Confira A Diferença Entre Offsite Backup E Backup Na Nuvem?

offsite-backup

Você sabe qual a diferença entre offsite backup e backup na nuvem? Ambas as soluções são tecnologias seguras e modernas para executar e armazenar cópias de segurança de dados sensíveis de uma companhia ou organização.

Hoje, com o aumento dos crimes cibernéticos e com a necessidade da proteção de dados, essas soluções tornaram essenciais para empresas que desejam manter suas operações em total segurança diante das mais diversas situações, que incluem também erros humanos, falhas em sistemas, desastres naturais, etc. 

Quer entender o que é offsite backup, quais as principais diferenças com o sistema em nuvem, vantagens e como escolher a melhor opção para a sua empresa? Então, continue lendo o nosso artigo! 

O Que É Backup OffSite?

O offsite backup, chamado também de backup fora do local, é um método de backup para fazer cópias de dados críticos de uma empresa para um local físico separado e, de preferência, distante da localidade onde as informações originais estão armazenadas. 

Esse método é usado para garantir a segurança e a recuperação de dados em casos de incidentes, que envolvem a perda de informações sensíveis, causados principalmente por incidentes de natureza física, tais como: desastres naturais, incêndios, inundações, além de sequestro de dados, ataques cibernéticos, etc.

O Que É Backup Na Nuvem (Cloud Backup)?

Já o backup na nuvem, chamado também de cloud backup, é uma estratégia de backup que faz a cópia e o armazenamento de dados em servidores remotos ou em sistemas de provedores de serviços de nuvem. 

Inclusive, essa tecnologia tem sido usada em diversas empresas em razão das suas inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais de backup, como a cópia de dados para dispositivos físicos, como fitas ou discos rígidos externos.

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é que os dados ficam armazenados de forma segura em um servidor remoto, podendo ser acessados de qualquer lugar, desde que o usuário tenha conexão com a internet. 

Além disso, essa abordagem utiliza métodos avançados de segurança, como controle de acesso e criptografia de dados, entre outros. 

Somado a isso, em caso de necessidade de recuperação de dados, o processo é feito com total facilidade, minimizando os impactos causados pelo comprometimento de dados sensíveis.  

Por outro lado, o tempo de recuperação dos dados armazenados na nuvem deve ser considerado, pois dependem da velocidade do link de Internet e também da quantidade de dados que estiverem armazenados na nuvem. 

Qual É A Diferença Entre Cloud Backup E Offsite Backup Off?

Entre as principais diferenças entre o offsite backup e o cloud backup está, justamente, na maneira como os dados são armazenados e gerenciados. 

No caso do offsite backup, as informações de backup são copiadas para um local físico separado, geograficamente distante da localidade onde os dados originais são armazenados, como um centro de dados secundário, por exemplo. 

Geralmente estes centros de dados, principal e secundário, também chamados de data centers estão conectados por links de fibra ótica de alta velocidade ou conexão direta provida pelas operadoras de telecomunicações.

Desta maneira, no offsite backup a proteção dos dados está garantida contra qualquer tipo de incidente físico, como roubo de dados, falhas ou mesmo desastres naturais, como um incêndio ou inundações. 

Nesse caso, o  offsite backup requer a utilização de uma infraestrutura física adicional para o seu funcionamento adequado. Toda esta infraestrutura normalmente requer alto investimento.

No cloud backup (em nuvem), o armazenamento dos dados de backup ocorre em servidores remotos de provedores de serviços de nuvem. Dessa forma, não há a necessidade de investir em infraestrutura física ou mesmo mão de obra.

Sem contar que essa solução, como mencionamos, permite o acesso às informações de backup de qualquer lugar com conexão com a internet, o que colabora também com o novo formato de trabalho móvel. 

Então, com o cloud backup, se houver algum dano no data center principal, os sistemas podem ser restabelecidos em qualquer data center alternativo pelo mundo com conexão à Internet e fazer a restauração dos dados da nuvem. Já com o offsite backup há a necessidade do data center alternativo estar em uma distância aceitável para poder se conectar ao data center secundário através de uma fibra óptica.

Outra diferença entre o offsite backup e o cloud backup está relacionada à facilidade de uso e a elasticidade da operação. 

Diferente do offsite backup, o cloud backup utiliza servidores remotos com custos previsíveis, permitindo que uma empresa contrate um plano a partir das suas necessidades de armazenamento momentâneas e saberá quanto irá pagar quando crescer a demanda de armazenamento de backup.

Sem falar que se houver necessidade de investimentos para expandir o espaço de armazenamento no cloud backup, todo este investimento fica por conta do provedor de nuvem. Já no offsite backup, todo investimento para expansão fica para a sua empresa.

Quais Os Benefícios Do Backup OffSite?

Além de garantir a integridade dos dados, o backup offsite oferece uma série de outros benefícios para as empresas, confira:

Proteção contra Desastres Naturais

Os arquivos armazenados a partir de uma solução offsite estão protegidos de possíveis desastres naturais, como incêndios, terremotos e inundações, já que os arquivos ficam depositados em locais remotos, garantindo a segurança dos dados sensíveis.

Continuidade dos Negócios

Em situações em que os dados da empresa são corrompidos em razão de incidentes naturais  ou ameaças de segurança, o offsite backup pode ser uma alternativa para a recuperar os dados, garantindo a continuidade das operações. 

Dessa forma, essa tecnologia é essencial para preservar a estabilidade da companhia e evitar a paralisação de atividades. 

Velocidade de Restauração

O backup offsite pode ser uma solução vantajosa em relação a velocidade de restauração em comparação com o cloud backup

A velocidade de restauração do backup offsite com certeza é a principal vantagem em relação ao cloud backup, pois geralmente os data centers geralmente estão conectados entre si por fibras óticas de rápida velocidade, garantindo assim a rápida restauração dos dados.

Quando as metas de RTO e RPO são agressivas, com baixos tempos de recuperação, se recomenda o offsite  backup

Existem cloud backups com velocidades rápidas, mas geralmente o valor da mensalidade do link direto com a nuvem pode tornar inviável financeiramente. 

Quais As Vantagens Do Backup Em Nuvem?

Além dessas vantagens do offsite backup citadas acima, vamos apresentar também os benefícios em adotar um sistema de backup em nuvem na sua empresa. 

Confira:

Possibilitar A Recuperação De Dados De Qualquer Lugar

O backup em nuvem possibilita que os arquivos e dados sejam copiados e armazenados em um local remoto, garantindo a recuperação dos dados a qualquer momento, de qualquer lugar. Uma vez estabelecido o canal de segurança, os dados podem ser restaurados de qualquer lugar.

Essa disponibilidade de dados é crucial para restaurar informações críticas em caso de falhas no data center principal de produção causados por erros humanos, desastres naturais, corrupção de dados e até ataques cibernéticos, como explicamos em tópico anterior. 

Disponibilidade dos Dados em Caso de Desastres

Além disso, em situações de desastres naturais, como incêndios, inundações ou terremotos, o backup em nuvem garante que a sua empresa tenha acesso imediato aos dados, já que, ele fica disponível para ser restaurado sempre que houver necessidade.

Isso porque, essas cópias de segurança ficam guardadas em uma região geograficamente distante do local principal, proporcionando a total segurança de dados de uma empresa ou organização. 

Proteção Contra Ataques Cibernéticos

Outra vantagem do backup em nuvem que podemos destacar é a proteção contra ataques cibernéticos que incluem o ransomware, um método de ataque que criptografa e corrompe os dados originais.

Dessa forma, o backup em nuvem disponibiliza uma cópia segura dos dados originais, que não foram comprometidos pelo ataque cibernético, possibilitando a recuperação imediata e com total confiabilidade dos dados sensíveis para a sua operação. 

Economiza Investimentos e Recursos

O backup em nuvem não requer o investimento em infraestrutura adicional para armazenamento de dados, eliminando a necessidade de ter que adquirir equipamentos, como em hardware, software e também mão de obra para executar projetos.

Segurança de Dados

Selecione bem o seu fornecedor de cloud backup, tenha certeza que seus dados ficarão armazenados em uma estrutura segura e com criptografia nos dados em repouso e em  transporte.

Se for um fornecedor confiável de nuvem, uma das principais vantagens do cloud backup são os recursos de segurança, como criptografia de dados, firewall, sistemas de detecção de intrusão, SIEM e outras tecnologias presentes em provedores de nuvem.

Geralmente os serviços de nuvem pública são os mais confiáveis.

Facilidade de Escalar

A tecnologia em nuvem é escalável e elástica, podendo ser ajustada conforme as necessidades da empresa à medida que ela expande as suas operações.

Com isso, é possível que as empresas aumentem ou reduzam o espaço de armazenamento conforme necessário.

Qual É A Melhor Opção Para A Sua Empresa?

Na hora de escolher entre o offsite backup e o backup nuvem, é normal surgirem dúvidas; afinal, ambas as soluções são vantajosas para companhias que desejam manter seus dados seguros e protegidos de incidentes diversos ou de ações criminosas.

Por isso, a escolha entre essas duas soluções deve considerar diferentes fatores e também as necessidades da sua empresa. Confira quais são eles:

Requerimentos Regulatórios Específicos

Para empresas que possuem necessidades de conformidade regulatória específicas que exigem retenção de dados em locais geográficos dentro do país, o offsite backup pode ser uma alternativa vantajosa, pois possibilita a escolha da localidade de armazenamento das cópias de segurança e também o gerenciamento total das operações pela sua organização. 

O cloud backup também pode ser adquirido por região de armazenamento dos dados, mas por outro lado a sua empresa não terá gestão total sobre o armazenamento. Porém, uma companhia que necessita de flexibilidade e escalabilidade pode optar pelo cloud backup como uma solução mais flexível e adaptável.

Manutenção e Operação do Backup

Outro aspecto que precisa ser observado ao escolher a melhor solução para a sua companhia, sem dúvida, é a manutenção e operação do backup. 

O cloud backup geralmente requer operações mais simples de configuração e gerenciamento, pois os provedores de serviços de nuvem são responsáveis pela infraestrutura e manutenção. 

Sendo assim, essa solução pode ser atraente para empresas que precisam reduzir a carga de trabalho do setor de TI.

Por outro lado, o offsite backup pode necessitar de mais recursos internos para configurar e manter suas operações, já que essa tecnologia envolve a gestão de servidores, armazenamento físico, conexão entre data centers, segurança da informação e outros fatores operacionais.

Modelos de Preço

Os modelos de preços podem variar dependendo da solução escolhida. O backup na nuvem, por exemplo, tem um método de pagamento mensal, o que pode ser benéfico para empresas que não querem ter investimentos iniciais e manter gastos previsíveis.

Já o offsite backup demandará custos iniciais mais significativos para a aquisição de hardware, software, serviços e infraestrutura, mas que podem resultar em custos operacionais mais baixos a longo prazo.

Proteção Para As Informações

Ambas as opções de backup proporcionam uma proteção de dados com níveis elevados, como criptografia de dados em trânsito e em repouso.

Porém, é essencial que haja uma avaliação de segurança e das políticas de privacidade do provedor de serviços de nuvem, pois, isso é essencial para a proteção dos dados da sua empresa, clientes, parceiros e fornecedores.

Além disso, é importante levar em consideração as tecnologias usadas de recuperação de desastres e a capacidade de isolamento de dados para proteção contra ataques cibernéticos. 

Sendo assim, vale lembrar que  ambas as soluções podem oferecer alternativas eficazes, mas é importante avaliar as necessidades da sua companhia. 

Metas Agressivas De RTO e RPO

Se a sua empresa requer rápida recuperação de backups, não há dúvida que a sua empresa precisa de offsite backup.

Conclusão

Ao longo deste artigo, deu para perceber que tanto o offsite backup quanto o cloud backup são soluções eficientes de proteção de dados que garantem que os seus dados estarão armazenados fora da sua empresa, com destaque para a tecnologia em nuvem, principalmente em razão da sua segurança e escalabilidade. 

Por outro lado, se a sua empresa necessitar de restauração rápida de dados o offsite backup provavelmente será a melhor escolha.

A melhor solução sem dúvida será a mescla das duas formas, usando o offsite backup para manter os dados fora da empresa e com rápida restauração, somando com o cloud backup para manter outra cópia dos dados fora da empresa, com custos mais previsíveis e acessíveis.

Talvez uma boa estratégia seria no offsite backup manter o grande volume de dados, os mais sensíveis e os menos importantes e no cloud backup os dados mais sensíveis. A combinação daria uma alta disponibilidade aos dados sensíveis e rápida restauração dos ambientes de produção. 

Por isso, na hora de decidir entre ambas as soluções, é importante considerar as necessidades da sua companhia para escolher aquela que mais se adequa ao perfil do seu negócio. 

Proteja agora mesmo os dados da sua organização, conheça a HLTI, somos uma empresa especializada em backup em nuvem e nos produtos Backup PRO e Veeam Backup & Replication.

banner Veeam Prancheta 1 copia

Essas tecnologias são compatíveis com diversos sistemas, aplicações, bancos de dados e virtualização, proporcionando a segurança dos dados da organização. Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o backup de dados da sua companhia.

2022. Todos os direitos reservados. Criado por @setezeromeia.