagens do Backup as a Service, já que essas empresas utilizam recursos de proteção avançados para garantir a integridade dos dados em todas as etapas do processo.

Nesse sentido, os provedores utilizam, por exemplo, recursos como criptografia para o armazenamento e transporte dos dados, para que a confidencialidade seja preservada evitando que pessoas não autorizadas possam acessá-las. 

Considere na sua estratégia de backup a regra 3-2-1, para que o seu backup esteja disponível quando a sua empresa mais precisar.

Disponibilidade

Outra vantagem de adotar o Backup as a Service é a disponibilidade das informações, sempre que sua empresa necessitar.

Como os dados são armazenados em servidores remotos na nuvem, é possível que a sua empresa possa acessá-los quando quiser e de onde estiver. 

Ou seja, usuários autorizados podem ter acesso às informações em caso de necessidade, o que é importantíssimo, principalmente, em caso de incidentes variados.

Armazenamento Cloud Sob Demanda

O armazenamento de backup na nuvem é também muito vantajoso para as empresas que necessitam de flexibilidade ao armazenar dados.

Isso porque, o Backup as a Service (BaaS) possibilitam que seus clientes ajustem a capacidade de armazenamento conforme suas necessidades, garantindo total flexibilidade na contratação, pois, é possível aumentar ou diminuir espaço de armazenamento, resultando em economia.

Facilidade De Recuperação

Ao adotar o BaaS –  Backup as a Service, saiba que a sua empresa ganhará também no quesito facilidade de recuperação.

Em caso de perda de dados, é possível acessar facilmente a interface do provedor de BaaS e escolher os backups, que deseja restaurar. 

O melhor é que essa solução também mantém todos os dados organizados, o que permite que as informações sejam localizadas de maneira ainda mais rápida, minimizando o tempo de inatividade das operações. 

Maior Foco Estratégico Para O Setor De TI

Ao contratar um serviço de Backup as a Service (BaaS), sua equipe de TI consegue ter maior foco estratégico. 

Isso acontece porque os profissionais não precisam atuar em tarefas operacionais relacionadas ao gerenciamento de backups, já que toda a parte operacional é de responsabilidade do provedor contratado, que faz toda a configuração, execução e monitoramento dos processos de backup. 

Dessa forma, como a sua equipe de TI não está dedicada às operações de backup, a equipe pode direcionar seus esforços para a otimização de infraestrutura, desenvolvimento de estratégias de segurança e inovação, etc.

Rápida Recuperação De Dados

Por fim, outro benefício desta solução é a rápida recuperação de dados. Isso acontece porque os backups são automatizados e têm armazenamento em nuvem seguro, o que permite que eles estejam disponíveis para recuperação em caso de perda de dados. 

Em situações de emergência ou desastres, é possível acessar as cópias de segurança de maneira rápida e simples, iniciando o processo de restauração com apenas alguns cliques. 

Dessa forma, sua empresa consegue fazer a restauração dos dados críticos em pouquíssimo minutos ou horas, reduzindo significamente o tempo de inatividade, evitando prejuízos aos negócios.

Cabe ressaltar que a velocidade de recuperação dos dados na nuvem está diretamente relacionada com a sua velocidade de acesso à Internet e também da velocidade do computador ou servidor que executa o software de restauração.

Considere na sua estratégia de backup utilizar o método D2D2C para que a restauração rápida dos backups possa ser garantida.  

Quais Os Tipos De Backup As A Service?

Além de entender as vantagens do modelo de serviço é importante que você conheça os principais tipos de Backup As A Service. Confira os principais:

  • BaaS para Arquivos e Pastas: Este é o tipo mais básico de backup e envolve o armazenamento de arquivos individuais e pastas na nuvem.
  • Backup de Aplicações: Algumas soluções são especializadas em fazer backup de aplicações específicas, como bancos de dados (por exemplo, Microsoft SQL Server, Oracle), e sistemas de e-mail.
  • Backup Completo de Sistemas: Este tipo de backup é destinado a criar uma imagem completa do sistema, incluindo o sistema operacional, aplicações, configurações e dados.
  • Backup Híbrido: Uma combinação de backup local e na nuvem. Os dados podem ser primeiro copiados para um dispositivo local antes de serem transferidos para a nuvem.
  • BaaS para Ambientes Virtuais: Específicos para ambientes como VMware ou Hyper-V, esses serviços são otimizados para fazer backup de máquinas virtuais.
  • Backup Móvel: Focado em fazer backup de dados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
  • BaaS para Aplicações SaaS: Especializado em fazer backup de aplicações baseadas em nuvem, como Microsoft 365, Google Workspace e Salesforce.
  • BaaS Gerenciado: Um tipo de serviço onde o provedor não apenas fornece o espaço de armazenamento, mas também gerencia todo o processo de backup, incluindo monitoramento, notificações, teste e restauração.
  • Backup de Endpoint: Específico para fazer backup de dispositivos de ponto de extremidade, como computadores de trabalho e laptops.

Os fornecedores variam em termos de características, como velocidade de backup e restauração, segurança, escalabilidade, preço e outros fatores.

É importante escolher o tipo de BaaS que melhor se adapta às necessidades de backup e recuperação de uma organização ou indivíduo.

Conclusão

O Backup as a Service é indicado para as empresas que precisam garantir a proteção e a disponibilidade de seus dados. Isso acontece porque essa solução disponibiliza recursos que tornam os processos de backup seguros, práticos e facilitados.

Outra vantagem é que o custo de investimento também é mais baixo quando comparado com os custos de uma infraestrutura de TI profissional para a realização de cópias de segurança. 

Mas lembre-se sempre de contratar empresas confiáveis e que oferecem eficiência, qualidade e segurança nos processos de backup, 

Se você quer garantir que os dados da sua empresa estejam protegidos contra qualquer incidente, invista em uma solução de backup segura para a sua empresa, pois ela manterá seus dados protegidos e disponíveis em qualquer situação.

Quer proteger os dados da sua organização? Então, conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em backup em nuvem e nos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

A grande vantagem é que as tecnologias usadas por nossa empresa são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização.

Não perca mais tempo e garanta a integridade dos dados da sua empresa, acesse o nosso site e conheça as melhores soluções de backup para o seu negócio.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.