Descubra Como Criar E Configurar O Cofre Backup

cofre-backup

Quer saber como criar e configurar o cofre backup?  Contar com esse recurso é importante, principalmente, porque os cofres de backup garantem que os dados críticos da empresa sejam copiados e armazenados de maneira segura em um local separado.

Dessa forma, você consegue proteger arquivos e informações relevantes contra a perda de dados, desastres naturais, falhas de hardware, ataques de malware, erros humanos, etc.

Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é o cofre de backup, como essa tecnologia funciona, quais os principais recursos disponíveis e quais são os benefícios ao investir neste sistema. Confira!

O Que É Cofre De Backup?

O cofre de backup é uma unidade de armazenamento de cópias de segurança e pontos de recuperação.

Além disso, um cofre de backup possui uma interface que possibilita a execução de atividades de backup, como cópias sob demanda, processo de restauração e até a criação de políticas e procedimentos de backup.

Como Funciona Um Cofre De Backup?

O cofre de backup pode ter funcionamentos diferentes, dependendo da solução utilizada, que pode ser tanto um dispositivo físico quanto um sistema em nuvem. 

Entretanto, de forma geral, essas unidades começam o seu processo com a coleta de dados sensíveis de uma empresa, que pode ser arquivos, documentos, imagens, aplicativos, banco de dados, etc.

A partir disso, um plano de backup é configurado, determinando a frequência que os dados serão copiados para o cofre de backup. É possível estabelecer backups diários, semanais, mensais, etc. 

Com base no agendamento, o sistema realiza cópias de todos os dados que, posteriormente, são armazenados em um repositório, como unidades de armazenamento externo ou na nuvem por meio de redes locais ou pela internet.

Para que os dados estejam em segurança, há tecnologias que criptografam os dados, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações armazenadas, além de oferecer outros recursos de proteção, como autenticação de fatores e redundância de dados.

Em caso de perda de arquivos e informações, é possível fazer a recuperação dos dados a partir do cofre de backup de forma ágil, simples e eficiente.

Lembrando que o cofre de backup tem uma rotina de monitoramento regular para garantir a atualização das cópias de segurança e que os processos de backup e recuperação funcionem de maneira correta. 

Quais São Os Recursos Dos Cofres De Backup?

Os cofres de backup, independente do seu formato, possuem uma variedade de recursos e funcionalidades, atendendo, assim, às mais diferentes necessidades de empresas de vários segmentos e portes. 

Dessa forma, esses dispositivos possuem, por exemplo, agendamento de backups que estabelecem quando os dados devem ser copiados para o cofre de backup

Além disso, a segurança é um dos principais requisitos dessas soluções, oferecendo, por exemplo, recursos de criptografia para proteger os dados guardados.

Além disso, os cofres de backup também podem disponibilizar recurso de compactação de dados, para a redução de tamanho dos arquivos de backup, economizando espaço de armazenamento e otimizando a transferência de dados.

cofres de backup que oferecem  recurso de retenção de diferentes versões de arquivos, para que os usuários possam restaurar versões anteriores, sempre que necessário. 

Essas unidades também possuem recursos de monitoramento em tempo real e a geração de relatórios para que os usuários possam acompanhar a execução dos backups.

Além disso, muitos cofres possuem ainda recursos de recuperação de desastres, como a criação de imagens completas dos sistemas, replicação de dados para locais secundários, etc.

Outra funcionalidade é a retenção de dados, permitindo que as empresas possam configurar 

políticas para determinar por quanto tempo os backups são mantidos antes de serem excluídos de maneira automática.

Além disso, há cofres de backup que possuem integração com outras soluções, como sistemas de gerenciamento de armazenamento e outros softwares. 

Por Que Escolher Um Cofre De Backup?

O cofre de backup é um recurso importantíssimo para a proteção de dados críticos da sua empresa, garantindo a continuidade das operações em situações adversas, como falhas em hardware, desastres naturais, ataques cibernéticos, erros humanos, etc.

Além disso, ao investir em um cofre de backup eficiente, você consegue ter uma recuperação rápida dos dados em caso de falhas, minimizando, assim, o tempo de inatividade e diminuindo os impactos e a paralisação das atividades da companhia.

Somado a isso, esse recurso é essencial também para o atendimento às regulamentações, pois, muitas leis exigem que as empresas façam cópias de backup em determinantes períodos.

Ou seja, os cofres de backup evitam penalidades e auxiliam no cumprimento de requisitos. 

Os recursos avançados de segurança também são oferecidos por essas unidades garantindo total proteção dos dados contra acesso não-autorizado.

Os cofres de backup são essenciais também, já que eles preservam o histórico de versões anteriores, possibilitando acesso aos dados de maneira integral. 

Quais Os Benefícios De Um Cofre de Backup Em Nuvem?

Os cofres de backup podem trazer uma série de benefícios para as empresas. Confira os principais:

Custo

Um dos benefícios dos cofres de backup em nuvem está relacionado ao custo.

Isso porque, essa solução tem um investimento muito menor quando comparado com uma estrutura de armazenamento e backup próprio, que demanda a contratação de equipamentos e mão de obra especializada para a sua operação.

Já as soluções em nuvem são operadas de maneira eficiente, sem que precise a empresa investir em estrutura.

Além disso, é possível ajustar ainda o espaço de armazenamento às necessidades da sua empresa.

Segurança

Os cofres de backup em nuvem oferecem total proteção aos dados armazenados, já que conta com recursos de segurança avançados, como criptografia, autenticação de fatores, controle de acesso aos sistemas, etc, como já mencionamos ao longo deste artigo. 

Flexível

Outra vantagem do cofre de backup em nuvem é a flexibilidade que este recurso proporciona, conseguindo atender empresas dos mais diversos portes e segmentos, desde as pequenas empresas até as grandes organizações.

Acessível 

A acessibilidade também é uma vantagem do cofre de backup em nuvem, já que os usuários podem acessar o sistema de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet e autorização para ingressar na nuvem. 

Imutabilidade

A imutabilidade é um dos principais benefícios dos cofres de backup, já que esse fator garante a segurança dos dados armazenados, pois dados não podem ser modificados ou excluídos por terceiros não autorizados.

Com isso, você consegue proteger os arquivos contra ataques cibernéticos que  alteram ou mesmo criptografam os dados de backup.

Rápida restauração de backup e DR local

A rápida restauração de backup e a capacidade de recuperar dados de forma local é essencialmente vantajosa, já que possibilita que as empresas  diminuam o tempo de inatividade em caso de falhas de sistema ou desastres. 

Com isso, é possível que as operações sejam retomadas de forma rápida, minimizando os impactos negativos e garantindo a continuidade das operações.

Como Fazer As Configurações De Armazenamento No Cofre De Backup?

As configurações de armazenamento em um cofre de backup podem variar conforme a solução contratada.

Mas de modo geral, você precisará instalar o software ou hardware de um agente de backup no sistema da sua empresa conforme as orientações da empresa contratada. 

Depois disso, é preciso escolher os dados que serão incluídos nos backups. Em seguida, é necessário configurar a programação de backup, definindo a frequência dos backups, que pode ser diário, semanal, mensal ou personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa.

O passo seguinte é escolher o repositório de armazenamento para os backups, que pode ser servidor local, dispositivo de armazenamento externo, nuvem, etc.

Em seguida, é necessário fazer a configuração de políticas de retenção de dados para determinar o período que os backups serão mantidos antes de serem excluídos automaticamente.

Você precisará ainda ativar a criptografia para proteger os dados durante a transferência e enquanto estiverem armazenados. Depois, é importante fazer testes de recuperação para garantir que as cópias de segurança sejam restauradas de maneira adequada. 

Como Fazer As Configurações De Criptografia No Cofre De Backup?

As configurações de criptografia no cofre de segurança são padronizadas, sendo feitas a partir das chaves gerenciadas pela plataforma contratada. Dependendo da solução, você precisará ativar ou não esse recurso.

Por isso, é importante seguir as orientações da empresa de tecnologia contratada. Muitas soluções permitem que você use sua própria chave ou uma chave fornecida pela empresa.

Ao usar sua própria chave, você precisará habilitar a identidade gerenciada para o cofre dos serviços de recuperação, conceder permissões de acesso, habilitar a exclusão reversível e a proteção contra limpeza.

Lembrando que esse processo pode sofrer alterações dependendo da solução contratada pela sua empresa. 

Como Fazer Criptografia De Dados De Backup Usando Chaves De Criptografia Gerenciadas Pela Plataforma?

A criptografia de dados de backup usando chaves de criptografia gerenciadas pela plataforma é quando a própria plataforma de backup gera, gerencia e protege as chaves de criptografia. 

Nesse sentido, você precisará configurar a conta no serviço de backup e seguir as instruções para configurar o backup de dados. 

Depois disso, o passo seguinte é ativar a criptografia e escolher o algoritmo de criptografia para que a chave seja gerenciada pela plataforma.

É necessário ainda definir uma política de acesso, estabelecendo os usuários com permissão de acesso.

Você deverá fazer testes de recuperação para garantir que seja possível acessar e descriptografar os dados de backup, sempre que preciso. 

Como Criar Um Cofre De Backup?

A criação de um cofre de backup abrange uma série de configurações de um depósito seguro para fazer o armazenamento das cópias de segurança dos dados sensíveis da sua organização. 

Lembrando que as etapas que envolvem a criação de um cofre de backup variam de acordo com a solução contratada. 

Contudo, há alguns aspectos importantes que deve-se levar em consideração ao criar um  cofre de backup.

O primeiro passo é avaliar as necessidades de backup. Ou seja, identifique os dados e sistemas sensíveis que devem ser armazenados no cofre. Além disso, defina também qual a frequência em que os backups devem ser executados. 

Escolha o repositório de armazenamento, isto é, onde os dados serão guardados.

Você pode usar dispositivos locais, unidades de armazenamento externas, serviços em nuvem ou fazer uma combinação de diferentes tipos de repositórios.

Na hora de escolher, pense nas necessidades de segurança da sua empresa, na escalabilidade e na acessibilidade dos dados.

Ao fazer a instalação da solução, é importante seguir todas as orientações do fornecedor contratado. 

Para que esse processo ocorra de forma adequada, normalmente, essas empresas disponibilizam um passo a passo, que inclui a definição de quais dados serão copiados, a programação de backup e a configuração de políticas de retenção.

Você precisará fazer ainda a configuração da criptografia para garantir que os dados permaneçam seguros.

Com tudo configurado, é a hora da realização dos testes para assegurar que o processo funcione de maneira adequada. 

Não deixe também de implementar políticas de segurança para o controle de acesso ao cofre de backup e requisitos de autenticação.

Monitore constantemente todo o processo de cópias de segurança para evitar qualquer problema. 

Lembre-se também de manter todos os registros das configurações, processos de recuperação e políticas de retenção em guardados, pois eles são importantes para referência futura e auditorias de segurança.

Conclusão

O cofre de backup é uma unidade essencial para manter os dados da sua empresa armazenados com segurança, confiabilidade e acessibilidade. 

Mas não se esqueça que escolher o melhor fornecedor de tecnologia de backup é essencial para proteger os arquivos e informações sensíveis da sua companhia nas mais diferentes situações. 

Quer garantir o melhor processo de backup para a sua empresa? Então, invista em uma solução de backup em nuvem, que garante total proteção, escalabilidade e confiabilidade de dados. 

Proteja agora mesmo os dados da sua organização com a melhor solução do mercado: conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em backup em nuvem e nos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

banner Veeam Prancheta 1 copia

Saiba que nossas tecnologias são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, garantindo total a segurança dos dados da organização. 

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua companhia. 

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.